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SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

2018

Há 110 anos nascia o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, um Clube que pelas palavras do seu fundador, José Alvalade e sócio número 1 do Clube, “pretendia ser tão grande como os maiores da Europa”. Feito esse que foi conseguido e até ultrapassado. O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL tornou-se uma das maiores potências a nível internacional, com mais de 20 mil títulos conquistados em várias modalidades, com uma formação distinguida mundialmente por ser a única a formar dois FIFA World Player e, ainda, o 5.º Clube do mundo com mais sócios, tendo superado este ano, mais de 150 mil membros.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
valores da marca

Esforço, Dedicação, Devoção e Glória são os valores definidos pelos fundadores do SPORTING CP e que têm servido de base ao desenvolvimento do Clube, ao longo dos seus 112 anos de história.

Tendo nos Sócios e Adeptos o principal eixo estratégico do Clube, todo o trabalho de comunicação da Marca, bem como o marketing de produto desenvolvido, têm como objetivo principal enriquecer a experiência do serviço prestado e a criação de novos serviços que amplifiquem a satisfação e potenciem o sentimento de orgulho e espírito de pertença. Desta forma, o SPORTING CP procura manter uma ligação emocional ativa junto dos seus Sócios e Adeptos, através de um diálogo permanente com a Marca que explora os eixos do amor e do respeito, princípios fundamentais na estrutura de uma lovebrand, definida e reconhecida como tal pelos próprios Sportinguistas.

produtos e desenvolvimentos futuros

Ninguém sabe onde estará daqui a 112 anos. José Alvalade também não sabia, mas nem isso o impediu de criar o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL. De uma coisa José Alvalade tinha a certeza: o SPORTING CP estaria entre os grandes da Europa. Acreditou no esforço, na dedicação, na devoção e na glória. E, se nos primeiros 112 anos do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL foi ele que deu tudo ao Clube, outros continuaram a história que é agora da responsabilidade daqueles que vivem o presente do Clube. É assim que continua o percurso do SPORTING CP na época 18/19. As lendas e as glórias fizeram muito pelo Clube, “Agora és tu” – afirma a Marca. Com o objetivo de respeitar e enaltecer todo o esforço e dedicação das antigas glórias, a nova campanha da época visa dar continuidade à história, responsabilizando todos aqueles que vivem agora o presente do SPORTING CP.

“Agora és tu” é o conceito escolhido para ser a voz do Clube, responsabilizando Sócios e Adeptos – levando--os a agir, a criar alimento e a passar este legado verde e branco para os mais novos e para todos aqueles que ainda estão para vir. É assim que se continua a história do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, com um discurso de motivação e responsabilização para o sucesso, com o empenho e o compromisso de todos.

mercado

O SPORTING CP é constituído por mais de 3,5 milhões de Sportinguistas em todo o Mundo, onde mais de 176.000 são Sócios do Clube, o que o torna uma das Marcas mais valiosas no setor desportivo e uma das Marcas com maior prestígio e reconhecimento nacional. Este número apresenta-se com uma das maiores taxas de crescimento em número de associados no mundo desportivo, o que demonstra a vitalidade da Marca e os resultados de uma estratégia que procura estar cada vez mais próxima dos seus Adeptos.

A sua projeção internacional vai muito além deste número. Alicerçada nos vários sucessos desportivos alcançados em todas as suas modalidades, no seu património histórico e na formação de alguns dos melhores jogadores do Mundo, como é o caso de Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

A Marca SPORTING CP apresenta uma elevada notoriedade e um enorme prestígio a nível internacional.

COMUNICAÇÃO

Com base numa estratégia de comunicação focada nos seus Sócios e Adeptos, o SPORTING CP tem vindo a fortalecer as plataformas de relacionamento com os Sportinguistas. Fortalecimento esse que tem como ponto de partida uma única direção e um “único discurso”, independentemente dos interlocutores, construindo e garantido, desta forma, coerência, consistência e difusão das mensagens transmitidas, tanto na comunicação institucional e desportiva, como na responsabilidade social e no marketing.

A integração com todas as áreas garante a correta divulgação dos diversos conteúdos, permitindo acrescentar valor ao Clube e fortalecer as plataformas de relacionamento com os Sportinguistas, como é o caso da Sporting TV e do Jornal Sporting.

Com uma presença cada vez mais forte no mundo digital, o SPORTING CP marca uma presença crescente nas redes sociais, onde se destaca o Facebook com mais de 2,5 milhões de fãs, mas também o Instagram e o Twitter, com 584.000 e 693.000 fãs, respetivamente. A interação e comunicação diária que o SPORTING tem com os seus Sócios e Adeptos é um exemplo para vários clubes. Sem dúvida, estes são meios fundamentais para que os Adeptos se sintam mais perto do Clube, enriquecendo diariamente o relacionamento e a ligação entre ambos.

vantagens competitivas

Em conquista da glória desde 1906, com 22 mil títulos conquistados desde a sua fundação, a história do SPORTING CP escreve-se por si. Em maio de 1906, José Alvalade formulou o célebre voto: “Queremos que o SPORTING CP seja um grande clube, tão grande como os maiores da Europa”. Já em 1964, o Clube conquista a Taça dos Vencedores das Taças em futebol e em 1974, com o recorde de 46 golos, Hector Yazalde, ponta-de-lança do SPORTING CP, conquista a Bota de Ouro dos goleadores europeus. Em 2002 é inaugurada a Academia Sporting em Alcochete e, um ano mais tarde, o Estádio José Alvalade. Mais recentemente, a 6 de setembro de 2017, realizou-se o primeiro jogo no Pavilhão João Rocha, um jogo a contar para a primeira jornada do campeonato nacional de andebol, onde o SPORTING CP venceu o AC Fafe por 30–17, perante uma assistência de 2862 espectadores.

Sendo conhecido como um território de emoções, as Marcas sabem que encontram no mercado desportivo, e em particular no SPORTING CP, uma grande oportunidade para ativar e dar a conhecer os seus produtos e serviços, e também uma forma de estabelecer uma maior proximidade com o público Sportinguista. O contexto de estádio, com uma média de assistência elevada, o enorme engagement gerado nas redes sociais do Clube e as mais de 176 mil leads da base de dados de Sócios, são ferramentas que permitem às Marcas parceiras elevados ganhos de notoriedade e de ativação.

A Sporting TV, que dispõe de uma grelha de programas atualizada, é mais um meio privilegiado para que as Marcas consigam chegar a milhões de Sportinguistas.

SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
sabia que?

O SPORTING possui o Jornal de clubes mais antigo da Europa (31 de março de 1922).

O SPORTING cedeu o 1.º jogador português à Seleção da Europa – José Travassos, em 1955, e é o Clube que mais jogadores cedeu à Seleção Nacional em fases finais do Campeonato do Mundo de futebol.

O SPORTING é o clube português com mais medalhas olímpicas conquistadas.

O SPORTING é, atualmente, o único Clube do Mundo que formou dois FIFA World Player – Luís Figo e Cristiano Ronaldo.

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