Edições

LUSÍADAS

2022

O Grupo LUSÍADAS SAÚDE assume de forma clara e inequívoca o seu compromisso com a saúde dos portugueses. A excelência da sua atuação tem sido possível através de uma aposta consistente na inovação e no desenvolvimento tecnológico, colocando-os ao serviço de todos os que se deslocam às suas unidades de saúde. A LUSÍADAS SAÚDE está a colocar Portugal na vanguarda da tecnologia europeia e a investir no Hospital do futuro.

LUSÍADAS
valores da marca

Saber cuidar é o propósito do Grupo LUSÍADAS SAÚDE. Este é o seu foco e a orientação de todas as suas equipas. Um Saber Cuidar pleno e integrado em que a pessoa é colocada verdadeiramente no centro, que vai além do diagnóstico e do tratamento da doença. Olha para a pessoa como um todo. Neste sentido, tudo começa na adoção e promoção de hábitos de vida saudáveis que conduzem a um bem-

-estar pleno. Esta forma de estar é fruto de uma interiorização dos seus valores, que orientam a atuação e a sua forma de estar: Integridade, Compaixão, Relacionamento, Inovação e Desempenho. Estes são eixos orientadores, que conduzem ao desenvolvimento de uma sociedade mais saudável, em que o acesso aos cuidados de saúde é universal. Estes valores são o ponto de partida para querer, todos os dias, fazer mais e melhor, acompanhando e investindo numa atualização tecnológica constante, que aproveita o que de melhor a inovação tem para oferecer e coloca-a verdadeiramente ao serviço da saúde. Uma atuação que se baseia numa relação humana de proximidade entre as equipas e todos os que recorrem às suas unidades, de norte a sul do País.

produtos e desenvolvimentos futuros

Vivemos momentos de rápido desenvolvimento e transformação, com alterações profundas na sociedade, nas suas dinâmicas e também na área da saúde. O Grupo LUSÍADAS SAÚDE está consciente de todas essas alterações e assume o objetivo de estar sempre à frente na prestação de cuidados. Assim, na vanguarda da tecnologia, o Hospital do Futuro já é uma realidade. No último ano, os Hospitais Lusíadas Lisboa e Porto alcançaram o estatuto de unidades privadas de saúde mais tecnológicas de Portugal, após serem certificadas com o nível 7 do modelo Eletronic Medical Record Adoption Model pela Health Information and Management Systems Society (HIMSS). Também o Hospital de Cascais, gerido em regime de parceria público-privada, renovou esta distinção, um patamar de maturidade digital que atesta a solidez dos processos adotados, refletidos na total informatização e orientação para os dados, capazes de disponibilizar informação de qualidade
para suportar as melhores decisões clínicas
e operacionais, que permitem colocar
a saúde em primeiro lugar.

Em matéria de tecnologia ao serviço de todos, o Grupo destaca-se ainda em muitas outras áreas. A título de exemplo, em 2022, realizou as primeiras cirurgias torácicas robóticas uniportais em Portugal. Estas cirurgias, com uma única incisão, aumentam a precisão do ato cirúrgico e aceleram a recuperação dos doentes com patologias complexas. Ainda em 2022, inaugurou o novo Centro Multidisciplinar de Tratamento da Obesidade, no Hospital Lusíadas Amadora, para servir toda a área de Lisboa com uma abordagem multidisciplinar e individualizada, no diagnóstico e tratamento de uma das patologias de grande incidência
na população nacional.

No que se refere à diversificação do portefólio de canais de comunicação com o cliente, o Grupo LUSÍADAS SAÚDE investiu na primeira assistente virtual, que utiliza texto e voz para gestão de marcações, permitindo uma interação fácil e intuitiva com o utilizador.
A Lusi, uma solução tecnológica inovadora, 100% nacional, garante maior proximidade
e acessibilidade aos clientes. 

