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LIDL

2020

Em Portugal há 25 anos, o LIDL ambiciona ser a primeira escolha das famílias portuguesas e um facilitador do seu dia-a-dia, oferecendo conveniência e frescura. Cada visita à loja é uma jornada de descoberta e surpresa, em que o consumidor encontra a máxima qualidade ao melhor preço. A seleção rigorosa dos fornecedores e a exigência na monitorização e controlo da cadeia de fornecimento, desde a origem até à loja, são o fundamento do selo de qualidade LIDL, aprovado e comprovado pelos seus clientes.

LIDL
valores da marca

A proposta de valor do LIDL centra-se na oferta contínua da máxima frescura e qualidade ao melhor preço. A diferenciação pela qualidade é sustentada pelo compromisso da Marca no apoio à produção nacional, e espelha a proximidade como elemento estratégico, possibilitando o dinamismo, a inovação e a certificação dos seus produtos. A sustentabilidade faz parte do seu ADN e é vivida integralmente ao longo da cadeia de valor. Com 259 lojas e quatro entrepostos em Portugal, a eficiência dos seus processos determina as operações diárias nas lojas, centros de distribuição regionais e serviços, sendo a qualidade trabalhada desde a origem, através de fornecedores certificados comas melhores práticas no mercado.

produtos e desenvolvimentos futuros

Além da relação qualidade-preço imbatível, o sortido LIDLé depurado e objetivo e conta com a oferta de Marcas exclusivas, sendo a inovação transversal  a todo o negócio.

A dimensão da frescura é primordial para o LIDL, garantindo a cadeia de frio dos seus perecíveis ao longo de todo o processo, desde a origem até à loja. As frutas e os legumes, provenientes de fornecedores 100% certificados, são repostos diariamente. Também na padaria, os produtos são confecionados várias vezes ao dia, com o objetivo de disponibilizar pão quente e fresco aos seus clientes.

A carne 100% nacional, com raras exceções, é embalada na origem, garantindo menor exposição a riscos de contaminação durante o armazenamento, transporte e venda.

O seu rótulo contém toda a informação sobre o produto, assegurando uma compra informada.

Já o peixe, ultracongelado em alto-mar para preservar as suas propriedades, chega às lojas com a máxima frescura. O LIDL foi ainda pioneiro ao garantir que todo o seu bacalhau, com certificação MSC, é proveniente de pesca sustentável.

Com o objetivo de promover a mobilidade de baixo impacto ambiental, o LIDL assumiu um novo compromisso até fevereiro de 2021: a instalação de uma rede de mais de 40 postos de carregamento para carros elétricos nas suas lojas. A localização estratégica das mesmas permitirá aos utilizadores viajarem por Portugal inteiro com energia verde.

Em 2020, através da sua Marca Própria Crivit, o LIDL lançou a coleção de ténis Ocean Bound Plastic, feita 100% de plástico reciclado, oriundo de praias, ilhas e zonas costeiras ou a partir de garrafas de plástico recolhidas e recicladas de forma convencional.

Pelo terceiro ano consecutivo, através do projeto TransforMAR, o LIDL desafiou os veraneantes a colocarem os seus resíduos de plástico e de metal num depósito próprio, localizado em 15 praias do país, com o compromisso de os transformar em donativos monetários para IPSS locais.

O LIDL apoia também as comunidades locais através da dinamização de campanhas que visam uma ajuda direta às mesmas, com doações alimentares e não-alimentares, o financiamento de projetos de desenvolvimento e a sensibilização para problemáticas sociais.

Em 2020, sob o mote "Ajudar quem mais precisa" procurou, em época de pandemia, marcar a diferença na comunidade, doando 370 toneladas de bens essenciais, ajudando mais de 185 mil pessoas e 150 instituições.

Com o programa Mais Ajuda, lançado em 2019, procurou dar mais um passo no apoio às comunidades locais, desafiando várias instituições de solidariedade social e startups a encontrar novas respostas para problemas sociais.

