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FIRMO

2021

Fundada em 1951, pela família Santos Carvalho, a FIRMO está atenta às mudanças e tendências do mercado, fazendo do futuro o presente, sem nunca esquecer o passado. Uma referência no comércio de artigos escolares, de papelaria e escritório, que conta já com 70 anos de história no mercado nacional e internacional. Com uma longa tradição industrial, os produtos FIRMO acompanham gerações e tornaram-se ícones indissociáveis da Marca, como o Caderno Azul, a Sebenta ou o Caderno de Estudos.

FIRMO
valores da marca

Passadas sete décadas, os valores tradicionais da FIRMO mantêm-se inalterados: Seriedade e Rigor; Orientação para o Cliente; aposta na Qualidade e na Sustentabilidade; e Ambição.

A FIRMO elege como fatores críticos de sucesso a notoriedade da sua Marca, a eficiência produtiva que lhe aporta competitividade, a qualidade – do produto, do serviço e da organização – e a capacidade de diferenciação pela inovação e design ao nível do produto. A Marca reconhece, ainda, que as suas vantagens competitivas se centram na capacidade de diferenciação que apresenta, fruto da forte componente de design que incorpora nos seus produtos.

Emocionalmente envolvente, diferenciadora, com um papel ativo e responsável em todas as áreas de atuação, a estratégia da FIRMO assenta em três pilares fundamentais: o serviço de excelência, o desenvolvimento sustentável e a otimização dos seus recursos.

produtos e desenvolvimentos futuros

O portfólio da FIRMO é muito amplo, pelo que a Marca consegue oferecer produtos com uma grande variedade de preços, com um design apelativo e uma excelente relação qualidade preço, proporcionando bom valor acrescentado aos clientes retalhistas e ao consumidor final.

O design, a qualidade e a inovação são, cada vez mais, fatores-chave na criação e desenvolvimento das linhas de produto FIRMO.

Nos últimos anos, e seguindo as tendências do mercado, o foco da Marca tem assentado na criação e desenvolvimento de produtos diferenciados e inovadores, que acrescentem valor e proporcionem boas experiências. A linha Silver & Copper e a nova App FIRMO AR, são um bom exemplo dessa nova estratégia da Marca. Silver & Copper é uma coleção premium e sustentável com papel 90 g de certificação FSC, com acabamento metalizado e texturizado, super trendy e agradável ao toque.

É a Emotions Collection da FIRMO. Em 2021, no Regresso às Aulas, a Marca quis passar as emoções do papel para o digital, oferecendo ao mercado algo diferenciador, e assim nasce a FIRMO AR. Uma App de realidade aumentada, interativa e com funcionalidades divertidas, que promete mudar o mood dos utilizadores, proporcionando experiências e criando engagement com o target girly. Nos próximos anos, a aposta da Marca vai continuar a passar pela oferta de produtos com tecnologia, tendo já alguns projetos em desenvolvimento.

Por outro lado, as questões ambientais são também muito importantes para a FIRMO e para o mercado – que está cada vez mais sensível ao tema da sustentabilidade -, o que faz com que a Marca tenha, nos últimos tempos, vindo a investir em conceitos e materiais mais eco-friendly, que permitem a redução da pegada ecológica. A linha Re.Cycling e o novo Master Collection Eco são dois exemplos. A Re.Cycling é uma coleção de mochilas e bolsas sustentáveis, feitas com garrafas de plástico recolhidas do fundo do oceano. O novo Master Collection Eco, com o mote “Faz parte do movimento sustentável”, é uma nova edição dos cadernos premium eco-friendly. Para além do papel 90 g premium com certificação FSC, tem também uma capa em plástico reciclado e reciclável. Reutilizar, Reduzir e Reciclar são lemas da FIRMO.

mercado

Com sede no norte do País, no Porto, a FIRMO, além de fabricante, é também distribuidor, nalguns casos em exclusivo, das principais Marcas de papelaria e de office supplies e opera em diversos canais: mercado grossista, duas lojas cash & carry, com um canal Online em franco crescimento, forte presença nas Grandes Superfícies, o mercado Corporate e também a Exportação, marcando presença em mais de 20 países. Mais recentemente, e com a aquisição da Staples Portugal, passa também a operar no canal/segmento particular e empresarial, ultrapassando a faturação global do Grupo os 100 milhões de euros.

COMUNICAÇÃO

Acreditando, nos dias de hoje, na importância da individualidade, a FIRMO criou uma assinatura – “O Teu Papel” - que firma a sua estratégia de comunicação, assente, essencialmente, em campanhas e ações below-the-line. A FIRMO aposta nos meios digitais tendo uma presença dinâmica nas redes sociais, plataformas fundamentais para um contacto mais próximo com o consumidor final. O target mais jovem vive no digital e é aí que a FIRMO consegue criar engagement, nomeadamente através de soluções inovadoras e diferenciadas que permitem vivenciar os produtos FIRMO de uma forma muito mais interativa e divertida, como é o caso da nova App FIRMO AR.

Numa lógica B2B, a FIRMO investe no trade marketing, proporcionando diversas soluções de merchandising e animação de loja, tanto no mercado tradicional como no mercado moderno. São ações importantes que potenciam vendas e se traduzem num aumento da notoriedade da Marca. Também neste segmento, é fundamental o recurso a ferramentas digitais, como as newsletters.

A FIRMO é presença assídua nas principais feiras do sector e organiza, a nível nacional, um evento anual para lançar as novas coleções e outras novidades. Em Março de 2020, e enquadrado na política de sustentabilidade, um dos valores da Empresa, a FIRMO alterou o conceito de exposição e criou um showroom permanente nas suas instalações em Vila Nova de Gaia, uma área de exposição com mais de 150m2 que nasce da reutilização de contentores marítimos. Um projeto sustentável e com baixo impacto ambiental, do qual a FIRMO se orgulha.

vantagens competitivas

Com setenta anos de história, a FIRMO é uma Marca muito acarinhada e que “faz parte do imaginário” nacional, o que resulta numa elevada notoriedade junto do consumidor que, segundo um estudo realizado pela KS Consulting, a associa a Tradição, Qualidade e Sustentabilidade.

FIRMO
sabia que?

• Durante a pandemia, a FIRMO procurou ativamente ajudar aqueles que estavam na linha da frente na resposta à COVID-19, oferecendo a diversas instituições, como o IPO do Porto e o Hospital S. António, material para a produção de viseiras de proteção. Prestou ainda apoio a diversas Instituições de Solidariedade Social.

• No contexto pandémico, surgiram novas necessidades e com elas novos produtos, como foi o caso da gama Re.Cycling, uma linha de mochilas e bolsas com detalhes muito práticos, que incluem um recipiente para álcool gel e uma bolsa porta-máscaras; ou a adaptação da linha de pastas de arquivo Silky a uma versão stay safe, com a inclusão de uma bolsa no seu interior para guardar a máscara.

• A aquisição da Staples Portugal, em Maio de 2021, traz uma importante complementaridade aos negócios da FIRMO: 34 lojas físicas (retalho) a nível nacional, e-commerce e segmento Corporate. A FIRMO, uma empresa fabricante e grossista que atua numa lógica B2B, passou então a ter, através desta participada, um contacto mais próximo e direto com o consumidor final.

MIGUEL SANTOS CARVALHO
MIGUEL SANTOS CARVALHO

Administrador

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