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MEO

2019

Dez anos depois do seu nascimento, o MEO, Marca da Altice Portugal, ganha uma consciência maior, evoluindo a sua proposta de valor através de um conhecimento mais profundo das pessoas, personalizando, agora, a sua oferta em função da identidade de cada um. “Humaniza-te” surge como mote orientador neste novo paradigma, tendo como grande objetivo melhorar a vida dos portugueses através da atuação global da Marca.

MEO
valores da marca

A liderança é consequência da constante inovação na criação de serviços e produtos que acrescentam valor ao quotidiano dos seus clientes. Complementarmente, a proximidade e a credibilidade são valores orientadores que se consolidam através de relações cada vez mais humanas.

produtos e desenvolvimentos futuros

Um dos objetivos estratégicos da Altice Portugal é, até 2020, alcançar 5,3 milhões de casas com cobertura de fibra ótica MEO, investimento que torna Portugal no primeiro país da Europa com uma cobertura de fibra ótica praticamente integral. O MEO proporciona também o acesso à rede móvel 4G a 99% da população portuguesa e a rede 4G+ a 78%. Esta democratização da rede de fibra ótica e da rede móvel é sinónimo da disseminação do acesso aos melhores conteúdos e entretenimento do MEO, dentro e fora de casa. Sob o novo mote, a Marca tem vindo a trazer maior humanização a todas as suas áreas de ação, começando, naturalmente, pela esfera tecnológica, através do desenvolvimento de produtos e serviços que vão, cada vez mais, ao encontro dos gostos e necessidades dos portugueses: a Box Wi-Fi com instalação simplificada; a interface TV com recomendações adaptadas aos gostos de cada cliente; o inovador MEO By, que possibilita a construção de pacotes à medida de cada um; o MEO Remote, para o comando estar sempre à mão; e os pacotes de canais internacionais, que tornam o MEO cada vez mais inclusivo.

A humanização chegou igualmente às lojas da Marca, com a eliminação das barreiras físicas no atendimento e o incentivo à experimentação. Chegou também à esfera dos patrocínios, através do reforço dos embaixadores da Marca, que são exemplos nacionais e porta-bandeiras desta ambição: João Sousa, Ercília Machado, Armindo Araújo, Miguel Oliveira e a equipa de surf MEO H-Team, em que o H significa Humano, em clara comunhão com os objetivos da Marca - construção de uma sociedade melhor, através do desporto.

mercado

O MEO é o operador de telecomunicações líder em Portugal. Com mais de 1,5 milhões de clientes de televisão conquistados em apenas
10 anos de vida do serviço, a Marca acumula ainda a liderança em
todos os formatos de pacotes de serviços, a liderança no serviço móvel e na internet (fontes: Relatório ANACOM “Pacotes de serviços de comunicações eletrónicas - 1.º semestre de 2019”; Relatório ANACOM “Serviço de distribuição de sinais de televisão por subscrição - 1.º semestre de 2019”; Apresentação de Resultados Altice Europe Q2 2019).

COMUNICAÇÃO

Na celebração dos seus 10 anos, o MEO atinge uma maturidade e um desenvolvimento que lhe permitem ir, novamente, mais longe. Com papel de líder, presente no quotidiano dos portugueses, cresce e aponta caminhos.

Com um conhecimento profundo da tecnologia, da sua área e do que o futuro prepara, o MEO adotou um novo posicionamento. O conceito “Humaniza-te” recai sobre as potencialidades dos serviços que oferece e da tecnologia que disponibiliza, apelando ainda a uma maior proximidade e a valores mais altos. Humanizar é a palavra de ordem e o objetivo traçado e assumido pela Marca, inclusivamente representado na sua assinatura.

Em março de 2018, a primeira campanha de comunicação colocou frente a frente Sophia –
o robot de inteligência artificial mais avançado até à data, e Sofia – a nova Box MEO, alicerçada no conhecimento e na sabedoria humana. Cristiano Ronaldo surgiu como interlocutor nesta narrativa, uma interação com um tom próximo, leve e que, com humor, desvendou as potencialidades do novo hardware e software. A ideia central foi de que a humanização, mais que a robotização, é o futuro, pois há coisas que mesmo a inteligência artificial mais evoluída nunca irá alcançar, como as emoções humanas.

