Edições

LUSÍADAS

2018

Com o propósito claro de Saber Cuidar, o Grupo LUSÍADAS SAÚDE consolida, ano após ano, o seu estatuto de Superbrands, uma Marca de Excelência em Portugal. Em 2021, a LUSÍADAS SAÚDE destacou-se pela célere capacidade de adaptação à conjuntura pandémica e pelo lançamento contínuo de novos Serviços, para dar resposta a um novo contexto da prestação de Cuidados de Saúde em Portugal.

LUSÍADAS
valores da marca

A LUSÍADAS Saúde é uma Marca pensada para estar perto das pessoas que lhe confiam a sua saúde, apresentando-se com a integridade
de quem honra os compromissos e respeita a ética.

É uma Marca, e uma empresa, focada no bem- -estar do cliente e das suas famílias, assumindo com compaixão a partilha das suas preocupações e necessidades.

Com a missão de ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos, a LUSÍADAS reconhece como essencial a sua capacidade de relacionamento com os seus clientes, colaboradores e parceiros, construindo uma base de confiança através da colaboração de todos.

A constante atualização tecnológica das suas unidades de saúde e o seu contínuo investimento na qualidade e segurança, compõem apenas a face mais visível da inovação da empresa, que se traduz numa aposta em novas ideias, que têm como objetivo final encontrar novas soluções para criar valor para o sistema de saúde como um todo. A LUSÍADAS promove uma cultura de curiosidade que, internamente, se junta à procura constante de um bom desempenho - demonstrando excelência em tudo o que faz - e à consciência de que há sempre formas de evoluir e melhorar os serviços prestados.

produtos e desenvolvimentos futuros

Os Hospitais e Clínicas LUSÍADAS empenham-se em proporcionar um conjunto de cuidados de saúde de elevada qualidade, num ambiente acolhedor e funcional, acompanhando todo o ciclo de vida do cliente.

Vocacionadas para serem centros de referência na prestação de cuidados de saúde privados, estas Unidades oferecem os mais avançados meios tecnológicos, a qualidade de um corpo clínico sólido e experiente e localizações privilegiadas, de norte a sul do País.

A base da prestação de serviços individualizados, o objetivo comum das equipas multidisciplinares da LUSÍADAS, são os clientes e a ambição de cada vez mais “Saber Cuidar”. Este é o grande objetivo da Marca hoje e no futuro – ser uma referência mundial na área da saúde.

mercado

A LUSÍADAS Saúde proporciona uma oferta de serviços, contando com mais de 6000 profissionais de saúde, baseada numa rede que cobre todo o território nacional: Hospital Lusíadas Porto, Clínica Lusíadas Gaia, Hospital Lusíadas Lisboa, Clínica Lusíadas Parque das Nações, Clínica Lusíadas Almada, Clínica Lusíadas Sacavém, Hospital Lusíadas Albufeira, Hospital Lusíadas Faro, Clínica Lusíadas Forum Algarve, Clínica Lusíadas Faro, Hospital de Cascais (em regime de Parceria Público--Privada), Clínica de St.º António e Clínica Santa Tecla.

COMUNICAÇÃO

A LUSÍADAS aposta numa estratégia de comunicação integrada, inovadora e disruptiva. Um dos seus pilares estratégicos é o Marketing de Conteúdos, onde tem reforçado a sua posição no ecossistema digital, promovendo hábitos de vida saudáveis e ajudando cada vez mais pessoas a tomarem as melhores decisões sobre a sua saúde.

No portal Rota da Saúde (rotasaude.lusiadas.pt) – com um acesso gratuito, 24h por dia -, a Marca disponibiliza conteúdos sobre temas essenciais para a saúde e bem-estar, com a validação científica dos especialistas LUSÍADAS.

Reforçar a notoriedade institucional e clínica é outro dos objetivos da Marca, conseguido, por exemplo, através da participação em eventos selecionados e relevantes para o País, como é o caso do Rock in Rio onde, em 2018, voltou a assegurar o Serviço Médico do festival com uma vasta equipa de profissionais.

