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MEO

2022

Em 2022, o 5G chegou final e verdadeiramente a Portugal. A maior inovação tecnológica dos últimos anos, uma rede de nova geração que impacta a sociedade não só ao nível das telecomunicações, mas de forma transversal, prometendo revolucionar a forma como se vive. Enquanto marco histórico que, certamente, marcará a próxima década, o MEO assumiu-se como líder da revolução, apresentando o 5G de forma distinta e futurista, com entrega real e humanizada: “Sente que é real”.

MEO
valores da marca

Uma Marca líder deve assumir um propósito claro. Para o MEO trata-se de humanizar a sociedade através da inovação tecnológica. Como tal, os valores pelos quais a Marca e a Empresa se regem, quer ao nível das convicções fundamentais que defendem, quer enquanto guias para a gestão do negócio, são orientados por este propósito: Liderança, Inovação, Responsabilidade, Qualidade, Diversidade, Relevância, Proximidade e Positividade.

produtos e desenvolvimentos futuros

A história de 14 anos do MEO tem sido de constante humanização da inovação tecnológica, de forma a melhor servir os portugueses. Uma história que se reflete num posicionamento sem precedentes, de liderança na disrupção tecnológica, social e ambiental, levada a cabo pelas telecomunicações em Portugal.

Depois de, em 2021, ter diversificado a sua área de atuação para o sector da energia, em 2022 o MEO volta a inovar, lançando o MEO Care. Uma nova oferta de diversos serviços que permitem agilizar, facilitar e melhorar o dia a dia de todos os portugueses, nas áreas da Saúde, Animais, Casa, Seniores e Tecnologia. 

No âmbito da Sustentabilidade, um dos pilares estratégicos da Empresa, o MEO voltou a inovar, assumindo, em parceria com a World Surf League e o Turismo de Portugal (Visit Portugal), o primeiro projeto que desafia a indústria mundial do surf a comprometer-se com um futuro mais sustentável, comprometendo os surfistas do circuito mundial a surfarem com pranchas 100% sustentáveis até 2028. “Zero Impact, Full Performance” é o mote de mais um ano do projeto “The Unwanted Shapes” que revoluciona o surf enquanto desporto e industrial mundial. 

Também projetos como a “Bandeira Verde”, direcionado a todos os territórios portugueses, e a “Proteção é a nossa praia - Protetor Solar Gratuito”, ao longo das praias portuguesas, continuam a fazer a diferença com cada vez mais aderentes, em prol de uma sociedade mais consciente, sustentável e saudável.

Em paralelo, com a evolução do negócio e com o objetivo firme de traduzir o propósito da Marca, o MEO coloca ao dispor dos portugueses, o tão aguardado 5G. Uma nova geração de rede móvel que permite streamings, partilhas, velocidades de download e upload ultrarrápidas, soluções que transformam a sociedade de forma transversal a todas as indústrias, mudando a forma como os portugueses comunicam, trabalham e se divertem.

mercado

2021 foi um ano em que o MEO, para além de reforçar a sua liderança do mercado em todos os indicadores de negócio, reforçou ainda a liderança destacada enquanto operador com o menor número de reclamações por cliente. Hoje, o MEO apresenta a maior quota de subscritores de serviços em pacote, com 41,0%; consolida a quota mais elevada de assinantes nos serviços de TV por subscrição, com 40,8%; e é ainda o prestador com a quota mais elevada dos acessos móveis ativos com utilização efetiva, com 39,7% (Fontes: Relatórios ANACOM 1.º semestre de 2022).

COMUNICAÇÃO

A chegada do 5G a Portugal foi, uma vez mais, reflexo do carácter inovador do MEO, tanto nas suas propostas de valor como na sua comunicação. Um ano que se prendeu com o desafio complexo de democratizar o acesso e a compreensão de uma tecnologia revolucionadora, com uma estratégia de comunicação assente em várias fases de divulgação e construção de storyline. Uma primeira fase de definição de território, enquanto pioneiros no 5G, a Marca explorou a estratégia de Branding sensorial “5 Sentidos” para assegurar um posicionamento numa dimensão humana, daquilo que a nova tecnologia aporta, através do mote “Sente Primeiro”. Um apelo ao apuramento dos 5 sentidos dos portugueses para o que estava a chegar - os equipamentos 5G-ready.

