SPORT TV

2020

A sala de troféus da SPORT TV guarda um brilho perpétuo: 23 ligas portuguesas, 16 taças de Portugal, 11 ligas dos campeões, 22 ligas Europa, 22 ligas inglesas, 18 ligas italianas, 23 campeonatos da NBA. A Marca fez muita gente feliz, com lágrimas. Passados 22 anos, comunica agora sem complexos. Olhos nos olhos. Com a tranquilidade de quem dá sempre o seu melhor no desporto. O palmarés é bonito, mas a SPORT TV vive do futuro. Será sempre um livro sem a última página, uma viagem sem volta, um filme sem Fim.

SPORT TV
valores da marca

Premium é uma palavra sagrada desde o primeiro momento do canal. A SPORT TV é Premium no Pioneirismo, na Inovação, na Vanguarda e na Criatividade. Num mercado movido pelas emoções, outro valor Premium do DNA da Marca é a Isenção. A SPORT TV renunciou com arte, em todos os momentos, à entrada na típica montanha russa, onde o choro pode suceder ao riso em segundos. A Independência é, para a Marca, inegociável. Desta forma, pretende continuar a captar as emoções sempre com lentes racionais.

Só com esta carteira de valores, a Marca consegue resistir há mais de duas décadas no mercado e ser considerada por muitos como o melhor canal de desporto em Portugal e um dos melhores do mundo.

produtos e desenvolvimentos futuros

Apesar de um espectro concorrencial cada vez mais intenso, a SPORT TV mantém os principais eventos do desporto nacional e mundial nas grelhas dos seus cinco canais. Não apenas de futebol – desde logo com as ligas NOS (joia da coroa), liga inglesa, liga italiana ou liga Europa –, mas também com a NBA, a ATP Tour de ténis, o Moto GP, entre outras emblemáticas competições desportivas.
A sua oferta garante-lhe um lugar especial e único no panorama desportivo em Portugal.

A SPORT TV+, agora com quatro anos de vida, solidificou a sua posição entre os canais abertos nas emissões por cabo. Programas como o Bar SPORT TV, o Titulares, a Aposta Tripla, a Cultura Tática ou a Grande Jornada – presentes na grelha do canal desde os primórdios –, ganharam um estatuto icónico junto dos telespectadores que gostam verdadeiramente de desporto. Porém, a veia inovadora que sempre acompanhou a Marca, voltou a revelar-se com a criação de conteúdos nunca vistos na televisão portuguesa. Foi esse o caso de Gaming News, o primeiro magazine dedicado às notícias dos jogos virtuais. A SPORT TV também trilhou novos caminhos com o TPC, o programa Treino Para Casa que não deixou ninguém parado durante o período de confinamento, fornecendo diariamente dicas de atividade física. Finalmente, reforçou a sua aposta na grande reportagem – uma área que já distingue o Canal há duas décadas, através do ultrapremiado ReporTV – através do formato Em Foco, um olhar sobre as outras áreas da sociedade com lentes desportivas.

A Marca encara o futuro com um inconformismo permanente e o desejo de que cada espectador sinta pela SPORT TV um acréscimo de estima, todos os dias. Nessa medida, preparou já formatos inovadores – editoriais e de entretenimento –, que conservam a juventude dos seus 22 anos

mercado

A pandemia da COVID-19 foi para a SPORT TV uma verdadeira prova de fogo. O "vírus" entrou nas contas do Canal, obrigando à suspensão da sua faturação durante dois meses. A retoma chegou cheia de interrogações. Seria a Marca capaz de reconquistar a confiança dos seus subscritores? Mas a SPORT TV regressou ainda mais forte. O Canal não inverteu a curva de crescimento que já vinha a evidenciar.
Afirmou-se inequívoca a preferência pela "nova SPORT TV" construída nos últimos meses.
A maior prova de que o melhor caminho a trilhar é o que vai ao encontro de quem "paga para ver". 

