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MEO

2020

Desde 2018 que o MEO assina sob o mote "Humaniza-te", assumindo-se como catalisador de melhores e mais profundas relações humanas. Em 2020, num ano particularmente desafiante para as Marcas e a sociedade em geral, o propósito do MEO foi posto à prova e saiu reforçado. Da vontade de demonstrar a relevância dos seus serviços e produtos, numa missão cada vez mais tecnológica de manter os portugueses ligados entre si e à vida, surge o novo posicionamento e conceito institucional da Marca – "Liga-te de novo. Liga-te à vida".

MEO
valores da marca

Uma Marca líder deve assumir um propósito claro. Para o MEO, trata-se de humanizar a sociedade através da tecnologia e de uma intervenção social e ambiental ativa. Uma missão que a eleva a uma Marca de causas, orientada por um propósito contemporâneo e relevante, que tem permitido evoluir a sua comunicação e atuação, no sentido de potenciar o que de melhor existe na condição e interação humanas.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em paralelo com a evolução do negócio, e com o objetivo firme de traduzir o propósito da Marca, o MEO lançou durante o estado de emergência o projeto "Time In - Fica em casa, o MEO fica contigo". Através deste, encorajou os portugueses a manterem-se em isolamento social, relembrando a gama de produtos e serviços MEO disponíveis para ajudar a ultrapassar esse momento.

Continuando a trilhar um caminho de Responsabilidade Social, durante o confinamento a Marca lançou igualmente um repto de luta contra a violência doméstica, sob o mote "Dê a cara por quem não pode". Relativamente ao reforço do eixo da sustentabilidade, lançou vários projetos e parcerias: "Unwanted Shapes – Beat the Plastic", "Bandeira Verde" e "Proteção é a nossa praia". 

Em junho de 2020, o MEO reposicionou-se sob o propósito de ligar as pessoas à vida, ciente que o mundo recebeu um novo briefing, resultado das alterações de hábitos de consumo e comportamentos. O MEO apresentou-se como uma das primeiras Marcas portuguesas a desenvolver uma dimensão sensorial – através da criação de produtos endereçados aos cinco sentidos – e a reforçar os laços de engagement relacional, que vão muito para além da entrega funcional. 

Inovação para o MEO significa também aposta na diversificação dos seus territórios de atuação, como demonstra a sua entrada nos negócios da Bilhética, através do MEO Blueticket; e da Energia, através do MEO Energia, a eletricidade 100% verde.

Resultado da sua sólida base tecnológica – já patente na sua presença nas boxes Apple TV e MEO Wi-Fi 4K – a Marca lançou a box 4K Android TV, para uma experiência de utilização mais rápida, personalizada e intuitiva. Com isto, o MEO tornou-se o 1.º operador no mundo a disponibilizar o seu serviço de televisão nas três maiores plataformas tecnológicas (Android TV, Apple TV e Mediaroom).

Ao nível dos patrocínios, reforçou também a sua equipa de Embaixadores, assegurando uma maior representatividade e igualdade de género, com três jovens mulheres do mundo da música e do futebol: Carolina Deslandes, Bárbara Tinoco e Jéssica Silva.

mercado

2020 ficará marcado como o ano em que a Marca se tornou líder total em todos os indicadores de negócio: televisão paga (em todos os formatos de pacotes de serviços), serviço móvel e Internet (Fonte: Relatórios ANACOM 1º semestre de 2020). Com 39,8% de quota de mercado na televisão paga, o MEO detém atualmente cerca de 1,7 milhões de clientes, conquistados em apenas 12 anos de vida do serviço.

COMUNICAÇÃO

Como Marca líder, o MEO assumiu a responsabilidade de, neste ano tão atípico e especial, comunicar de forma impactante, reformulando a sua mensagem, tornando-a ainda mais inspiradora, positiva, agregadora e até desafiadora. Tornou-se imperativo despertar reações e recordar as inúmeras capacidades e potencialidades que o ser humano encerra em si. Assim, surgiu um novo posicionamento, um apelo que partiu do "Humaniza-te" e se estendeu a um "Liga-te de novo. Liga-te à vida". Mais do que inovar, criar serviços e produtos disruptivos que tornam a vida de todos mais dinâmica, mais simples e mais confortável, o MEO quis relembrar os portugueses que, em cada um dos cinco sentidos, existem vários mundos por descobrir. Que as capacidades de todos, aliadas à tecnologia, se tornam ilimitadas, mesmo quando se está fechado em casa.