Desde o lançamento do posicionamento “Humaniza-te”, a Marca voltou a estar no topo dos índices de recordação publicitária, liderando o sector das Telecomunicações em 2018. No Facebook, a campanha com o Ronaldo e a robot Sophia posicionou o MEO no número 1 do top 5 das socially devoted brands. Foi também o anúncio português mais popular no YouTube durante o mês de março de 2018, segundo o YouTube Ads Leaderboard. A elasticidade deste conceito torna também a Marca cada vez mais próxima e alavanca-a em campanhas que extravazam o domínio do seu sector e área de actividade. Uma Marca com maior propósito social, ambiental e, claro está, humano. Humanizar cada cliente, cada casa, mas ir a um nível ainda mais elevado,
na defesa de valores da sociedade no geral.

Alinhado com esta nova visão e missão e de forma a assinalar e celebrar o Dia da Mulher,
o MEO lançou o movimento #NãoFiqueàEspera, em parceria com a APAV, alertando para os crescentes casos de violência doméstica no País, através de uma campanha 360º. Pela voz de duas mulheres, ex-vítimas de violência doméstica, foram criados Waiting Rings com os seus testemunhos, incentivando as vítimas de violência doméstica a deixarem de esperar e a agir. Uniram-se esforços de colaboradores, parceiros, patrocinados e clientes, para levar esta missão o mais longe possível. Os Waiting Rings foram disponibilizados de forma gratuita aos clientes MEO e por cada download a Marca fez uma doação de 1€ à APAV.

A Brigada da Coruja no MEO Sudoeste foi outra iniciativa que “humanizou” o mais emblemático Festival de Verão, ao incentivar dezenas de voluntários a ajudarem na limpeza do recinto, preservando não só o ambiente durante o festival, mas também o habitat das corujas que moram no pórtico da entrada ao longo do ano.

“Humanizar” tem várias dimensões. Consciente disso, o MEO tem também proporcionado experiências inesquecíveis aos seus clientes, como foi o caso da surpresa feita a um grupo que acreditava ir a Turim para, simplesmente, conhecer a nova cidade do Capitão da Seleção, mas que acabou a contracenar com o próprio Ronaldo, no filme publicitário de lançamento do MEOS -
o programa em que tudo o que os clientes gastam
no MEO podem trocar por experiências únicas.

A Marca vai ainda para a rua perguntar aos portugueses como imaginam os próximos anúncios do MEO com o Ronaldo e o Neymar Júnior, ou que produtos e serviços gostariam que fossem criados, concretizando em seguida essas ideias.

Por tudo isto, mais que um novo conceito, “Humaniza-te” é uma nova promessa e um novo compromisso que a Marca embandeira: o de tornar toda a sociedade num lugar mais humano, a caminho do futuro.

vantagens competitivas

Até meados de 2019, o MEO reforçou o seu palmarés de distinções com: o Prémio Cinco Estrelas - pelo 2.º ano consecutivo, o MEO foi distinguido com o melhor serviço TV, a melhor Internet Fixa e os melhores Smartphones Desbloqueados e pelo 3.º ano consecutivo,
o MEO Sudoeste foi eleito o melhor Festival; o Produto do Ano - o MEO foi o vencedor nas categorias Experiência TV, com a Box 4K e nos Pacotes Personalizáveis, com o MEO BY; a Escolha do Consumidor - os consumidores elegeram o MEO como o melhor serviço de telecomunicações móveis, pelo 2.º ano consecutivo, e melhor serviço Quadruple Play; e a distinção Superbrands, Marca de Excelência em Portugal.

MEO
sabia que?

• O MEO já tem uma pergunta no jogo Trivial Pursuit “No Natal de 2016, que operadora de telecomunicações lançou um spot publicitário onde entrava Cristiano Ronaldo e a sua mãe, Dolores Aveiro?”.

• O MEO encontra-se, desde o seu nascimento, no top 10 das Marcas com maior notoriedade de publicidade em Portugal (fonte: Publivaga – Marktest) e no top 10 das Marcas nacionais com maior valor reputacional, força e valor financeiro (fonte: “Brand Repscore, Positioning and Reputation Report” 2019 da OnStrategy).

LUIZA GALINDO
LUIZA GALINDO

Diretora de Marketing de Comunicação

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