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LIDL

2019

No LIDL, há sempre algo para descobrir. Quer através das semanas temáticas, das Marcas exclusivas ou artigos não alimentares, o LIDL surpreende diariamente, os seus clientes, com produtos de qualidade ao melhor preço, resultado de um elevado critério de exigência na escolha dos fornecedores e dos seus processos de gestão eficiente. Como consequência, os clientes contam cada vez mais com o LIDL para trazer produtos inovadores e surpreendentes ao seu quotidiano, orgulhando-se das suas descobertas junto dos seus círculos de amigos e familiares.

LIDL
valores da marca

Há, praticamente, 25 anos em Portugal, o LIDL pauta a sua atuação com base em valores claros, focados na satisfação dos seus clientes: qualidade ao melhor preço, frescura, apoio à produção nacional, sustentabilidade alimentar, simplicidade, dinamismo, proximidade e inovação. Com mais de 250 lojas e quatro entrepostos em território nacional, a eficiência dos seus processos determina as operações diárias nas lojas, centros de distribuição regionais e serviços, sendo a qualidade trabalhada desde a origem, através de fornecedores certificados com as melhores práticas no mercado.

produtos e desenvolvimentos futuros

O LIDL disponibiliza uma oferta diversificada de artigos alimentares e não alimentares com a melhor relação qualidade-preço e a máxima frescura. Sobre a garantia destes requisitos não há segredos, sendo a qualidade, o rigor e a transparência critérios que definem toda a sua ação. A carne 100% nacional provém de fornecedores certificados e é-lhe garantida uma atmosfera controlada, com menos exposição e manuseamento. O seu rótulo garante informação desde a origem, assegurando uma compra informada. Por sua vez, as frutas e legumes, provenientes de fornecedores 100% certificados, têm a sua frescura garantida através de um sistema exclusivo de distribuição e reposição diária em todas as lojas nacionais: “Todos os dias, por cada couve que parte, há outra que chega”, reforçou a mais recente campanha publicitária relativa ao tema. Com uma forte aposta na inovação, entre 2016 e 2018, entraram no seu sortido cerca de 1600 novas referências. No que diz respeito aos serviços, e com vista a um reforço da conveniência, a empresa apostou em máquinas de corte de pão e sumo de laranja, assim como na introdução da oferta de frango assado em lojas selecionadas. Já para potenciar o conceito de smartshopping, o LIDL reforçou o sistema de self-checkout que permite uma ida às compras ainda mais rápida.

No âmbito da sua estratégia de Sustentabilidade, a empresa rege-se por três eixos: Promover Estilos de Vida Saudáveis, Proteger o Planeta e Apoiar as comunidades locais. Com o projeto Turma Imbatível, o LIDL tem ido às escolas sensibilizar os alunos para um estilo de vida mais saudável. Este ano, o foco esteve na sustentabilidade, chamando a atenção dos mais novos para a importância dos alimentos da época, da redução do desperdício, da reciclagem e até mesmo da pesca responsável. O LIDL foi a primeira cadeia de retalho em Portugal a assinar o pacto ambiental com as Nações Unidas e a Fundação Ellen MacArthur e o primeiro a assumir um compromisso de redução de consumo de plástico nas embalagens de Marca Própria em 20%, até 2025. Destacam-se, neste sentido, as ações pioneiras do descontinuar da venda de plásticos descartáveis, o fim da venda de sacos de plástico para transporte de compras, uma operação concluída até ao final de 2019, e a disponibilização de sacos reutilizáveis e 100% recicláveis para transporte de frutas e legumes, em todas as suas lojas. Ainda em prol do planeta, decorreu em 2019 a 2.ª edição do projeto TransforMAR, que procura sensibilizar a população para a importância de um comportamento mais responsável, em praias de norte a sul do País – em 2018 foram recolhidas 88 mil unidades de plástico. Junto da comunidade, o LIDL tem desenvolvido ações como a Campanha “Um Bolo-Rei de Sonho”, um projeto solidário a favor da Associação Nuvem Vitória, a quem o LIDL entregou 146 mil euros para que a mesma pudesse alargar a sua intervenção a mais 10 hospitais e IPSS, melhorando o sono de mais crianças que se encontram fora do seu ambiente familiar.