Com a ajuda dos portugueses, o LIDL ajudou a angariar 150.000 euros, atribuídos a seis projetos vencedores – entre as mais de 700 candidaturas recebidas –, com intervenção em áreas como a integração social, a tecnologia e a educação.

mercado

O LIDL está em Portugal desde 1995, onde tem atualmente 259 lojas e cerca de 7000 colaboradores. Desde então, consolidou-se como o terceiro player do mercado, com uma quota de mercado de 9,3% (dados de maio de 2020, Nielsen).

Em 2020, o LIDL inaugurou um novo entreposto em Santo Tirso, num investimento avaliado acima de 70 milhões de euros. Uma aposta na inovação e na sustentabilidade, bem como em melhores condições de trabalho para os seus colaboradores e no alargamento da capacidade de abastecimento das suas lojas.

COMUNICAÇÃO

Com um tom muito próprio e uma mensagem focada na diferenciação da sua oferta, a Marca tem vindo a contar a sua história de forma autêntica e descontraída.

No início do ano, lançou a campanha de comunicação "Ninguém nos vende como os nossos clientes". Esta campanha mostrou, através dos embaixadores orgânicos da Marca – os clientes Estrela –, que é possível comprar um cabaz completo e diversificado no LIDL.

Depois do sucesso da primeira edição, o concurso "Em março só se fala do LIDL" regressou com prémios irresistíveis, para ajudar os portugueses nas suas despesas familiares.

Em abril, no contexto da pandemia, o LIDL lançou a campanha "Portugal não parou", assegurando que está sempre presente e empenhado em trabalhar diariamente para que nada falte aos portugueses.

Com a chegada do verão, reforçou o conceito "Ninguém nos vende como os nossos clientes". Através de dois filmes, destacou a sua oferta de máxima qualidade ao melhor preço e procurou desmistificar algumas opiniões desfavoráveis em relação à sua carne e peixe embalados.

Em setembro de 2020, regressou com o LIDL Shop, uma campanha muito pedida e aguardada. Depois do seu sucesso em 2016, esta voltou com uma coleção de 40 novas miniaturas e 9 acessórios, incluindo uma miniloja LIDL, que faz "das crianças adultos e dos adultos crianças".

vantagens competitivas

A sua atuação e trabalho de inovação têm conduzido o LIDL a inúmeras distinções.

Em 2019, voltou a ser distinguido como "A melhor loja de Portugal" e como "Retailer of the Year". Em 2020, foi a insígnia mais premiada no "Sabor do Ano". Também a Marca Milbona foi eleita como "Escolha do Consumidor" 2020, na categoria de Marca de Distribuição Alimentar, e a Marca Cien na categoria de Marca de Distribuição Higiene e Beleza. Na 6.ª edição dos Prémios de Marketing da Meios & Publicidade 2019, angariou 12 prémios: a campanha "A Alface do LIDL" foi considerada a melhor publicidade do ano, e a campanha solidária contra o abandono animal, "Família não se abandona", arrecadou o prémio na categoria de Social Engagement.

LIDL
sabia que?

O LIDL Portugal esteve na linha da frente na resposta à COVID-19, ao adotar rapidamente medidas de higiene e segurança nas suas lojas e entrepostos, e trabalhando lado-a-lado com os seus fornecedores.

Durante a pandemia, a Marca procurou garantir uma relação de proximidade e confiança com os seus colaboradores. Ouviu as suas necessidades, percebeu     as suas preocupações e teve a capacidade de os motivar e orientar, com vista a um propósito comum.

Marcou a diferença através da campanha de comunicação "Portugal não parou", que mostrou simbolicamente um camião LIDL  a passar por cidades desertas de Portugal.

O LIDL respondeu de uma forma positiva  ao pedido de ajuda de produtores nacionais em dificuldades. Nomeadamente, a nível dos produtores de queijo, introduziu dez novas referências no seu sortido, ajudando novos produtores a levar os seus queijos à mesa dos portugueses, de norte a sul do País.

Sob o mote "Ajudar Quem Mais Precisa", o LIDL tem vindo a atuar em várias frentes, dando resposta a um novo contexto de urgência social. Entregou 370 toneladas de bens essenciais a 150 instituições, e doou cremes hidratantes Cien, termómetros       e oxímetros à Unidade de Cuidados Pós-Anestésicos do Hospital de Santa Maria.

FILIPA APPLETON
FILIPA APPLETON

Diretora de Marketing

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