SPORT TV

2017

Já com 23 anos de história, a SPORT TV continua a arrebatar corações, entregar emoção e plantar sorrisos. Da sua história já fazem parte 24 Ligas Portuguesas, 17 Taças de Portugal, 11 Ligas dos Campeões, 23 Ligas Europa, 23 Ligas Inglesas, 19 Ligas Italianas, 24 Campeonatos da NBA... e muito mais. Passadas mais de duas décadas, o Canal comunica agora olhos nos olhos, com a tranquilidade consciente de quem oferece sempre o melhor do desporto, a todos os seus clientes.

SPORT TV
valores da marca

Desde o primeiro dia de emissão – setembro 1998 - a SPORT TV procurou adequar a sua conduta programática e de comportamento, ao estatuto Premium que, por definição, justificou a sua existência. Numa área de negócio tão emocional como o desporto, e o futebol em particular, manteve sempre a equidistância. Só assim se explica a sua longevidade, já com duas décadas, e um passado sem mácula do ponto de vista ético e moral.
Pioneirismo, inovação, credibilidade, vanguarda, criatividade, são alguns dos traços de identidade revelados no trajeto daquele que é considerado o melhor canal de desporto em Portugal e um dos melhores da Europa.

produtos e desenvolvimentos futuros

erto de completar 20 anos, a SPORT TV mantém-se inconformada. O nascimento da SPORT TV+, em agosto de 2016, é um bom exemplo disso mesmo, vindo abrir novos horizontes à Marca. Em sinal aberto, na posição 9 dos vários operadores, a mais recente estação de informação desportiva rapidamente se impôs, conquistando uma audiência extraordinária que continua a subir, mês após mês. A SPORT TV+ veio confirmar a credibilidade e excelência da informação da SPORT TV, agora perante o escrutínio inapelável das audiências. Trouxe inovação e criatividade aos conteúdos, o que lhe permitiu ultrapassar a concorrência direta (canais de informação desportiva) e alguma indireta (canais de informação generalista).
Os conteúdos informativos da SPORT TV foram sempre bastante apetecíveis para as empresas portuguesas de referência. Foi o caso da TAP Portugal que, em 2016, assinou um acordo com o canal que lhe permite oferecer aos passageiros que viajam nos seus aviões, um noticiário diário com cerca de 30 minutos, bem como as grandes reportagens produzidas pela SPORT TV. É o caso do ReportTV, um programa de grande reportagem com 20 anos de vida, cuja irreverência e criatividade conquistaram o mercado e a crítica. O ReportTV já ganhou mais de duas dezenas de prémios, atribuídos por entidades tão relevantes como a Federação Portuguesa de Futebol, o Comité Olímpico de Portugal, o CNID (Clube Nacional de Imprensa Desportiva) ou a UNESCO.

mercado

A SPORT TV viu, com as suas próprias lentes, o brilhante trajeto de várias lendas. Cristiano Ronaldo é um bom exemplo. O canal já mostrou os golos de CR7 em SD, em HD e em 4K (ultra HD). Tal como Cristiano Ronaldo, também a SPORT TV foi pioneira e recordista em vários domínios: foi o primeiro canal de desporto em Portugal com emissões codificadas (em 1998); o primeiro a transmitir um evento produzido em HD (em 2008); o primeiro a emitir no formato 16:9 (em 2011); o primeiro host broadcaster em Portugal de uma final da Liga dos Campeões (em 2014); ou o primeiro a transmitir um evento desportivo, em direto, com a tecnologia 4K (ultra HD).
Este permanente inconformismo transformou--se num estado de alma, no próprio ADN da SPORT TV, ao longo dos anos. O canal procurou, desde a primeira hora, oferecer aos seus subscritores uma programação rica e diversificada, assumindo muitas vezes contornos de verdadeiro serviço público. Poucos canais no mundo, dedicados à temática desportiva, alcançaram (ou alcançam) tão elevados níveis de excelência. A principal liga portuguesa de futebol está na SPORT TV, desde a primeira hora; são parceiros da UEFA, há quase 20 anos, nas várias competições – com especial relevo para a Liga dos Campeões –;
transmitem as principais ligas europeias (Espanha, Inglaterra, Alemanha, França, Itália, entre outras) e não só (Taça Libertadores ou Copa Sul-Americana); e acompanham em direto e em exclusivo, os maiores eventos desportivos do mundo – NBA, ATP Tour, PGA Tour, Campeonato do Mundo de Fórmula 1, NFL, UFC ou World Surf League.

COMUNICAÇÃO

Os grandes espetáculos desportivos do planeta passaram pelos canais da SPORT TV. Ao longo da história, estes canais acompanharam os principais atletas nacionais em campeonatos do Mundo e da Europa de futebol, bem como em jogos olímpicos. Em junho e julho de 2016, a SPORT TV viveu um privilégio raro: foi a única televisão portuguesa a transmitir, em direto e em alta definição, a totalidade dos 51 jogos do UEFA EURO. Quis o destino que essa fosse a página mais brilhante da Seleção Nacional e do futebol português, através da conquista do campeonato da Europa de futebol.
Nas últimas duas décadas, os portugueses puderam vibrar – através dos canais SPORT TV – com as conquistas históricas dos seus compatriotas espalhados pelo Mundo. José Mourinho ganhou ‘ali’ duas Champions e foi campeão em quatro países; Miguel Oliveira venceu dois grandes prémios de Moto2; a Seleção Nacional de Rugby esteve pela primeira vez presente num campeonato do mundo; Vanessa Fernandes levantou a Taça do Mundo de Triatlo; a seleção Portuguesa de Ténis de Mesa foi coroada campeã da Europa; e Ticha Penicheiro conquistou o título da WNBA. Apenas algumas das marcas de orgulho que o canal ostenta no seu palmarés.

vantagens competitivas

A partir de 2013, tudo passou a estar disponível na aplicação Multiscreen, oferecendo aos subscritores mais uma ferramenta de visualização dos produtos da Marca. A aplicação SPORT TV Multiscreen foi mesmo galardoada com o Prémio Melhor Widget/App TV, atribuído pela ACEPI.
O potencial da Marca SPORT TV mereceu a atenção das grandes empresas ao longo dos tempos. Também por isso, a estrutura acionista foi sofrendo mutações. Atualmente, os principais operadores do mercado – NOS, Vodafone Portugal e MEO Altice -, juntamente com a Olivedesportos, integram a sociedade.

SPORT TV
sabia que?

• A App SPORT TV atingiu, no último ano, o primeiro milhão de utilizadores, confirmando assim a excelência do produto que entrega. As inovações são constantes e permitem ao utilizador ter o Mundo do desporto nas mãos.

• Apesar dos gigantescos contratempos que a pandemia da COVID-19 impôs à economia, a SPORT TV soube vencer o desafio. A tendência de crescimento do seu número de clientes mantém-se firme e sustentada.

• A imagem da SPORT TV junto do cliente, medida através do método de análise do nível de satisfação NPS (Net Promoter Score), reforçou-se de forma muito pronunciada, alcançando hoje resultados inequivocamente positivos.

• A criatividade da SPORT TV associada à promoção e autopromoção, voltou a ser premiada: oito troféus nos Prémios Meios & Publicidade e uma presença na shortlist do prestigiado festival internacional Promax.

NUNO FERREIRA PIRES
NUNO FERREIRA PIRES

CEO da Sport TV

contactos