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LIDL

2018

Presente há mais de 20 anos em Portugal, o LIDL já ganhou um lugar no coração dos portugueses ao caminhar lado a lado com as suas necessidades, o que implicou uma constante adaptação. A premissa da máxima qualidade e frescura ao melhor preço é o grande cunho da Marca, que assume um papel central no desenvolvimento da produção nacional e no seu reconhecimento além-fronteiras.

LIDL
valores da marca

Há mais de duas décadas que o LIDL trabalha em prol do Cliente e da sua satisfação. Nesse sentido, aposta na simplicidade e eficiência para fornecer produtos de máxima qualidade ao melhor preço.

O LIDL garante o seu lugar de destaque no mercado através de um trabalho sistemático, onde a qualidade é trabalhada na origem, desde as parcerias com os fornecedores e parceiros comerciais, passando pelo sistema de distribuição, até à loja, garantindo sempre a máxima qualidade ao melhor preço.

produtos e desenvolvimentos futuros

O LIDL tem uma oferta diversificada de artigos alimentares e não alimentares com a melhor relação qualidade-preço e a máxima frescura. O peixe que é ultracongelado em alto-mar; a carne 100% portuguesa e embalada na origem; o pão e os legumes frescos; o sortido biológico ou a oferta Lupilu direcionada para o target infantil e em constante evolução –  estes são alguns dos atores principais das lojas LIDL, que caminham lado a lado para mostrar aos consumidores o compromisso com a qualidade, com a frescura e com um estilo de vida mais saudável. No âmbito da Responsabilidade Social, o LIDL tem desenvolvido várias ações como a Campanha Promoção do Bem, um projeto solidário que promove as escolhas responsáveis, ou o projeto TransforMAR que tem como objetivo sensibilizar a população para a importância de um comportamento mais responsável em relação aos materiais plásticos. Este projeto esteve presente em praias de norte a sul do País, numa grande campanha de recolha de resíduos plásticos. A Marca dita, aliás, tendências no que toca à temática dos plásticos. O LIDL foi o primeiro retalhista a anunciar o compromisso de redução de plástico em 20% até 2025 e, simultaneamente, o primeiro retalhista a abolir a venda de artigos de plástico descartáveis (como pratos e copos de plástico).

Já com o projeto Turma Imbatível, o LIDL vai às escolas para sensibilizar os alunos do 1.º ciclo para um estilo de vida mais saudável. No ano passado, o projeto chegou a cerca de 8 mil crianças e distribuiu mais de 15.500 peças de fruta nas escolas.

A aposta do LIDL em Portugal tem também uma componente interna, com uma forte política de Marca Empregadora. É presença constante em feiras de emprego e aposta fortemente na formação e nas condições de trabalho dos seus milhares de colaboradores espalhados por todo o País. Aposta ainda em programas diferenciadores como forma de captação e formação de talento, como o LIDL Summer Experience, que se destina a jovens universitários que pretendam tornar-se especialistas no retalho alimentar, ou o International Trainee, um programa que se destina à preparação prática dos recém-licenciados para assumirem responsabilidades desafiantes e que inclui uma passagem pela sede alemã da empresa

mercado

O LIDL está atualmente presente em 30 países, com cerca de 10.500 lojas. Fundado no sul da Alemanha na década de 30 e presente em Portugal desde 1995, regista uma presença crescente no nosso mercado, contando atualmente com mais de 250 lojas. Em 2017, o crescimento foi de dois dígitos, acima da média de mercado, tendo o LIDL ajudado a exportar mais de 13 mil toneladas de frutas e legumes nacionais e investido cerca de 70 milhões de euros na ampliação e remodelação do seu parque de lojas em Portugal.

COMUNICAÇÃO

2018 foi um ano de evolução na comunicação do LIDL. A qualidade continuou a ser a principal bandeira da insígnia, mas o foco passou a estar nos benefícios que os produtos trazem aos consumidores. Assim, o ano começou com a campanha “Uma razão”, que contou a história de alguém que se apaixonou e fidelizou ao LIDL ao perceber que a razão que o fez gostar dos iogurtes era válida para todos os outros produtos. No seguimento desta comunicação, e numa lógica de prova da qualidade e frescura dos produtos, o LIDL deu a conhecer as mais-valias e diferenças de algumas das suas principais categorias: o peixe é ultracongelado em alto-mar; a carne é 100% portuguesa e embalada na origem e as frutas e legumes são repostas todos os dias, sendo a alface o expoente máximo do percurso rápido e eficiente do produtor até à loja, onde chegam 24 horas após serem colhidas e não têm dia seguinte.