O Grupo tem também contribuído para o ensino e investigação em Portugal através da Lusíadas Knowledge Center, que visa desenvolver competências técnicas e não técnicas dos profissionais de saúde, promovendo sobretudo a sua qualificação e diferenciação.

mercado

A LUSÍADAS SAÚDE não quer apenas acompanhar o ritmo de transformação do mercado. Desempenhar um papel pró-ativo na criação de um novo paradigma na área da saúde é uma das prioridades da sua estratégia de crescimento e de compromisso com o País. Atuando com elevado sentido de resiliência, e assegurando uma capacidade de entrega reconhecida e valorizada pelo mercado, o Grupo dá resposta a um novo contexto da prestação de cuidados de saúde em Portugal e prioriza tanto a prevenção como o tratamento e o diagnóstico. A aposta na literacia em saúde ou a disponibilização de rastreios promovidos pelo Grupo são exemplos que materializam a sua Missão de contribuir para uma sociedade mais saudável.

COMUNICAÇÃO

Ao longo de 2022, o compromisso com os portugueses materializou-se também através da presença em eventos em que o Grupo reforçou as suas principais mensagens e no investimento em comunicação interna e externa. Exemplo disso foi a sua participação no regresso aos festivais de verão, assumindo o serviço médico oficial do Rock in Rio Lisboa 2022, no qual assegurou o Hospital do Rock. Na Cidade do Rock, o Grupo desafiou os portugueses a “darem voz à sua saúde” e alertou para a importância da promoção de hábitos de vida saudáveis. Este foi também o mote da Lusíadas Porto Sailing 2022, com palestras e atividades com entrada livre, dirigidas a toda a população, com especial enfoque em práticas de vida mais salutar.

Numa abordagem transversal a toda a saúde, a Lusíadas Dental tem vindo a ganhar cada vez mais espaço no universo da Marca. Prosseguiu com a sua aposta numa atitude preventiva e numa abordagem progressivamente especializada, reforçou a sua oferta em cuidados de saúde oral com a abertura de novos espaços, ampliando a sua oferta e indo ao encontro das necessidades das pessoas. Ainda em 2022, foi lançada a campanha “Do mais simples ao mais complexo”, com foco na sua capacidade de dar resposta a todos os tratamentos,
em todas as idades.

vantagens competitivas

A aposta do Grupo LUSÍADAS SAÚDE no Hospital do Futuro é nacional e internacionalmente reconhecida.
Além da atribuição do grau máximode maturidade tecnológica, certificado pela HIMSS, também a Joint Commission Internacional, a mais importante entidade norte-americana na acreditação de organizações de saúde, distinguiu o Grupo.

O Hospital de Cascais renovou, pela quinta vez consecutiva, a certificação que atesta a segurança dos processos e procedimentos em prol dos doentes, a qualidade do atendimento e o funcionamento interno.
A LUSÍADAS SAÚDE foi o primeiro grupo de saúde em Portugal a ter hospitais acreditados pela JCI e o que conta com o maior número de unidades credenciadas. Além do Hospital de Cascais também o Hospital Lusíadas Lisboa e Porto e as Clínicas Lusíadas Almada e Gaia estão acreditadas.

Estas distinções reconhecem publicamente o que tem sido feito, mas só são possíveis graças ao compromisso das equipas do Grupo LUSÍADAS SAÚDE com a sua atualização constante. Os 7500 Profissionais de todas as categorias, nas unidades de norte a sul do País, o seu ADN e o seu compromisso são as principais vantagens competitivas da Marca. 

LUSÍADAS
sabia que?

O Grupo organizou em 2022 o Lusíadas Oncology Summit, não só com o objetivo
de mostrar o que de melhor se faz nas instituições do Grupo, como também para
envolver profissionais de outras instituições do sistema de saúde. Este evento permitiu
a enriquecedora partilha de conhecimentos e experiências, na área da oncologia.

O Hospital Lusíadas Amadora acolheu o IV Congresso Internacional de Cirurgia Metabólica, que contou com vários participantes internacionais e quatro cirurgias ao vivo. 

No âmbito do Dia do Euromelanoma (18 de maio), o Grupo realizou consultas de avaliação gratuitas à pele, com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância
do diagnóstico precoce. 

A LUSÍADAS SAÚDE assegurou, pela quarta edição consecutiva, o serviço médico da Volta a Portugal em Bicicleta. Além do dispositivo médico, o seu envolvimento foi também marcado pela aposta na prevenção, ao oferecer aos espectadores da prova a possibilidade de realização de rastreios Tensão Arterial e Glicemia.

ESTER LEOTTE
ESTER LEOTTE

Diretora de Marketing

contactos