Presente há mais de 20 anos em Portugal, o LIDL já ganhou um lugar no coração dos portugueses ao caminhar lado a lado com as suas necessidades, o que implicou uma constante adaptação. A premissa da máxima qualidade e frescura ao melhor preço é o grande cunho da Marca, que assume um papel central no desenvolvimento da produção nacional e no seu reconhecimento além-fronteiras.
Sob o mote "Mais para Si.", o LIDL Portugal coloca o consumidor no centro da sua atuação, garantindo a satisfação de clientes, colaboradores e parceiros, através dos valores Qualidade, Proximidade e Simplicidade.
A expansão e a contínua melhoria das lojas, que vieram simplificar as compras dos clientes e tornar o espaço mais organizado e agradável para os colaboradores, é uma das muitas formas que o LIDL Portugal encontrou para satisfazer e de se adaptar ao mercado português.
A proximidade é um dos pilares da Marca, que assume cada vez mais um papel participativo nas comunidades onde está inserido. Sob o mote "A caminho do amanhã", assume como sua responsabilidade contribuir para desenvolver um futuro que respeite mais o ambiente, os indivíduos, a sociedade e os colaboradores. Nesse sentido, nos últimos cinco anos, a Marca realizou mais de 1700 doações que totalizaram cerca de oito milhões de euros. Realizou também projetos de grande impacto na sociedade, como o "Arredonda" e o "Mais para Todos", que distribuíram milhões de euros por variadas instituições de solidariedade para a criação de projetos diferenciadores. A Empresa aposta também em projetos úteis para a sociedade, como o "Surf Salva", em parceria direta com o Instituto de Socorros a Náufragos e com a Liga Portuguesa Contra o Cancro, que elucida a população acerca da segurança na praia, práticas de salvamento aquático e necessidade de proteção da pele aquando da exposição solar, e que impactou mais de 3000 pessoas em 2016. No campo da promoção de estilos de vida saudáveis, o LIDL Portugal tem, desde 2011, uma parceria com a Direção-Geral da Educação para a promoção da temática nas escolas do país, tendo impactado, nestes últimos cinco anos, cerca de 41.000 alunos, em 200 escolas.
A responsabilidade social do LIDL passa também pela preocupação ambiental e pelo compromisso de redução da pegada ecológica, o que implica, por exemplo, a incorporação de critérios ambientais na compra e seleção de produtos e embalagens e a construção de infraestruturas mais eficientes. A pesca sustentável, os certificados UTZ ou a preocupação com a reciclagem são alguns exemplos da partilha de valor ambiental da Marca.
• O LIDL em Portugal emprega, atualmente, mais de 5200 colaboradores, sendo o maior empregador alemão no País.
• Em setembro de 2016 abriu a sua loja número 244, situada no concelho do Seixal. Está ainda previsto para este ano um investimento de 50 milhões de euros na reformulação de parte da rede de lojas.
• No inicio de 2016, o LIDL Portugal foi pioneiro no aumento do valor do ordenado de entrada na empresa para 600€ (valor auferido no primeiro ano de trabalho), fazendo com que o ordenado mínimo praticado pela empresa esteja bastante acima do ordenado mínimo nacional.
• Inaugurou o programa Junior IT com o objetivo de atrair jovens de elevado potencial nas áreas tecnológicas que possam futuramente integrar os quadros da empresa, e disponibiliza o programa de Trainees para alunos universitários, dando-lhes a oportunidade de terem contacto com as várias dimensões da empresa.
• O apoio à exportação da Pera Rocha do Oeste para a Alemanha permitiu a duplicação do valor de exportação em menos de dois anos (2500 toneladas no primeiro ano e 5000 toneladas no segundo), atingindo-se as 7.5 mil toneladas. Este volume equivale a 54 milhões de unidades de Pera Rocha, e faz com que chegue, em média, uma Pera Rocha a cada lar alemão.
• A pensar no regresso a casa de milhares de portugueses, após umas merecidas férias, o LIDL Portugal ofereceu cartões de 500€ a 350 clientes, de norte a sul do país.
Diretora de Marketing