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GALP

2018

No ano em que comemora 40 anos, a GALP, um dos motores de mudança dos nossos tempos, mantém-se fiel à sua filosofia – criar soluções inovadoras para continuar a fazer o mundo andar para a frente. A sua inovação é, assim, a energia que cria energia. Uma energia contagiante que só um player global e integrado consegue criar para que as coisas boas aconteçam.

GALP
valores da marca

Passados 40 anos desde a sua fundação, a GALP é hoje uma empresa integrada de energia, cuja missão é assegurar um equilíbrio energético que mantém o mundo em andamento, através de um vasto e inovador portfólio de serviços e soluções. Uma Marca de energia que cria energia, há mais de quatro décadas, para que as coisas boas aconteçam.

Os valores da Marca são a Confiança – expressão da sua ética, transparência e integridade; a Parceria – gera valor através de relações sólidas com os seus stakeholders; a Agilidade – que lhe permite adaptar-se a novas situações e aprender novas formas de trabalhar e alcançar os seus objetivos; a Inovação – promovendo novas ideias que contribuem para criar e desenvolver novos processos, métodos, produtos e serviços; e a Sustentabilidade desenvolvendo soluções que persistem no tempo e garantem a sustentabilidade nas vertentes económica, ambiental e social.

produtos e desenvolvimentos futuros

Há 40 anos à frente do seu tempo, a GALP tem--se adaptado às circunstâncias do mercado em que está inserida, impondo-se com altos níveis de notoriedade, renovando-se constantemente e reajustando o seu posicionamento. Hoje, a GALP é uma empresa de energia única que fornece produtos que aumentam a qualidade de vida e melhoram o dia a dia de todos os seus clientes – seja um jantar de amigos ou uma viagem de família inesquecível.

A GALP é atualmente uma empresa universal, que se abriu ao mundo energético global e está presente em toda a cadeia de valor do petróleo e gás natural, e na comercialização de eletricidade. Esta realidade é fruto da sua ambição e espírito de desafio, que fez dela uma das empresas responsáveis pelas duas maiores descobertas de petróleo e gás natural das últimas décadas, no Brasil e em Moçambique.

Orientada para a inovação, de perfil tecnológico e comprometida com o futuro de todos os seus clientes, a GALP acredita que para alcançar o sucesso tem de continuar a sua estratégia de preparação e rigor, sobretudo na pesquisa e desenvolvimento, uma área crítica para o futuro de todos.

É esta crença de fazer as coisas andarem para a frente – dar energia às pessoas para que estas possam perseguir os seus sonhos e paixões - que constitui o propósito e o compromisso da Marca GALP.

mercado

A GALP é uma Marca internacional que atua no mercado energético, sendo a empresa de referência a nível nacional. Em Espanha, presente desde 1979, está em todos os segmentos de negócio, desde o retalho ao industrial, incluindo combustíveis, GPL, químicos, gás natural e eletricidade. Em Angola, a rede de retalho da GALP é constituída por mais de 40 estações de serviço, através da Sonangalp que endossa igualmente a Marca GALP.

Em Cabo Verde a GALP distribui produtos petrolíferos através da Enacol – Empresa Nacional de Combustíveis, da qual é a principal acionista. Na Guiné-Bissau, os postos de abastecimento combinam a Marca GALP e a Petromar nos seus postos, enquanto que em Moçambique, a rede de retalho GALP cobre todo território nacional com mais de 50 estações de serviço. Na Suazilândia, as atividades da GALP incluem a comercialização e distribuição de lubrificantes, GPL e combustíveis líquidos. A GALP está ainda presente no Brasil onde atingiu o marco histórico dos 100 milhões de barris de petróleo e gás produzidos e onde tem vindo a consolidar a sua posição como terceira maior produtora concessionária de petróleo e gás natural.

COMUNICAÇÃO

A história da Marca funde-se com a história da comunicação em Portugal. São inúmeras as campanhas da GALP que marcaram o panorama nacional, ficando para sempre na mente dos consumidores.

Entre as campanhas mais emblemáticas da Marca destacam-se: em 2002, a campanha institucional de lançamento da sua nova identidade e do seu novo posicionamento, eternizados na memorável assinatura "GALP Energia - a sua energia positiva"; em 2004,  a campanha que deixou o País a cantar “Menos Ais, Menos Ais, Menos Ais”, o hino criado para apoiar a Seleção Nacional no Euro 2004; em 2006, a nova garrafa de gás Pluma trouxe-nos a memorável “Miúda do gás”, em 2009, com a campanha contra os lugares vazios, a GALP alertou para o problema do excesso de carros que diariamente entram nas cidades, propondo a adoção da prática de carsharing; e em  2016, a Marca volta a reinventar-se com uma energia, que cria energia – um novo posicionamento que revela uma empresa mais orientada para a tecnologia e para a inovação.

A nova e atual assinatura da Marca “Energia cria energia”, traduz a missão da GALP, inspirada no seu espírito de parceria e na forte componente tecnológica por detrás da sua atividade. Um convite irrecusável que estimula a Marca a ir cada vez mais longe.

Já este ano, a GALP “Leva Portugal a Peito”, o lema da sua campanha de apoio à Seleção Nacional de futebol no Mundial de 2018.

Com esta campanha a Marca quis mostrar ao mundo que Portugal é muito mais do que o Campeão Europeu de futebol e de futsal e o Campeão do Mundo de futebol de praia. Portugal é, também, o País dos melhores Chefs, das melhores praias, dos melhores vinhos e dos melhores destinos turísticos – alimentados pela energia de todos os portugueses.

vantagens competitivas

Desde as suas origens, a história da GALP está amplamente associada à evolução industrial de Portugal. Porém, os últimos 40 anos revelam a história de uma Marca que teve a agilidade de se adaptar a um mundo em constante mudança, tendo sido mesmo um dos motores e referência relevante dessa mudança. Esta é uma das suas principais vantagens competitivas – a sua capacidade de evoluir, de se superar, a cada etapa de desenvolvimento.

Sendo hoje uma Marca orientada para a inovação, de forte perfil tecnológico e comprometida com um futuro sustentável, a GALP continuará a refletir o negócio e os valores da empresa, mantendo relações próximas e relevantes com os seus consumidores, mostrando que alcançar o sucesso exige preparação e rigor, mas também muita flexibilidade e agilidade na identificação de novas oportunidades e na implementação de novas estratégias.

GALP
sabia que?

A denominação comercial GALP e a letra inicial do logótipo comercial 'G', foram lançados em 1978.

O acrónimo GALP deriva do final da palavra Petrogal, a que se acrescentou o P de Portugal. O lettering inicial da Marca foi feito de curvas articuladas com ângulos, sugerindo um circuito automobilístico.

A GALP foi a primeira Marca em Portugal a ter um festival de música com o seu nome. A edição de estreia do festival GALP Energia teve lugar, em junho de 2003, no antigo Estádio de Alvalade.

A campanha da GALP durante o Euro 2004 gerou um movimento sem precedentes: entrou no top de vendas do programa de TV Top+, gerou mais de 40 mil referências no Google e obteve um reconhecimento dos consumidores superior a 85%

Desde 2016 que o design do símbolo GALP foi modernizado e acrescentada uma visão multidimensional, conferindo-lhe um sentido de agilidade, inovação e proximidade..

JOANA GAROUPA
JOANA GAROUPA

Diretora de Marketing e Comunicação

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