Sempre com um olhar atento ao Mundo e aos seus pontos de maior tensão social, o MEO aproveita a época natalícia, para relembrar os portugueses que o Mundo apenas progride se a humanidade evoluir, tal como a tecnologia, utilizando-a para potenciar o que faz de nós humanos e encontrando, no poder transformador da 5.ª geração de rede móvel, o paralelismo capaz de consciencializar as pessoas para 5 das crises sociais mais urgentes dos dias de hoje. Surge assim, “O Primeiro Natal”, uma campanha que juntou 5 realidades muito diferentes, unidas pela perseverança, força de vontade e luta diária que permitiram que este fosse um Primeiro Natal para 5 histórias reais. Viviane, Francisco, Ester, Benedita e Pilar assumem-se corajosamente como protagonistas, fazendo das suas vidas manifesto para mudar o Mundo, representando e lutando pela inclusão plena em sociedade de refugiados de guerra, da vida ativa depois da reforma, da realidade da adoção, da transsexualidade e das pessoas portadoras de deficiência, respetivamente. Uma campanha que inovou também nos meios utilizados, produzindo um documentário sobre as histórias dos protagonistas e um conjunto de diversos conteúdos que permitiram aprofundar cada uma causas, agregados e disponibilizados através de um Canal TV da grelha MEO, através da aplicação TV Causas MEO e da página Conhecimento de Causas no Portal Sapo. Uma campanha que contou com a narração de Inês Castel-Branco e com a participação da Embaixadora MEO, Carolina Deslandes.

Em janeiro de 2022, depois do longo advento da maior inovação tecnológica dos últimos anos, chegou o momento da Marca liderar o lançamento do 5G. “Sente que é Real” foi o mote que uniu o institucional ao comercial, numa campanha que se inspirou na forma mais humana de conhecer algo novo - através das sensações. Um convite a todos os portugueses para a descoberta das infinitas possibilidades do 5G que eram, a partir daquele momento, reais.

Uma campanha cujo sucesso se deve, em parte, à pertinente utilização dos embaixadores MEO - Cristiano Ronaldo e Miguel Oliveira como protagonistas da campanha, servindo o propósito da associação à velocidade e à performance de excelência. O futebolista e o piloto encontravam-se em duas localidades diferentes, a conduzir duas motas diferentes, mas sincronizadas e controladas à distância apenas por um condutor (Miguel Oliveira). Um feito aparentemente impossível, mas agora real, graças à rede MEO 5G. Uma campanha que colocou o MEO na mente dos portugueses como player de referência.

vantagens competitivas

Em 2022, o MEO conquistou vários prémios, nomeadamente a importante e acreditada distinção Best Reputation In Industry 22. Relativamente à Altice Portugal, o seu foco estratégico na Qualidade de Serviço ao Cliente tem-se refletido num crescimento contínuo dos Índices de Qualidade, distinguindo-se, por quatro anos consecutivos, como a Marca de Telecomunicações com menos reclamações por cliente (fonte: Relatórios ANACOM “Reclamações sobre serviços de comunicações”).

MEO
sabia que?

• Em 2011, a Marca lançou a série publicitária Fora da Box, protagonizada pelos Gato Fedorento e Rui Unas, que retratava o dia-a-dia ficcionado da Direção de Marketing do MEO.

• Em 2020, o MEO desenvolveu uma dimensão sensorial, através da criação de produtos “5 Sentidos”: fragrância, café, rebuçados, música, kit 5 Sentidos.

• Em 2021, a voz do MEO, a atriz Inês Castel-Branco, passou a ser também uma das suas caras.

• Os mupis MEO são produzidos em papel 100% reciclado.

• O MEO é o primeiro operador do Mundo a disponibilizar o seu serviço de TV em três plataformas em simultâneo – Box Nativa, Apple TV e Android TV - e a disponibilizar o seu serviço sem box, em Smart TVs.

LUIZA GALINDO
LUIZA GALINDO

Diretora de Marketing de Comunicação

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