Por ocasião da celebração das mais de 250 lojas em Portugal, a Marca lançou a campanha Puxa-Saco, com 420.000 prémios imediatos. Esta celebração incluiu ainda uma parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas para a plantação de 1000 árvores.

E porque um animal de estimação faz parte da família, o LIDL Portugal lançou a 1 de agosto, através das suas Marcas exclusivas de ração Orlando (para cão) e Coshida (para gato), a campanha “Família não se abandona”.

A decorrer na página de Facebook da Marca, a campanha desafiou todos os portugueses a darem o seu apelido aos seus animais de estimação. Por cada novo registo e partilha, o LIDL Portugal doou um prato de ração a 10 instituições de apoio aos animais, escolhidas pelos colaboradores LIDL.

Para mostrar como é fácil criar peças únicas e originais com a ajuda das ferramentas adequadas, o LIDL lançou no YouTube uma série de tutoriais de decoração, protagonizados pela radialista Vanda Miranda. Por outro lado, e para promover a alimentação saudável das famílias, o LIDL produziu o programa televisivo “Chef de Família”, com o chef Henrique Sá Pessoa.

A pensar nos mais novos, o Gang dos Frescos regressou para uma nova edição, agora no papel de Super Chefs que, além de seis peluches, contou desta vez com 120 cartas que incluem receitas e dicas de alimentação, sob a chancela da Direção-Geral da Saúde.

vantagens competitivas

Reconhecido pela sua oferta única de Marcas Próprias – como a Favorina e a Deluxe que provam que o preço acessível não compromete a qualidade - o LIDL é distinguido em várias ocasiões não só pelo consumidor, mas também por entidades independentes. O LIDL trabalha apenas com fornecedores 100% certificados, o que impacta positivamente a qualidade dos seus produtos e explica o seu bom desempenho em prémios e certificações.

Em 2018, o LIDL Portugal viu 29 dos seus produtos de Marca Própria serem distinguidos como Sabor do Ano e ganhou também o selo Produto do Ano, que premeia os produtos que se destacam pela inovação.

Ainda na categoria alimentar, o LIDL é, desde 2016, a única cadeia de supermercados a ter a totalidade da sua oferta de bacalhau com a certificação MSC. Este selo garante aos consumidores que o peixe vem de uma pesca que cumpre todos os padrões da pesca sustentável e que respeita a preservação da espécie e o impacto sobre o habitat, permitindo manter fora da cadeia de fornecimento peixe capturado ilegalmente.

Na área da cosmética, 14 produtos da Marca exclusiva Cien foram também recentemente distinguidos pelos prémios TOP Beleza. Por último, mas não menos importante, o LIDL foi distinguido pela 6.ª vez consecutiva pela Superbrands, como uma Marca de Excelência em Portugal.

LIDL
sabia que?

O LIDL em Portugal emprega, atualmente, mais de 5200 colaboradores, sendo o maior empregador alemão no País.

Em setembro de 2016 abriu a sua loja número 244, situada no concelho do Seixal. Está ainda previsto para este ano um investimento de 50 milhões de euros na reformulação de parte da rede de lojas.

No inicio de 2016, o LIDL Portugal foi pioneiro no aumento do valor do ordenado de entrada na empresa para 600€ (valor auferido no primeiro ano de trabalho), fazendo com que o ordenado mínimo praticado pela empresa esteja bastante acima do ordenado mínimo nacional.

Inaugurou o programa Junior IT com o objetivo de atrair jovens de elevado potencial nas áreas tecnológicas que possam futuramente integrar os quadros da empresa, e disponibiliza o programa de Trainees para alunos universitários, dando-lhes a oportunidade de terem contacto com as várias dimensões da empresa.

O apoio à exportação da Pera Rocha do Oeste para a Alemanha permitiu a duplicação do valor de exportação em menos de dois anos (2500 toneladas no primeiro ano e 5000 toneladas no segundo), atingindo-se as 7.5 mil toneladas. Este volume equivale a 54 milhões de unidades de Pera Rocha, e faz com que chegue, em média, uma Pera Rocha a cada lar alemão.

A pensar no regresso a casa de milhares de portugueses, após umas merecidas férias, o LIDL Portugal ofereceu cartões de 500€ a 350 clientes, de norte a sul do país.

FILIPA APPLETON
FILIPA APPLETON

Diretora de Marketing

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