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MEO

2021

Em apenas 12 anos, o MEO passou de novo player, a líder incontestável do sector das telecomunicações em Portugal. Um marco histórico e totalmente inédito. Uma liderança que se fez através da aposta conjunta na inovação e na comunicação. Uma Marca que deu o comando aos portugueses com o propósito de humanizar a sociedade. Um percurso curto para uma Marca que deixou marca e que continuará a deixar.

MEO
valores da marca

Uma Marca líder deve assumir um propósito claro. Para o MEO, trata-se de humanizar a sociedade através da inovação tecnológica e de uma intervenção social e ambiental ativa. Como tal, os valores pelos quais a Marca e a Empresa se regem, quer ao nível das convicções fundamentais que defendem, quer enquanto guias para a gestão do negócio, são orientados por este propósito: Liderança, Inovação, Responsabilidade, Qualidade, Diversificação, Relevância, Proximidade e Positividade.

produtos e desenvolvimentos futuros

A história do MEO tem sido pautada pela inovação constante, sendo esta parte integrante do ADN da Marca e do seu posicionamento, liderando desta forma os grandes movimentos de disrupção das telecomunicações em Portugal.

Resultado do pioneirismo e forte investimento nas redes mais avançadas, efetuado ao longo dos anos, a Fibra Ótica de última geração do MEO chega em 2021 já a quase 6 milhões de casas, contribuindo assim para que Portugal tenha atingido a posição de país com a maior cobertura de rede fibra do mundo.

Após ter alcançado a liderança em todos os segmentos do setor das telecomunicações, em 2020, o MEO diversificou a sua área de atuação e lançou-se no setor da energia, criando a Marca MEO Energia, com uma proposta de valor diferenciadora e relevante: energia 100% verde e com ganhos cruzados em telecomunicações para os seus clientes. Continuando a trilhar um caminho de Responsabilidade Social e Ambiental, um dos pilares estratégicos da Empresa, o MEO tem vindo a dar voz a temas de elevado impacto na sociedade, como a luta contra a violência doméstica; a luta contra o cancro da pele; a promoção das boas práticas de sustentabilidade nos municípios, através da “Bandeira Verde”; e o alerta mundial para o desperdício que contamina o planeta, provocado pela pandemia da COVID-19, através do "Unwanted Shapes - Covid19 Waste Edition”. Procurando sempre a diferenciação, diversificação e valorização do seu portfólio, o MEO voltou a dar cartas ao ser o primeiro operador a disponibilizar, em Smart TVs, o seu serviço sem necessidade de box. A tecnologia 5G é a próxima geração de rede de Internet móvel que aumentará a qualidade das chamadas e da Internet. Downloads e uploads em segundos, jogos online, streaming sem esperas e, no futuro, ensino à distância via realidade aumentada e, até, intervenções cirúrgicas à distância, serão uma realidade.

Uma realidade que já está ao alcance de todos os clientes, nos equipamentos 5G Ready, com pré-venda do tarifário 5G do MEO.

mercado

2020 ficará marcado como o ano em que o MEO se tornou líder total em todos os indicadores de negócio: televisão paga (em todos os formatos de pacotes de serviços), serviço móvel e Internet. No final do 1º semestre de 2021, a liderança destaca-se ainda mais, sendo o MEO o prestador com maior quota de subscritores de serviços em pacote (40,8%). No que diz respeito a serviços móveis, o MEO foi igualmente o prestador com a quota mais elevada dos acessos móveis ativos com utilização efetiva (40,4%). Relativamente ao serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição, o MEO foi também o prestador com a quota de assinantes mais elevada (40,4%). Destaca-se igualmente o facto do MEO Energia ter sido a Marca do setor da Energia com maior crescimento e, em menos de um ano, ter conquistado a 6ª maior quota de mercado entre 32 operadores do mercado residencial liberalizado, sendo o 2º operador que mais cresceu em termos absolutos (fontes: Relatórios ANACOM 1º semestre de 2020; Relatórios ANACOM 1º semestre de 2021; Publivaga Energia, Evolução Mercado Liberalizado Evolução Quota - exclui EDP).

