Edições

TRANQUILIDADE

2019

Fundada em 1871, a TRANQUILIDADE quer ser a Marca seguradora preferida dos clientes e mediadores e a referência do mercado. O reforço da estratégia digital e de inovação para melhorar os níveis de serviço, lançar novos produtos e simplificar a comunicação, reflete esta vontade de liderar a transformação do sector. Ser um parceiro de prevenção, estar próximo e contribuir para um mundo mais seguro são compromissos espelhados na assinatura “Queremos saber mais de si”.

TRANQUILIDADE
valores da marca

A TRANQUILIDADE está presente no mercado há quase 150 anos. Um longo percurso de experiência e conhecimento, sempre com uma vontade constante de inovar e antecipar os desafios de um mundo que muda muito rapidamente, acelerado pelas vertiginosas evoluções tecnológicas.

Conseguir ser simples, próxima, rápida e com produtos e serviços que se adeqúem às diferentes exigências dos clientes são objetivos da TRANQUILIDADE, que desenvolve a sua atividade de forma responsável e ética.
A TRANQUILIDADE  acredita que o seu sucesso resulta da confiança que os clientes, os colaboradores,  os parceiros e a comunidade depositam na Companhia.

Simplicidade, Proximidade e Responsabilidade são valores da Marca que valoriza a sua história e trilha continuamente um caminho de transformação e crescimento.

produtos e desenvolvimentos futuros

A estratégia digital e de inovação das plataformas de serviço aos clientes e aos mediadores é um fator diferenciador do posicionamento da TRANQUILIDADE no mercado.

A Companhia lançou na sua App a Declaração Amigável Digital (DAD), que permite o preenchimento assistido e simplificado e a abertura de sinistro automóvel de forma automática. No website foi disponibilizado o assistente virtual (chatbot), uma ferramenta interativa e intuitiva que responde de forma rápida às dúvidas dos utilizadores.

A digitalização dos processos tem sido outra das batalhas ganhas pela Companhia. Estima-se que, no final de 2019, os clientes que recebem toda a documentação por email – “clientes verdes” – ultrapassem os 750 mil. Uma opção que oferece vantagens de rapidez, economia e comodidade para os clientes, mas sobretudo é mais sustentável para o planeta. Os números de 2018 mostraram que os “clientes verdes” permitiram uma poupança de 2 milhões de folhas de papel e a digitalização de propostas, uma redução de 50% no papel gasto.

No âmbito de lançamento de novos produtos e da adaptação dos existentes à evolução da sociedade e dos riscos, destaque para o Alojamento Local (AL), Animação Turística e Acidentes Pessoais. Cerca de 12,7 milhões de estrangeiros visitam Portugal anualmente (dados do INE), facto que impulsionou a criação e o desenvolvimento de muitos negócios. Neste seguimento, a TRANQUILIDADE apresentou, no início de 2019, uma solução de seguros para o AL, que garante as necessidades de proteção do imóvel e as responsabilidades e exigências legais associadas a este negócio. A Companhia lançou também um seguro de Animação Turística, que junta os seguros  obrigatórios de Responsabilidade Civil e Acidentes Pessoais, com opções adequadas ao tipo de empresa. Na área dos Acidentes Pessoais, a oferta foi completamente renovada. Para as famílias foi criado um produto  que dá resposta a necessidades diferentes em função da idade. Uma proteção a pensar em todas as gerações, com três grupos etários e coberturas diferenciadas para os riscos mais prováveis em cada fase da vida. Destaque para a possibilidade de se incluir o módulo desporto, que abrange uma enorme  variedade de desportos amadores. Para os estudantes portugueses a estudar no estrangeiro, a TRANQUILIDADE criou um Seguro de Acidentes Pessoais à medida das principais necessidades de proteção  de quem estuda fora do País.

