NELSOND

Edições

LUSÍADAS

2020

A LUSÍADAS SAÚDE assume uma importante Missão: ajudar as pessoas a viver vidas mais saudáveis e contribuir para que o sistema de saúde funcione melhor para todos. A sua prioridade é distinguir-se na forma como cuida dos seus clientes e famílias, assim como de todos os que fazem parte do Grupo Lusíadas. A Marca trabalha para que todos se sintam em Boas Mãos. Em Mãos Lusíadas.

LUSÍADAS
valores da marca

O UnitedHealth Group – do qual a LUSÍADAS SAÚDE faz parte –, é o maior e mais diversificado grupo de saúde do mundo, com mais de 40 anos de experiência (fontes: rankings Fortune 500 e Forbes 2020 Global 2000). Serve 140 milhões de pessoas, em todos os estados norte-americanos e em mais de 130 outros países. A LUSÍADAS SAÚDE potencia o conhecimento adquirido nas várias geografias para cumprir a sua Missão de contribuir para uma sociedade mais saudável, onde o acesso a cuidados de saúde seja cada vez mais universal. O seu trabalho sustenta-se em valores fundamentais: Integridade – honrar compromissos e respeitar a ética; Compaixão – colocar-se na pele dos seus clientes e colaboradores; Relacionamento – construir confiança através da colaboração; Inovação – inventar o futuro, aprender com o passado; e Desempenho – demonstrar excelência em tudo o que faz.

produtos e desenvolvimentos futuros

Face aos atuais constrangimentos causados pela pandemia da COVID-19, a LUSÍADAS SAÚDE lançou inúmeras iniciativas. Criou um serviço que permite aos médicos realizar consultas através de videoconferência – Consultas Médicas Online – disponível em todas as unidades do Grupo desde o dia 23 de março de 2020. Numa altura de isolamento social, o serviço foi desenvolvido a pensar naqueles que continuavam a precisar de cuidados médicos não relacionados com a COVID-19. A Marca lançou também uma App inovadora, em parceria com a Outsystems, que permite avaliar sintomas suspeitos e colocar doentes em contacto direto com profissionais de saúde. Para além disso desenvolveu novos conteúdos digitais, com a criação de uma área no Blog Lusíadas, dedicada em exclusivo à divulgação de conteúdos sobre a COVID-19.

Num ano em que o confinamento acelerou a consolidação das soluções digitais,a LUSÍADAS SAÚDE revolucionou a sua oferta na área, com um projeto global de transformação digital em saúde, composto por um novo portal para clientes, uma App para dispositivos móveis e um novo site. Estas ferramentas permitem uma experiência totalmente digital a todos os que procuram os cuidados LUSÍADAS, melhorando o acesso e a experiência do cliente na interação com os serviços do Grupo, através de características como o check--in automático, a marcação de consultas e exames em qualquer Unidade LUSÍADAS ou o pagamento eletrónico. Estes são exemplos das muitas funcionalidades agora disponibilizadas, que facilitam a forma como os clientes podem gerir a sua saúde e a dos seus familiares.

mercado

A LUSÍADAS SAÚDE é um grupo de referência no sector da saúde em Portugal, que conta com mais de 6.500 colaboradores e uma rede de Hospitais e Clínicas de norte a sul do País. A sua oferta integrada de cuidados de saúde será ainda maior, com a abertura do novo Hospital Lusíadas Braga, ainda em 2020.

COMUNICAÇÃO

Para responder às múltiplas questões levantadas pela pandemia da COVID-19, a LUSÍADAS SAÚDE definiu uma estratégia de comunicação sustentada em três pilares: literacia em saúde, acesso aos cuidados e segurança. A Marca criou uma área no Blog Lusíadas dedicada em exclusivo a esta doença, seguindo uma estratégia de conteúdos desenhada para ajudar as pessoas a lidar com uma situação inédita nas suas vidas. Aqui abordou as principais dúvidas dos seus clientes e forneceu respostas validadas cientificamente pelos especialistas LUSÍADAS. A estratégia passou por combinar a produção de conteúdos mais orientados para os doentes crónicos – cujo risco de desenvolver uma doença grave é maior –, mas também dirigidos ao público em geral, com conselhos de alimentação adaptada ao isolamento, sugestões de exercício físico para idosos, maneiras de abordar a situação com as crianças, entre outros exemplos. Os artigos publicados especificamente para responder a dúvidas sobre o novo coronavírus registaram um tempo médio de leitura de cinco minutos, valor que supera a média e revela o interesse do público por este tema.