A campanha de lançamento deste novo conceito reposicionou a Marca, colocando-a ainda mais ao lado dos portugueses, através de uma dimensão sensorial única e desafiante que colocou uma pergunta simples "Onde chegas com os teus cinco sentidos?". Num filme de grande impacto visual e sonoro, a Marca lançou mensagens estimulantes. O MEO trouxe o grito, a visão, o aroma, o sabor e o toque necessários para ultrapassar uma fase menos positiva e encarar novos desafios com confiança. Os embaixadores da Marca, Miguel Oliveira, Armindo Araújo, Carolina Deslandes, Jéssica Silva, Chakall e Kikas, deram o mote e desafiaram-se entre si a sair das suas zonas de conforto, colocando-se à prova em territórios desconhecidos.

Para além da representação digital desta ideia – meo5sentidos.pt –, o MEO foi mais longe e quis dar vida aos cinco sentidos. Paraa Audição foi criada uma identidade sonora para a Marca e produzida uma música original para o filme publicitário "Heyo", por Sacha Chaban, adaptada para o formato 8D que lhe deu mais profundidade e densidade. No que diz respeito ao Paladar, foi desenvolvido um rebuçado MEO, pelo chef Chakall, com extrato de toranjas, ananás e maracujá, e criado o Café Blend MEO, 100% Arábica, desenvolvido em parceria com a Simpli Coffee. Já para o Olfato, foi desenvolvida a fragrância MEO, com um aroma cítrico e fresco, pelo perfumista Lourenço Lucena. Para a Visão, a Marca criou um manifesto em poema e, no que respeita ao Tacto, foi criado o Kit MEO 5 Sentidos, uma caixa de madeira especialmente desenhada para agregar as diversas dimensões sensoriais da Marca e despertar o tacto na sua descoberta.

2020 foi também o ano em que nasceu o MEO Energia, e com ele a campanha "Liga-te a uma nova energia", que mostra as habilidades dos embaixadores da Marca, em territórios desconhecidos e com uma energia renovada. Com a chegada do verão, e depois de assumido e cimentado este novo posicionamento, o conceito desdobrou-se para "Liga-te a um novo verão", adaptado a uma vertente mais comercial de promoção de produto. Para o lançamento da nova box 4K Android TV, explorou-se o sentido da visão com o apelo "Liga-te a um novo olhar".

vantagens competitivas

O MEO já levou a fibra ótica a 5,3 milhões de casas, deixando Portugal mais perto de se tornar num dos primeiros países totalmente fibrados do mundo, um feito que é complementado pela cobertura de 99,4% da população portuguesa em 4G, e de 78,6% em 4G+. Nesta evolução tecnológica, e através de demonstrações baseadas em use-cases reais, o MEO antecipa o futuro, ao liderar a preparação da nova geração de tecnologia móvel 5G. Graças ao foco permanente na melhoria contínua da experiência do cliente, o MEO permite agora o agendamento da instalação do serviço para o dia e hora mais convenientes. Através de um smartphone, é ainda possível acompanhar a deslocação do técnico MEO, antecipando o momento exato da sua chegada.

MEO
sabia que?

O MEO é a primeira operadora no mundo que, em pouco mais de dez anos se tornou líder no serviço de distribuição de sinais de televisão por subscrição.

No arranque do confinamento o MEO idealizou, executou e lançou a campanha "TIMEIN – Fica em casa, o MEO fica contigo", em apenas 72 horas, demonstrando a sua agilidade e time to market.

Também durante o confinamento, o MEO filmou à distância, com os embaixadores da Marca, a campanha "Dê a cara por quem não pode" apelando aos portugueses que dissessem não à violência doméstica e denunciassem agressores.

LUIZA GALINDO
LUIZA GALINDO

Diretora de Marketing de Comunicação

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