COMUNICAÇÃO

A evolução no negócio tem desafiado a comunicação ao longo dos anos, mas a inovação na comunicação tem igualmente servido para alavancar inovações tecnológicas e de produto, nomeadamente as que dão resposta ao propósito da Marca de humanizar a sociedade, como é exemplo o desenvolvimento do Branding Sensorial “5 Sentidos”.

Prova deste compromisso é também o facto de ele estar patente na atual assinatura da Marca - “MEO. Humaniza-te”, que surgiu aquando do reposicionamento efetuado após o primeiro confinamento por causa da COVID-19, com o objetivo de voltar a ligar as pessoas à vida - "Liga-te de novo. Liga-te à vida”.

Desde o começo da vida do MEO, que a comunicação tem conseguido surpreender e marcar, quer através de formatos inovadores, como a série publicitária Fora da Box, quer através dos protagonistas das suas campanhas como os Gato Fedorento, Rui Unas, Paulo Futre, Lúcia
Moniz, Ricardo Araújo Pereira, Cristiano Ronaldo, Neymar, robôt AI Sophia e Inês Castel Branco.

Mas a aposta estende-se a outros talentos relevantes para os territórios da Marca, compondo um grupo de verdadeiros embaixadores - Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco (música), Kikas (surf), Miguel Oliveira (motociclismo), João Sousa (ténis), Jéssica Silva (futebol) e Chakall (gastronomia).

O sucesso da comunicação do MEO tem sido reconhecido a nível nacional e internacional.

No ano da liderança total, o MEO foi novamente eleito uma Superbrand, e recebeu variadas distinções de outras organizações de referência – como os prémios Eficácia da Comunicação, os prémios Meios & Publicidade e o festival Clube Criativos Portugal -, nomeadamente relativas aos temas da sustentabilidade e responsabilidade social, destacando-se: The Unwanted Shapes, Lisboa Capital Verde, Dia da Mulher, The Saving Ring e o projeto “Time In – Fica em Casa, o MEO fica contigo”.

vantagens competitivas

O foco estratégico da Altice Portugal na Qualidade de Serviço ao Cliente tem-se refletido num crescimento contínuo dos Índices de Qualidade, nomeadamente ser, em 2021, a Marca de telecomunicações com menos reclamações por cada mil clientes e com maior diminuição de reclamações vs período anterior (fonte: Relatório ANACOM “Reclamações sobre serviços de comunicações” do 2º trimestre de 2021). Ainda em 2021, o MEO foi considerado, pela DECO Proteste, o operador com melhor Internet móvel; conquistou os prémios Cinco Estrelas Televisão, Internet Fixa, Smartphones Desbloqueados e Internet Móvel; nos prémios Escolha do Consumidor foi eleito a Melhor Oferta de Telecomunicações Móveis e a Melhor Experiência de TV, tendo sido igualmente distinguidos o M4 e o MEO Go Multi; e sagrou-se ainda vencedor dos prémios Produto do Ano, com o MEO na Apple TV e na Android TV e com o serviço "Paga com o MEO”. Em 2020, o MEO foi igualmente considerado o Melhor Operador de Telecomunicações pela Revista Marketeer, a mesma organização que atribuiu, em 2021, a distinção de Marketeer do Ano a João Epifânio, Chief Sales Officer B2C da Altice Portugal.

MEO
sabia que?

• Em 2011, a Marca lançou a série publicitária Fora da Box, protagonizada pelos Gato Fedorento e Rui Unas, que retratava o dia-a-dia ficcionado da Direção de Marketing do MEO.

• Em 2020, o MEO desenvolveu uma dimensão sensorial, através da criação de produtos “5 Sentidos”: fragrância, café, rebuçados, música, kit 5 Sentidos.

• Em 2021, a voz do MEO, a atriz Inês Castel-Branco, passou a ser também uma das suas caras.

• Os mupis MEO são produzidos em papel 100% reciclado.

• O MEO é o primeiro operador do Mundo a disponibilizar o seu serviço de TV em três plataformas em simultâneo – Box Nativa, Apple TV e Android TV - e a disponibilizar o seu serviço sem box, em Smart TVs.

LUIZA GALINDO
LUIZA GALINDO

Diretora de Marketing de Comunicação

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