A comunicação interna e o endomarketing baseiam-se numa estratégia que alavanca a missão e os valores do Grupo LUSÍADAS, fomentando um espírito de equipa que tem como objetivo aumentar o envolvimento dos colaboradores com a empresa.

A responsabilidade social faz também parte da identidade da LUSÍADAS. Destaque para a campanha contra a obesidade infantil, com o mote “A obesidade infantil ensina às crianças coisas que elas nunca deveriam saber”. O objetivo desta campanha é alertar os pais, os cuidadores e a sociedade em geral não apenas para os problemas provocados pelo excesso de peso, como também para a necessidade de incentivar a prevenção através de hábitos alimentares mais saudáveis e da prática de exercício físico regular. No âmbito deste projeto, a LUSÍADAS cedeu uma viatura à Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil, permitindo assim uma melhoria das condições de distribuição de fruta às escolas.

vantagens competitivas

O Grupo LUSÍADAS Saúde foi o primeiro grupo privado em Portugal a ter hospitais acreditados pela mais importante entidade de acreditação de organizações de saúde: a Joint Commission International (JCI). Uma instituição que mede, com rigor, todos os parâmetros de qualidade e segurança que um hospital de excelência deve ter. Para que um hospital receba este reconhecimento tem de passar por um exaustivo crivo, que escrutina, ao detalhe, todo o processo de funcionamento do hospital, com a garantia dos mais rigorosos parâmetros internacionais. Em 2018, a LUSÍADAS voltou a ser pioneira e as suas clínicas – Clínica Lusíadas Parque das Nações, Clínica Lusíadas Almada e Clínica Lusíadas Gaia – receberam este selo de qualidade, integrando assim o grupo exclusivo a nível mundial acreditado por esta prestigiada instituição e tornando-se as únicas com esta acreditação em Portugal.

Exclusiva no panorama da saúde a nível nacional, e reconhecida internacionalmente, é também a capacidade das Unidades do Grupo LUSÍADAS de adotarem soluções tecnológicas em prol da segurança do cliente. O Hospital de Cascais está entre uma elite de apenas três hospitais europeus com a avaliação máxima (nível 7) da escala EMRAM do HIMSS Analytics, o mais reconhecido modelo internacional de avaliação da adoção de sistemas e tecnologias de informação na área hospitalar. Ainda segundo o mesmo modelo, o Hospital Lusíadas Porto tornou-se, em 2018, a primeira unidade de saúde privada em Portugal a alcançar o nível 6 da mesma escala – um reconhecimento da política de inovação seguida pelo Grupo, colocando as novas tecnologias ao serviço
da eficiência e da segurança do cliente.

LUSÍADAS
sabia que?

• A aposta da LUSÍADAS SAÚDE em grandes eventos desportivos permitiu-lhe consolidar uma posição de destaque, enquanto parceiro de Saúde do desporto nacional. Em 2021, apoiou os Comités Olímpico e Paralímpico de Portugal, a Volta a Portugal e a B2Run.

• Ainda em 2021, a LUSÍADAS SAÚDE promoveu a primeira regata acessível do País, assumindo o compromisso de tornar acessível a prática desportiva a toda a população. Realizada sob o mote “Içamos as velas do desporto para todos”, a Lusíadas Saúde Porto Sailing distinguiu-se ainda pela inauguração do Barco Lusíadas FOR ALL.

• A LUSÍADAS SAÚDE não só foi o primeiro Grupo de Saúde em Portugal a ter hospitais acreditados pela Joint Commission International, como é atualmente o Grupo com maior número de unidades credenciadas.

• Na área da formação, o Grupo LUSÍADAS SAÚDE distingue-se por ser uma das entidades parceiras da mais recente – e única em Portugal – Pós-Graduação em Saúde 4.0, criada pela Escola Superior de Enfermagem S. Francisco das Misericórdias.

ESTER LEOTTE
ESTER LEOTTE

Diretora de Marketing

contactos