Edições

GALP

2021

Num mundo cada vez mais preocupado com o bem-estar das pessoas, das comunidades e do Planeta, a GALP adotou um novo propósito - “Juntos Vamos Regenerar o Futuro”, como resposta ao desafio de se redefinir face às mudanças inevitáveis e necessárias no sector energético e na sociedade.

GALP
valores da marca

“Juntos Vamos Regenerar o Futuro” é o novo propósito da GALP em relação aos seus colaboradores, à sociedade e à proteção do ambiente. Através do seu compromisso de ser “Uma Só GALP”, na oferta de soluções inovadoras de energia limpa e da evolução das ligações entre a natureza e a humanidade, essenciais para a melhoria de vida das pessoas e para a revitalização das comunidades.

A GALP orgulha-se da energia que hoje produz, cada vez mais verde e alinhada com os objetivos de descarbonização. Assumindo que a transição energética é, hoje, uma realidade incontornável, a GALP tem vindo a regenerar o futuro e o portfólio de energia que produz e comercializa. Este movimento coloca a GALP numa posição de destaque no percorrer de um caminho de futuro focado na satisfação dos seus clientes, na preservação do Planeta e no desenvolvimento das suas pessoas.

A GALP é um player integrado de energia, com uma Marca forte e de confiança e com uma presença crescente nos principais índices globais, que medem o desempenho financeiro e as melhores práticas de sustentabilidade na sua indústria.

Com o seu portfólio atual, assume a liderança na geração de energia solar na Península Ibérica (fonte: Jornal de Negócios, setembro 2020), no crescimento na venda de eletricidade renovável e no carregamento de veículos elétricos, mantendo uma posição de referência mundial na área de Upstream, com uma intensidade de emissões operacionais de CO2 de cerca de metade da média do sector.

produtos e desenvolvimentos futuros

A GALP ambiciona ser uma referência na transição energética, partindo dos seus negócios “tradicionais” para transformar progressivamente as suas atividades, em alinhamento com a sua estratégia de descarbonização.

Enquanto empresa de referência nos mercados em que atua, tendo-se estabelecido em 2020 como um dos principais operadores solares na Península Ibérica, a GALP tem fortalecido a sua posição com um conjunto de investimentos em parques solares, em Portugal e Espanha, dando continuidade à sua estratégia de produção de energia de fontes renováveis. A produção de biocombustíveis, a partir do co-processamento de matérias-primas, bem como o posicionamento da Empresa nas cadeias de valor do hidrogénio e das baterias para veículos elétricos, são outros exemplos concretos de que esta mudança está já a acontecer.

Neste contexto, a GALP criou também novas unidades de negócio, como a Flow (empresa direcionada para a gestão da mobilidade sustentável) ou a Energia Independente (para potenciar as oportunidades de autoconsumo solar para pessoas e empresas), que respondem de forma muito concreta às preocupações de sustentabilidade e às novas necessidades do mercado e dos clientes no quadro geral da transição energética. Atenta às novas tendências da mobilidade urbana sustentável, onde assume um lugar de destaque na mobilidade elétrica, a GALP tornou-se a primeira Marca do sector a lançar um projeto piloto de bicicletas elétricas produzidas no âmbito de uma parceria com a empresa portuguesa Esmaltina. Estas bicicletas inserem-se no novo conceito GALP Ryde – Regenerate Your Dynamic Energy -, que quer estar ao lado das pessoasnesta passagem para uma mobilidade mais sustentável.

mercado

De origem portuguesa, a GALP é uma Marca global. Desenvolve operações em 11 países e exporta os seus produtos para mais de 50, através das sinergias de uma operação internacional integrada, orientada para a colaboração e para o progresso.

A GALP está presente na casa e nas empresas com energia que contagia, impulsiona, incentiva e transforma. Opera um mix de energias focado na sustentabilidade e na eficiência, que mantém o Mundo em movimento sem esquecer os seus compromissos com os clientes e com o futuro.

COMUNICAÇÃO

Num ano tão desafiante como 2021, onde a pandemia da COVID-19 e o confinamento continuaram a fazer parte da vida das pessoas, a GALP reinventou a sua comunicação com projetos diferenciadores como a Mãe Energia, que contou com a participação de Dolores Aveiro e do apresentador Pedro Fernandes. Ao longo de sete programas, emitidos aos sábados na TVI, esta dupla mostrou como o dia a dia da mãe do melhor do Mundo pode ser facilitado com a vasta gama de produtos e serviços que a GALP disponibiliza aos seus clientes: desde a adesão à eletricidade da GALP, ao carregamento elétrico ou à utilização de serviços para a casa, são múltiplas as vantagens destes novos planos de energias GALP.

A GALP lançou também o movimento Todos os Passos Contam, que desafiou os portugueses a “mexerem-se” por uma causa. Por cada quilómetro percorrido, a caminhar, a pedalar ou a correr, a GALP ofereceu uma refeição a famílias apoiadas pela Rede de Emergência Alimentar. Em três meses, esta iniciativa permitiu oferecer um milhão de refeições. Este foi também o ano em que se disputou o Euro 2020, no qual a GALP entrou mais uma vez em campo e desafiou os portugueses a vestirem o “pijama” para apoiar a Seleção e acreditarem que, com a sua energia, “O Sonho é Renovável”. E se a Seleção Nacional ganhasse de novo o Campeonato Europeu de Futebol? E se Portugal se tornasse num exemplo de sustentabilidade energética a nível mundial? São ambições exigentes, decerto, mas não existem sonhos irrealizáveis. O sucesso de
Portugal no Euro 2016 e o trajeto da GALP rumo à transição energética foram o mote da campanha da GALP para o apoio a Portugal no Euro 2020. Patrocinadora Oficial da Seleção Nacional de Futebol desde 1999, a GALP celebrou também a participação de Portugal no Campeonato Europeu de Futebol de 2020 com a criação de uma versão especial do jogo “Monopólio”.

vantagens competitivas

Os investimentos da GALP na transição energética foram já reconhecidos pelo ranking Bloomberg’s Climate Transition Scores, que, em 2021, colocou a GALP como a segunda melhor operadora mundial de Oil&Gas nesta transição, num ranking que analisou negócios de 39 empresas mundiais de petróleo e gás.

A GALP obteve ainda, e pelo quarto ano consecutivo, a classificação triple-A (AAA), no MSCI ESG Ratings e a posição de liderança mundial no setor integrado de Oil & Gas, mantendo-se no Top 3 das empresas com os melhores desempenhos em matérias ambientais, sociais e de governo corporativo (ESG). Esta é a mais alta classificação nos ratings da Morgan Stanley Capital International (MSCI).

GALP
sabia que?

• A iniciativa Todos os Passos Contam, mobilizou mais de 150 mil pessoas que, de norte a sul de Portugal, contribuíram para atingir um milhão de quilómetros percorridos, demonstrando desta forma o enorme espírito solidário dos portugueses, que serviu para oferecer refeições a famílias carenciadas.

• As bicicletas GALP Ryde (Regenerate Your Dynamic Energy), produzidas em parceria com a empresa portuguesa Esmaltina, têm uma autonomia de 100 km e conseguem carregar, na totalidade, em 4 horas.

• Cada vez mais próxima e preocupada com as necessidades de todos os elementos da Família, a GALP já abriu 11 estações DogWash, que permitem aos clientes darem banho aos seus amigos de quatro patas, depois de um passeio no campo ou na praia.

CARLOS PEDRO PEREIRA
CARLOS PEDRO PEREIRA

Head of Brand & Sponsorships

contactos