Edições

ISQ

2021

O ISQ, uma referência no mundo da tecnologia e da inovação, cria valor através de soluções integradas de engenharia, inspeções técnicas, ensaios, testes e formação, atuando em múltiplos sectores, que vão desde o sector industrial, passando pelos sectores das grandes infraestruturas, petróleo e gás, ciências da vida, energia, aeronáutica e sector aeroespacial. O ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, na melhoria do desempenho operacional, na gestão de ativos e no aumento da sua competitividade.

ISQ
valores da marca

Fundado em 1965 e inicialmente vocacionado para o sector da construção soldada, à época uma tecnologia inovadora e crucial para o desenvolvimento da indústria portuguesa, o ISQ está há mais de 50 anos ao serviço das empresas. Ao longo destas cinco décadas diversificou a sua atividade, oferecendo hoje soluções no âmbito da segurança, do ambiente, da metrologia, das inspeções de instalações e equipamentos elétricos e de construção, e dos ensaios de segurança de bens e equipamentos, tendo sempre como denominador comum os seus valores: Competência, Rigor, Integridade, Independência, Inovação e Confiança.

produtos e desenvolvimentos futuros

O ISQ aposta continuamente em novos produtos e serviços, com ligação direta à promoção do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente os que estão relacionados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU.

Como resultado de décadas de experiência e participação enquanto entidade inspetora nos grandes projetos industriais e civis realizados em Portugal, e o envolvimento em projetos internacionais de I&D, os engenheiros e técnicos especialistas do ISQ garantem a qualidade dos mais de 250 serviços que a Empresa oferece. O ISQ é hoje uma referência no desenvolvimento de novas soluções no âmbito da Indústria 4.0, tendo vindo a apostar numa forte migração para serviços e plataformas digitais como a Internet of Things, Big Data, Data Analytics, Additive Manufacturing e no desenvolvimento de novas soluções no quadro do Hidrogénio Verde.

mercado

O Grupo ISQ está presente em 14 países, com 7 escritórios em Portugal. A sua atividade é suportada por uma rede de 26 Empresas do Grupo, nacionais e internacionais, um conjunto de 16 Laboratórios Acreditados e um total de 1500 colaboradores que integram equipas multidisciplinares e que ajudam os clientes no alinhamento dos seus objetivos de negócio com a regulamentação e normas aplicáveis e no cumprimento das suas metas nas áreas da qualidade, segurança, gestão de ativos e responsabilidade ambiental e social. O Grupo atua em diversos domínios que vão desde a Formação, passando pela Engenharia, Farmacêutica, Segurança Alimentar, Consultoria, entre outras.

O ISQ insere-se no sector das TIC – Testing, Inspection, Certifications – um mercado que vale mais de 200 mil milhões de dólares em todo o Mundo e que mobiliza mais de 150.000 trabalhadores. O ISQ é, hoje, uma das maiores infraestruturas tecnológicas portuguesas, com uma forte presença internacional, disputando já o palco com os melhores do Mundo com quem partilha projetos como o acelerador de partículas (CERN), o reator de energia nuclear limpa (ITER) e o telescópio ELT da ESO (European Southern Observatory).

Um forte investimento em inovação, uma participação em projetos internacionais de I&D e uma forte experiência no sector energético e do Oil&Gas, são competências distintivas do ISQ, reconhecido atualmente como um dos maiores polos tecnológicos privados do País.

COMUNICAÇÃO

A estratégia de marketing e comunicação da Marca ISQ passa por parcerias com reputadas entidades públicas e privadas, a nível nacional e internacional, e ainda por uma forte presença nas redes sociais, por uma interação permanente com os Media e pela organização de eventos, workshops e webinars. Estes últimos promovem a partilha de conhecimento, nomeadamente dos avanços pioneiros do ISQ no universo das TIC.

vantagens competitivas

São múltiplas e reconhecidas as vantagens competitivas do ISQ. Indústria, Tecnologia e Inovação são as premissas que pautam o trabalho desenvolvido pelo Grupo, que contabiliza já mais de 500 projetos internacionais de Inovação e mais de 20.000 cursos de Formação Profissional.

O ISQ apoia os seus clientes na redução do risco, na melhoria do desempenho operacional e aumento de competitividade. O Grupo tem experiência em múltiplos sectores de atividade, estando presente em diferentes geografias, onde oferece serviços inovadores e com valor acrescentado (soluções integradas), nomeadamente através dos seus 16 laboratórios acreditados. O ISQ é hoje uma referência incontornável no mercado dos serviços de inspeção, ensaios, formação técnica e consultoria técnica, reconhecido pela sua independência e qualidade de serviço, e pela sua forte aposta na investigação, desenvolvimento e inovação. Com uma vasta rede de parceiros de Investigação e Desenvolvimento, bem como de parceiros empresariais ao nível nacional e internacional, conta com uma equipa de profissionais experiente e qualificada que lhe permite ser hoje uma Marca que transmite confiança, idoneidade e profissionalismo.

São muitos os Prémios e distinções que tem recebido ao longo de mais de 50 anos, prova incontestável do seu estatuto de Marca de Excelência, entre eles: Ordem de Mérito Agrícola, Comercial e Industrial, entregue pelo Senhor Presidente da República em 2010; "Best of Technological Portugal" na categoria de Sustentabilidade atribuído à Indoor Farming Solution em 2019; "Best of Technological Portugal" na categoria de Mobilidade atribuído à QART em 2018; “Fujitsu Innovation Awards - digital co-creation process” em 2018; “Company with Best Service Quality” atribuído pela EDP em 2018; “Export and Internationalization Awards” categoria Rising Star Awars in the Internationalization e “Energy Project of the Year” atribuído pela Association of Energy Engineers (AEE) ao Hotel Corinthia.

Para além dos inúmeros prémios e distinções, existem ainda grandes feitos que fazem do ISQ uma Marca única no panorama nacional: a Acreditação General Quality Manager do LNEC; ser a primeira empresa portuguesa a integrar um projeto europeu de R&D e a primeira entidade portuguesa independente a efetuar inspeções a veículos automóveis; a formação de mais de 6000 técnicos, entre 1997 e 2000, para a instalação da rede de Gás Natural em Portugal; a fiscalização geral e o acompanhamento da manutenção da Ponte 25 de Abril, desde 1988; a conceção e montagem do sistema de tacógrafo digital português; a inspeção dos meios de apoio para o foguete Ariane V e a coordenação da segurança no Porto Espacial Europeu em Kourou, para a ESA.

ISQ
sabia que?

• Em plena pandemia da COVID-19, o ISQ mobilizou-se para assegurar a continuidade dos seus serviços e para criar novas soluções fundamentais para este momento atual.

• O ISQ garantiu a segurança e a qualidade no transporte e acondicionamento das vacinas da Pfizer e da Moderna.

• Criou competências para análise de EPI – Equipamentos de Proteção Individual e dispositivos médicos.

• Lançou uma abordagem pioneira com base numa metodologia própria que permite às empresas um regresso à atividade económica em segurança através do selo “Covid Out”.

• O Selo “Covid Out” assegura a identificação de fatores de risco, a verificação da eficácia da desinfeção e a análise da qualidade dos produtos de desinfeção, dando aos utilizadores das universidades, hotéis, empresas e espaços de lazer a confiança e segurança necessárias à sua utilização.

PEDRO MATIAS
PEDRO MATIAS

Presidente do Conselho de Administração

contactos