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SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

2017

Há 110 anos nascia o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, um Clube que pelas palavras do seu fundador, José Alvalade e sócio número 1 do Clube, “pretendia ser tão grande como os maiores da Europa”. Feito esse que foi conseguido e até ultrapassado. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tornou-se uma das maiores potências a nível internacional, com mais de 20 mil títulos conquistados em várias modalidades, com uma formação distinguida mundialmente por ser a única a formar dois FIFA World Player e, ainda, o 5.º Clube do mundo com mais sócios, tendo superado este ano, mais de 150 mil membros.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
valores da marca

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória – são estes os valores definidos pelos fundadores do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, que têm servido de base ao desenvolvimento do Clube e em que todos os seus Sócios e Adeptos se revêm.
Sendo os Sócios e Adeptos o principal eixo estratégico do Clube, todo o trabalho de comunicação da Marca, bem como o marketing de produto desenvolvido, têm como principal objetivo enriquecer a experiência e vivência do Sócio e Adepto, amplificando o sentimento de orgulho e espírito de presença no Clube.
É desta forma que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL procura manter uma ligação emocional ativa junto dos seus Sócios e Adeptos que, através de um diálogo permanente com a Marca, explora simultaneamente os eixos da paixão, neste caso da paixão pelo desporto, e do amor (amor por um clube), tornando-se estes os princípios fundamentais na estruturação de uma “love brand” definida e reconhecida como tal pelos próprios Sportinguistas.

produtos e desenvolvimentos futuros

O arranque de uma nova época desportiva é também o pontapé de saída para a vontade da Marca comunicar e posicionar-se no mercado, e na mente dos Sócios e Adeptos, fazendo prova de que está ativa e forte para a temporada que se inicia.
Foi neste sentido que foi desenvolvida e lançada a campanha Feito de Sporting no início da época corrente.
O mote para esta campanha foi o facto de cada Sportinguista não ser feito para o Sporting, mas ser Feito do Sporting. Este slogan faz soar a mais íntima relação que pode existir entre o Clube e o Adepto, pois é do senso comum que, na vida, ninguém muda de clube, e que os clubes apenas vivem com a presença constante dos seus adeptos. Desta forma, o impacto criado pelo apelo à ligação mais do que umbilical entre Clube e Adeptos, catapultou o efeito pretendido.
Foi desta forma que, após ter sido criado um conceito transversal em que todas as ações desenvolvidas estão alinhadas numa estratégica definida e reforçam a coerência que uma Marca como o Sporting CP deve ter, foi lançada a Campanha da Gamebox, “Sem Ti não há Sporting”. Esta campanha teve como principal objetivo sublinhar a importância dos Adeptos no Estádio, reforçando que sem os Adeptos não há golos, não há história e não há emoção.
Estas duas campanhas são exemplos do posicionamento que o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL pretende ter no mercado e na mente dos seus Sócios e Adeptos. Não apenas pelo reforço da notoriedade da Marca, como na criação de um elo de ligação mais forte entre o Clube e todos os Sportinguistas, transmitindo à sua enorme família espalhada pelos quatro cantos do Mundo que a importância da sua existência se deve à paixão demonstrada – não apenas aos domingos, quando há futebol, mas sempre que há uma listada verde e branca em competição –, por todos aqueles que perdem a voz pelo Clube.
Com o término da Missão Pavilhão, a construção do Pavilhão João Rocha tornou-se realidade e o sonho de todos os Sportinguistas foi realizado.
O Pavilhão João Rocha foi inaugurado no passado dia 21 de junho de 2017, cerimónia onde estiveram presentes desde Sócios e Adeptos do Clube que contribuíram para a Missão Pavilhão, através de antigos e atuais dirigentes, treinadores e atletas. Recinto cheio para celebrar um momento tão desejado, voltar a ter um Pavilhão, a Casa das Modalidades,  engrandecendo ainda mais a Cidade Sporting.
E é numa abordagem genuinamente orientada para os Sócios, que o Clube se destaca na implementação de iniciativas deste âmbito. Exemplos são a detenção da Marca do 12.º jogador (número reservado aos Sócios e Adeptos, não sendo utilizado em nenhum escalão ou a modalidade do Clube), que permite aos Sócios tirar uma fotografia com o 11 inicial ou assistir a um treino aberto da equipa.
Mas esta estratégia orientada para o Adepto não passa só por ações criadas dentro das