A estratégia de responsabilidade social da TRANQUILIDADE tem como uma das áreas prioritárias a prevenção, um tema chave na redução dos fogos rurais. Em 2019, a empresa apresentou uma solução de seguros inédita, dirigida às corporações e associações de bombeiros, que propõe a devolução de parte dos resultados dos respetivos contratos sob a forma de donativo ou do pagamento de ações de formação adequadas à atividade. Neste âmbito, a TRANQUILIDADE associou-se também à campanha “Portugal Chama”, ajudando a divulgar as mensagens de mobilização de todos os portugueses na luta contra os incêndios.

mercado

A TRANQUILIDADE é uma Marca da Seguradoras Unidas, o segundo maior operador de seguros não vida nacional, com 15,5% de quota de mercado e 1,5 milhões de clientes.

Com uma oferta completa e especializada para clientes particulares e empresas, a TRANQUILIDADE conta com uma rede de distribuição de mais de 2000 pontos de venda – 80 Corretores, 1600 Agentes multimarca e 400 Agentes exclusivos.

COMUNICAÇÃO

A TRANQUILIDADE efetuou um rebranding em 2018 e a afirmação da nova identidade e do novo posicionamento consolidou-se em 2019, num processo de alinhamento da comunicação interna e externa com a estratégia da Companhia.

Rádio, ponto de venda, email marketing e branded content foram os meios privilegiados para promover as campanhas e os produtos da Marca. A prevenção, um tema transversal a toda a atuação da Companhia, continuou a ter um papel muito relevante na comunicação. O Blogue Vida Tranquila – o blogue que faz da prevenção e da inspiração, o seu dia a dia – é um espaço que fala de prevenção e de literacia de seguros e que tem tido um significativo crescimento de visitas. A TRANQUILIDADE lança também comunicações frequentes a clientes com o intuito de alertar e promover comportamentos responsáveis e serviços em prestadores convencionados a preços mais acessíveis.

vantagens competitivas

A TRANQUILIDADE trabalha para a melhoria constante da experiência do cliente. Comunicar de forma simples, estar próxima, disponibilizar um portefólio de produtos completo, assegurar processos fáceis e eficientes e investir em tecnologia e inovação são objetivos centrais na atuação da Empresa.

A satisfação dos clientes é auscultada regularmente e contribui para a melhoria contínua do desempenho da TRANQUILIDADE. Nos inquéritos  realizados mensalmente a clientes com sinistros Automóvel e Acidentes de Trabalho a satisfação média situa-se nos 8 (numa escala de 10) e a intenção de recomendação ronda os 90%.

A TRANQUILIDADE volta a ser, em 2019 e pelo quinto ano consecutivo, a “Escolha dos Profissionais” (ConsumerChoice), um prémio  que reconhece o elevado grau de satisfação dos profissionais da área seguradora no que diz respeito aos seus produtos e serviços. Esta distinção é muito importante para a Seguradora, que assume a rede de mediação como canal prioritário de distribuição.

A TRANQUILIDADE é reconhecida como um parceiro de prevenção, que ajuda cada cliente a compreender os riscos que enfrenta e a prevenir-se e proteger-se dos mesmos. O futuro da TRANQUILIDADE passa por um trabalho conjunto com colaboradores, parceiros e fornecedores que conduza a uma maior consciencialização sobre as questões sociais, ambientais e de governo, mas também a uma vontade de agir e de adotar melhores práticas.

TRANQUILIDADE
sabia que?

O registo da primeira apólice de fogo da TRANQUILIDADE data de 1871.

A TRANQUILIDADE patrocinou quatro Festivais de Verão em 2019, disponibilizando um espaço de cacifos e carregadores para que cada festivaleiro pudesse guardar o que mais valoriza e desfrutar dos concertos ainda com mais TRANQUILIDADE.

A TRANQUILIDADE é parceira de seguros do LACS Communitivity of Creators, nos seus três espaços - dois em Lisboa e um em Cascais. Através destes centros colaborativos, abertos à sociedade e orientados para empreendedores ligados às artes, ao design e às novas tecnologias, a TRANQUILIDADE está mais próxima das empresas e do público em geral.

MARIA JOÃO SILVA
MARIA JOÃO SILVA

Diretora de Marketing

contactos