Antes disso, um outro "vírus" – bem mais antigo – também mereceu ações enérgicas
e inéditas de combate por parte da SPORT TV: a pirataria. Ao defender com unhas e dentes a autenticidade da sua Marca, o Canal está a proteger aqueles que valorizam os seus conteúdos através do pagamento da assinatura: os seus clientes.

COMUNICAÇÃO

Em 2020, a Marca musculou ainda mais a sua comunicação. Slogans como "SPORT TV. Vale o Bilhete" ou "SPORT TV. Insubstituível" – que marcaram a estratégia definida em 2019, tocando respetivamente nas questões do preço e da concorrência –, abriram rotas de comunicação para mensagens ainda mais comerciais. As novas peças de comunicação mostram hoje um casamento perfeito entre a criatividade e a desmaterialização do preço. O Value For Money figura agora de forma explícita nas campanhas mais estratégicas da SPORT TV. No início deste ano, a campanha 20/20, protagonizada pelo humorista Eduardo Madeira na pele de vidente, encetou este caminho.

Ao dividir o valor da mensalidade pelos 30 dias do mês, a SPORT TV colocou em evidência a insignificância do preço cobrado, perante a oferta ímpar disponibilizada pelo seu serviço. Demonstrou igualmente a acessibilidade do preço, ao salientar que
o Canal transmite mensalmente cerca de 200 jogos de futebol das melhores ligas de futebol do mundo (10 cêntimos/jogo). 

Só no último ano, o Departamento Criativo da SPORT TV produziu cerca de dezena e meia de campanhas de comunicação – mais de 50 filmes realizados. O sucesso deste trabalho materializou-se, mais uma vez, na conquista de vários galardões, entre eles dois internacionais: Prémios Lusófonos da Criatividade.

vantagens competitivas

A principal vantagem competitiva da SPORT TV é, e será sempre, o conteúdo: o jogo real que chega a casa dos assinantes. Contudo, nos últimos tempos, a componente virtual conquistou muito terreno nesta história.
O site, as redes sociais e a nova aplicação são hoje pilares fundamentais para a Marca, responsáveis por uma parte substancial da sua comunicação com o público.

A recém-criada aplicação da SPORT TV ganhou novos predicados e posicionou-se numa esfera de influência decisiva para a estratégia do Canal. Com a excelência do seu ecossistema digital 360o, totalmente integrado entre a antena e a web, a Marca tem proporcionado experiências únicas aos seus utilizadores: reforço das funções para a "comunidade", novos sistemas de notificação ou introdução de chat durante a visualização dos canais SPORT TV, são apenas algumas destas novidades.

As redes sociais também registaram um crescimento exponencial de seguidores, sem paralelo na história do Canal: perto de 250 mil no Instagram, cerca de meio milhão no Twitter e quase de 1,5 milhões no Facebook. 

Finalmente, é preciso sublinhar a outra grande vantagem competitiva da SPORT TV: a sua grande equipa de profissionais, irrepreensível, a todos os níveis.

SPORT TV
sabia que?

A SPORT TV e os operadores de televisão suspenderam a faturação dos canais, permitindo desta forma que todos os lares portugueses tivessem acesso gratuito às emissões durante o período de confinamento.

Apesar das principais competições terem sido canceladas durante os primeiros meses da pandemia, a SPORT TV conseguiu reinventar as suas grelhas de programação, com conteúdos sempre apelativos, nunca deixando de estar no "ar".     

Durante o período de confinamento, a SPORT TV levou diariamente a casa dos telespectadores, um programa de exercício físico e nutrição. O Treino Para Casa (TPC) agitou e colocou em forma milhares de portugueses.

O Gaming News foi uma das grandes novidades da programação da SPORT TV, durante a pandemia. Com este programa, o público mais jovem ganhou um conteúdo inovador na televisão portuguesa, com acesso direto à atualidade do gaming.

NUNO FERREIRA PIRES
NUNO FERREIRA PIRES

CEO da Sport TV

contactos