mercado

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL é constituído por mais de 3,5 milhões de Sportinguistas em todo o Mundo, onde mais de 166.000 são Sócios do Clube, o que nos torna uma das Marcas mais valiosas no sector desportivo e com maior prestígio e reconhecimento nacional. Este número regista uma das maiores taxas de crescimento em número de associados no mundo desportivo (no top 5 Mundial), o que demonstra a vitalidade da Marca e os resultados de uma estratégia que procura estar cada vez mais próxima dos seus Adeptos.
A sua projeção internacional vai muito além deste número. Alicerçada nas inúmeras conquistas desportivas em todas as suas modalidades, ao seu património histórico e à formação de alguns dos melhores jogadores do Mundo, como é o caso de Luís Figo e Cristiano Ronaldo, esta realidade confere à Marca SPORTING CLUBE DE PORTUGAL elevada notoriedade e prestígio a nível internacional, sendo a única que já formou dois titulares de Bolas de Ouro.

COMUNICAÇÃO

Com base numa estratégia de comunicação focada nos seus Sócios e Adeptos, o SPORTING CP tem vindo a fortalecer as plataformas de relacionamento com os Sportinguistas. Reforço esse que tem como ponto de partida “uma só voz”, uma gestão integrada, independentemente dos interlocutores, construindo e garantindo desta forma a coerência, a consistência e a difusão de mensagens transmitidas, independentemente do registo de comunicação, institucional ,desportiva, de responsabilidade social, marketing ou outro.
A integração com todas as áreas, garante a correcta divulgação dos diversos conteúdos permitindo acrescentar valor ao Clube e fortalecendo as plataformas de relacionamento com os Sportinguistas, através do desenvolvimento de novos e variados conteúdos para os seus diversos meios, como é o caso da Sporting TV e o Jornal Sporting, redes sociais e website.
A presença cada vez mais forte no Mundo digital, como é o caso da criação de uma nova app para o universo móvel, ou a presença crescente nas redes sociais – onde se destaca o Facebook com mais de 2,5 milhões de fãs, mas também com uma presença muito forte no Instagram e Twitter, com cerca de 700.000 e mais de 400.000 fãs respetivamente – é um exemplo para vários clubes daquilo que é a interação e a comunicação diária que o SPORTING tem com os seus Sócios e Adeptos. Sem dúvida de que são meios fundamentais para os adeptos se sentirem mais perto do Clube, aumentando, todos os dias, o relacionamento e a ligação entre ambos.

vantagens competitivas

O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL representa um território rico em emoções e experiências e o facto de ser uma Love Brand/Emotional Brand, representa uma vantagem comparativamente com outras Marcas presentes no mercado.
Tendo como objectivo a criação de valor na relação com os Sócios e Adeptos e patrocinadores, o SPORTING CP alavanca ganhos rápidos de notoriedade às Marcas que necessitam de dar a conhecer os seus produtos e serviços. O contexto de estádio, bem como o marketing relacional com segmentação ajustada, permitem aos patrocinadores diferentes abordagens para comunicar com os milhões de Sportinguistas ao longo de toda a época. É neste campo que o SPORTING CP se torna, na perspetiva empresarial, um parceiro da maior relevância para as empresas e negócios que, através de parcerias e patrocínios, conseguem obter níveis de retorno difíceis de alcançar noutros mercados.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
sabia que?

O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo da Europa (31 de março de 1922).

O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Seleção da Europa – José Travassos, em 1955, e é o Clube que mais jogadores cedeu à Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol.

O SPORTING é o clube português com mais medalhas olímpicas conquistadas.

O SPORTING é, atualmente, o único Clube do Mundo que formou dois FIFA World Player – Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

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