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GALP

2020

No contexto da procura de uma vida melhor, a GALP tem apostado em "fomentar a partilha de boa energia" mobilizando a sociedade para uma mudança de atitude que está ao alcance de todos. Com a campanha "Hoje é um bom dia para mudar" a GALP colocou na agenda a importância que os pequenos gestos têm na construção de um futuro mais sustentável: seja nas pequenas rotinas em casa; na forma como nos relacionamos com os outros; na capacidade de adotarmos pequenos gestos que melhoram a nossa comunidade; ou no esforço em assumir comportamentos mais sustentáveis.

GALP
valores da marca

"Fomentar a partilha de boa energia" tem sido o mote orientador da Marca na sua comunicação e construção de oferta. Mas este ano trouxe desafios sem precedentes, obrigando a GALP a reorientar o papel que assume na sociedade e na vida de cada um, no sentido de ajudar e apoiar num momento de enorme dificuldade, reforçando assim a sua relevância junto das pessoas.

A GALP acredita que a relevância de uma Marca existe quando esta tem um impacto concreto, real, na vida das pessoas. Por isso, ajustou os seus planos, estabeleceu novas prioridades, arregaçou as mangas e assumiu "à letra" o papel de "life enabler", concretizando um plano de contingência que visou assegurar o bem-estar dos colaboradores, e a operacionalidade de infraestruturas críticas para a economia nacional e para os consumidores.

produtos e desenvolvimentos futuros

No contínuo esforço de se aproximar das pessoas e das suas preocupações, a GALP avançou com parcerias com a Uber Eats e com a Glovo para disponibilizar nestas plataformas os produtos das suas lojas. Uma forma de tornar a sua oferta mais acessível às famílias.

E porque o impacto na vida das pessoas passa também por fazer claras apostas no futuro, a Empresa investiu em soluções energéticas mais sustentáveis, através dos planos GALP Electric, lançados no final de 2018 – e que foram os primeiros planos integrados de energia para casa e estrada em Portugal – e concretizou a aquisição do negócio solar em Espanha, que tornou a GALP no maior operador solar da península ibérica. Ainda neste âmbito, o ano de 2020 viu nascer a empresa Energia Independente powered by GALP, que aposta em soluções solares de autoconsumo no mercado ibérico, reforçando a sua aposta na transição energética que continuará a ser feita nos próximos anos.

O foco da Empresa na inovação e na procura de novos modelos de negócio também não parou. A nova Fábrica de Inovação Up - Upcoming Energies foi criada para aproximar a GALP do ecossistema de inovação, empreendedorismo
e start-up. No âmbito da procura de novas soluções para a realidade crescente da mobilidade elétrica, foram desenvolvidos pilotos de novas tecnologias, como os carregamentos on demand para baterias de veículos elétricos, testados no Algarve e em Cascais durante o verão.

No âmbito da inovação, a GALP lançou ainda outros projetos, como o Dog Wash. Um formato já disponível em Oeiras, que permite aos clientes darem banho aos seus amigos de quatro patas depois de um passeio no campo ou na praia. Uma forma da Marca responder à importância que os animais de companhia assumem, cada vez mais, nas famílias dos grandes centros urbanos.

Em resumo, num ano absolutamente atípico
e que virou de pernas para o ar os planeamentos, as estratégias e orçamentos previstos para 2020, a GALP conseguiu reinventar-se a todos os níveis. Num novo contexto, em território desconhecido, mas com a energia de sempre.

mercado

De origem portuguesa, a GALP é uma Marca global. Desenvolve operações em 11 países e exporta os seus produtos para mais de 50, através das sinergias de uma operação internacional integrada, orientada para a colaboração e para o progresso.

A GALP está presente na casa e nas empresas com energia que contagia, impulsiona, incentiva e transforma. Opera um mix de energias focado na sustentabilidade e na eficiência, que mantém o mundo em movimento sem esquecer os seus compromissos com os clientes e com o futuro.

COMUNICAÇÃO

A comunicação da GALP tem sido um caso de sucesso, ao longo dos seus mais de 40 anos. Embora a pandemia tenha colocado em suspenso alguns dos pilares estratégicos que a Empresa tinha definido para a comunicação da sua Marca em 2020 – nomeadamente os patrocínios à Seleção Nacional no Euro 2020 e os patrocínios a festivais como o Rock in Rio, o GALP Beach Party ou o Festival Músicas do Mundo –, a GALP não deixou de trabalhar alguns dos seus eixos estratégicos, mesmo que condicionados à nova realidade.

O formato "E se a vida começasse agora?" foi um exemplo perfeito de adaptação a um contexto muito específico. No fim de semana que marcaria o início do festival, a GALP e o Rock in Rio uniram esforços para uma emissão especial de várias horas, nas redes sociais e na SIC Radical, que juntou a comunidade artística e os fãs.

vantagens competitivas

Em pleno período de confinamento por força da pandemia da COVID-19, a GALP ofereceu 30 ventiladores ao SNS; juntou-se
a um conjunto de empresas para comprar e oferecer mais 126 ventiladores aos hospitais; ofereceu combustível ao INEM; e forneceu energia gratuita a 500 IPSS e ao hospital de campanha montado no Pavilhão Rosa Mota, no Porto. Neste âmbito solidário, a Marca cedeu hotspots GALP (aquecedores a gás) para aquecer abrigos montados em Lisboa para os sem-abrigo; foi parceira de mobilidade da Rede de Emergência Alimentar, e juntou-se à TVI e à Rádio Comercial para levar um "Camião da Esperança" que percorreu as zonas mais isoladas, do interior, para fazer cerca de 100
testes por dia à COVID-19. Uma iniciativa que permitiu que as zonas mais remotas do País não ficassem esquecidas. Em paralelo, distribuiu computadores aos filhos dos seus colaboradores respondendo ao desafio do ensino à distância.

O impacto destas iniciativas foi enorme e teve um reconhecimento real na perceção dos portugueses. O resultado do estudo anual RepScore – Reputação e Relação Emocional das Marcas com os cidadãos Portugueses durante os primeiros seis meses do período de pandemia (1 de março a 31 de agosto) – apresenta a GALP como a Marca com melhor índice de reputação e relação emocional no sector da energia.

GALP
sabia que?

Durante o período de confinamento, a GALP ofereceu 30 ventiladores ao SNS, contribuiu para a compra de mais 126 ventiladores, ofereceu combustível ao INEM e energia a 500 IPSS e ao hospital de campanha montado no Pavilhão Rosa Mota.

A Marca cedeu aquecedores a gás para abrigos em Lisboa, foi parceira de mobilidade da Rede de Emergência Alimentar, e juntou-se à TVI e à Rádio Comercial na iniciativa "Camião da Esperança", que permitiu fazer testes
à COVID-19 no interior do País.

Porque os filhos dos colaboradores nunca ficam esquecidos, a Empresa ofereceu-lhes computadores para responder ao desafio do ensino à distância.

CARLOS PEDRO PEREIRA
CARLOS PEDRO PEREIRA

Head of Brand & Sponsorships

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