Acreditando que a Comunicação Interna é essencial para manter os colaboradores informados e alinhados, a Marca dedicou-lhe uma atenção especial durante este período. Após a confirmação do primeiro caso de um doente infetado por SARS-CoV-2 em Portugal, a 2 de março de 2020, a LUSÍADAS SAÚDE colocou em prática um plano de adaptação de toda a sua atividade clínica. Este plano exigiu um esforço comunicacional, para alinhar mais de 6.500 profissionais com novas regras de segurança, novos circuitos hospitalares e outras medidas de contenção da propagação do vírus.

Rapidamente a newsletter semanal distribuída aos colaboradores tornou-se diária. No dia 9 de março – dois dias antes da declaração de pandemia por parte da Organização Mundial da Saúde e nove dias antes de Portugal declarar o Estado de Emergência –, o novo boletim diário COVID-19 da LUSÍADAS SAÚDE informou os colaboradores sobre as políticas internas face ao encerramento das escolas, a suspensão das reuniões presenciais com parceiros externos e a suspensão temporária dos estágios envolvendo profissionais de saúde. Isto ao mesmo tempo que ilustrou como se criou, em todas as Unidades LUSÍADAS, um circuito exclusivo para os pacientes com suspeita/sintomas de COVID-19, que abolia a passagem destes clientes pela receção e sala de espera.

Ao longo das 56 edições ininterruptas do seu boletim diário, a LUSÍADAS SAÚDE respondeu, de forma rápida e afirmativa,
às orientações das autoridades de saúde.

Até 3 de maio, o boletim partilhou também projetos internos e externos de apoio a profissionais de saúde, vídeos e outro material informativo divulgado externamente, assim como toda a atividade relacionada com
o combate à COVID-19 nas várias geografias onde atua o UnitedHealth Group.

vantagens competitivas

Em 2020, no âmbito do seu Programa de Sustentabilidade Ambiental, a LUSÍADAS SAÚDE foi uma das entidades pioneiras em Portugal na área da saúde a consumir eletricidade totalmente proveniente de fontes renováveis. Uma medida que reconhece o forte impacto do sector da saúde nas emissões de CO2. Em 2019, a LUSÍADAS SAÚDE foi responsável pela emissão de cerca de 13 mil toneladas de CO2, o que corresponde ao consumo de eletricidade de uma cidade típica portuguesa de 20 mil habitantes, durante um ano.

E a aposta na Energia Verde é apenas um dos exemplos de uma conduta socialmente responsável que faz parte do ADN da LUSÍADAS SAÚDE e do UnitedHealth Group, como demonstrou a doação internacional de 10 millhões de dólares para apoiar as comunidades mais impactadas pela crise, nos países onde operam.

No âmbito deste compromisso filantrópico,a LUSÍADAS SAÚDE estabeleceu parcerias locais com entidades de cariz social, nomeadamente com a Comunidade Vida e Paz, a Associação de Albergues Nocturnos do Porto, o Movimento ao Serviço da Vida, a Associação Crescer Ser, o Refúgio Aboim Ascensão, a Escolinha de Rugby da Galizae a Santa Casa da Misericórdia de Braga.

LUSÍADAS
sabia que?

No 100.º dia depois da declaração da pandemia pela OMS, a LUSÍADAS SAÚDE inaugurou um mural de homenagem aos profissionais de saúde, no exterior do Hospital Lusíadas Lisboa, desenvolvido pelos artistas portugueses Edis One, Pariz One e Ôje.

A LUSÍADAS SAÚDE foi distinguida com o primeiro lugar no sector da saúde e faz parte do Top 20 das empresas mais atrativas para trabalhar, segundo o Randstad Employer Brand Research 2020.

A Empresa tornou-se, em julho de 2020, uma das entidades pioneiras em Portugal na área da saúde a consumir eletricidade totalmente proveniente de fontes renováveis.

Em 2020, a LUSÍADAS SAÚDE manteve a sua aposta no desporto como promotor de vidas saudáveis, assegurando o Serviço Médico de eventos como a Volta a Portugal em Bicicleta e a Lusíadas Porto Sailing.

Segundo o estudo RepScore da OnStrategy, a LUSÍADAS SAÚDE foi a Marca de cuidados de saúde com maior crescimento do índice de reputação, desde o início da pandemia.

NUNO ESPAÑA
NUNO ESPAÑA

Diretor de Marketing, Comunicação e Customer Management

contactos

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.