mercado

O LIDL está em Portugal desde 1995, onde tem atualmente mais de 250 lojas e cerca de 6800 colaboradores. Desde então, estabeleceu-se enquanto um reconhecido retalhista, sendo atualmente um dos principais players do mercado, reforçando a sua quota de mercado e alcançando múltiplos prémios. De acordo com um recente estudo de impacto socioeconómico realizado pela consultora KPMG, o LIDL Portugal, nos últimos cinco anos, contribuiu significativamente para a criação de riqueza e geração de emprego em Portugal. De 2014 a 2018, a empresa gerou mais de 9 mil milhões de euros para o País e contribuiu para a geração de cerca de 46.300 postos de trabalho.  Só em 2018, a contribuição da empresa saldou-se em 2.120 milhões de euros, representando 1% do PIB nacional. Estes valores refletem o investimento crescente que a empresa tem vindo a fazer no País, espelhando a importância que Portugal tem para o LIDL. Nos últimos três anos, o retalhista investiu cerca de 200 milhões de euros na expansão e remodelação do seu parque de lojas e na construção de um novo entreposto em Santo Tirso.

COMUNICAÇÃO

Em 2019, de uma forma familiar e divertida, a campanha “Todos os dias há produtos para descobrir no LIDL” reforçou os eixos de identidade que destacam a Marca junto dos consumidores e que aportam valor às suas compras diárias: as Marcas exclusivas LIDL, os inovadores produtos não alimentares e as semanas temáticas. Por ocasião do Verão, o LIDL lançou a campanha “Este Verão é copiar ou ser copiado”, apresentando a alargada oferta sazonal, à qual ninguém conseguiu resistir. Sempre a pensar nos seus clientes, o LIDL lançou o concurso “Em março só se fala do LIDL”, onde foram sorteados 10 mil euros por dia e 50 mil euros no final. Comprometido com o País e apostado em contribuir para a progressão da sociedade em que se insere, em 2018 o LIDL deu também um novo passo no apoio nacional ao lançar o projeto LIDL Stars – um programa de apoio a 10 jovens atletas que aspiram incrementar a sua performance e alcançar as grandes provas nacionais e internacionais. A pensar nos animais, lançou a 11.ª campanha de sensibilização contra o abandono animal - “O Abandono não tem graça”, onde os portugueses foram desafiados a partilhar vídeos engraçados dos seus animais e as participações resultaram em doações de ração Orlando e Coshida a instituições de apoio animal.

vantagens competitivas

O LIDL trabalha diariamente numa relação de proximidade e confiança com os seus fornecedores, preservando relações de longa duração e privilegiando a certificação dos produtos, para oferecer aos seus clientes artigos sempre frescos e de qualidade, ao melhor preço.

As suas Marcas exclusivas têm valido ao LIDL várias distinções. Naquela que foi a primeira edição nacional do prémio Retalhista do Ano, o LIDL recebeu o prémio “A Melhor Loja de Portugal”, na categoria de supermercados. Em 2019, todos os produtos de Marca Própria inscritos pelo LIDL Portugal foram distinguidos como Sabor do Ano, na categoria "Sem Lactose", Produto do Ano e Top Beleza. No caso do prémio Sabor do Ano, foram ainda premiados, na categoria BIO, mais de 50% dos produtos candidatos. O LIDL recebeu ainda, pela 7.ª vez consecutiva, a distinção Superbrands - uma Marca de Excelência em Portugal.

LIDL
sabia que?

O LIDL foi o primeiro retalhista a acabar com os sacos de plástico e a disponibilizar sacos reutilizáveis para frutas e legumes.

O LIDL, desde 2011, já impactou 73 mil crianças em ações de promoção de estilos de vida saudáveis.

O projeto LIDL Stars apoia 10 jovens atletas nacionais no seu percurso profissional a nível internacional.

FILIPA APPLETON
FILIPA APPLETON

Diretora de Marketing

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