Edições

GALP

2019

No ano em que comemora 40 anos, a GALP, um dos motores de mudança dos nossos tempos, mantém-se fiel à sua filosofia – criar soluções inovadoras para continuar a fazer o mundo andar para a frente. A sua inovação é, assim, a energia que cria energia. Uma energia contagiante que só um player global e integrado consegue criar para que as coisas boas aconteçam.

GALP
valores da marca

A GALP é, hoje, um símbolo de modernidade e inovação, um exemplo de evolução contínua e de capacidade de rasgar fronteiras, uma referência económica e social, com princípios éticos, de integridade e transparência muito vincados.

A relevância alcançada pela Marca da GALP a nível global tem sido alicerçada numa forte capacidade de adaptação ao novo. Com um perfil fortemente tecnológico, que a tem dotado da flexibilidade e da agilidade necessárias para acompanhar as mudanças do mundo, a GALP complementa esta capacidade com a resiliência, a visão e a inspiração que lhe tem permitido, de alguma forma, ultrapassar os desafios de cada momento e em cada momento antecipar o futuro.

O caminho de sucesso que a GALP percorreu nestes 40 anos pode, por isso, ser também encarado como um track record que estimula a confiança na Empresa para os momentos decisivos que hoje se vive no sector da energia.

produtos e desenvolvimentos futuros

Há mais de 100 anos que a GALP traça um caminho de inovação, através da exploração e produção de petróleo e gás natural; da refinação e distribuição de produtos petrolíferos; da distribuição e venda de gás natural e da geração e comercialização de eletricidade. A Marca posiciona-se como uma empresa integrada de energia, que desenvolve negócios rentáveis e sustentáveis, tendo como objetivo criar valor para os seus stakeholders.

A estratégia da Empresa está suportada no desenvolvimento de um portefólio resiliente, integrado com um negócio de downstream eficiente e competitivo, suportado por soluções inovadoras e diferenciadoras que promovem a transição para uma economia de baixo carbono. Esta estratégia está alicerçada numa capacidade financeira sólida, numa cultura centrada na experiência dos clientes e em parcerias ágeis, inovadoras e de base tecnológica.

Nos últimos anos, a GALP desenvolveu uma estratégia de mobilidade elétrica focada numa oferta comercial integrada, o Galp Electric, com a integração de soluções de carregamento de carros elétricos na oferta de G&P. A Empresa é um operador líder nesta área, com 18 pontos de carregamento rápido, 28 pontos de carregamento normais e um plano ambicioso de expansão da sua rede de mobilidade elétrica. A GALP está também a trabalhar para reduzir a sua intensidade carbónica em 25% na refinaria de Sines e em 15% na refinaria de Matosinhos, face a 2013. E a partir de 2021, consumirá apenas eletricidade 100% renovável nas suas operações em Portugal, reduzindo as suas emissões de gases com efeito de estufa de âmbito 2 para aproximadamente zero. Este caminho está a ser complementado por uma estratégia robusta que dotará a GALP de um portefólio cada vez mais sustentável de produtos e serviços. Neste contexto, o projeto de produção de gás natural que está a desenvolver em Moçambique terá um impacto significativo no aumento do peso do gás no seu portefólio, ajudando de forma evidente a promover a transição energética. Todo este trajeto será consolidado por um investimento em energias de baixo carbono e novos modelos de negócio que representará cerca de 5% a 15% do investimento futuro da Empresa nos próximos anos.

Paralelamente, a estratégia da GALP assenta numa cultura meritocrática de autonomia e responsabilização, que promove o desenvolvimento do talento. Com esta abordagem, a GALP prepara-se para enfrentar as dinâmicas e os desafios do sector energético num enquadramento incerto e complexo, investindo nos ativos e nas vantagens competitivas da Empresa. A GALP considera que a garantia da proteção das pessoas, do ambiente e dos ativos, assim como das comunidades em que opera, e a adoção de uma conduta ética são indispensáveis à sua atuação e execução estratégica.

mercado

De origem portuguesa, a GALP é, hoje, uma Marca global. Desenvolve operações em 11 países e exporta os seus produtos para mais de 50, através das sinergias de uma operação internacional integrada, orientada para a colaboração e para o progresso.

A GALP está presente na casa e nas empresas com energia que contagia, impulsiona, incentiva e transforma. Opera um mix de energias focado na sustentabilidade e na eficiência, que mantém o mundo em movimento sem esquecer os seus compromissos com os clientes e com o futuro.

COMUNICAÇÃO

Como a liderança se faz também pelo exemplo, a GALP lançou, em 2019, uma campanha que mobilizou a sociedade para a mudança que está em curso - “Hoje é um bom dia para mudar”.

A Marca sabe que essa mudança está ao alcance de todos e que ela será tanto mais robusta quanto mais pessoas abraçarem este movimento. Esta campanha contou com um conceito disruptivo, que apelou à mudança de forma muito incisiva, e com um plano de comunicação integrada, que privilegiou a inovação, a proximidade e a interação com os consumidores.

Com esta campanha, a GALP defendeu que todos os dias são um bom dia para abraçar esta mudança, assumindo esse mote para fora, motivada pela força do trabalho que está a fazer internamente. Em 2018, por exemplo, a GALP reduziu as suas emissões de gases com efeito de estufa em mais de 500 mil toneladas (kt), em resultado de um programa estruturado de investimentos, contribuindo ainda para que os seus clientes e consumidores que abastecem na rede GALP reduzam, igualmente, a sua pegada ambiental.

vantagens competitivas

A GALP sabe  que a transição energética que o planeta exige é urgente e prioritária. E sabe também que a confiança dos seus clientes só se manterá se acompanhar as suas preocupações. Ora, isso pressupõe garantir a cada uma dessas pessoas que a transição terá de ser ambientalmente adequada, socialmente justa e economicamente equilibrada, e é esse o foco da sua Energia.

O peso crescente que a sustentabilidade e os desafios climáticos têm assumido nas preocupações da sociedade e dos decisores políticos motivou já uma resposta efetiva da GALP, nomeadamente com um conjunto de iniciativas que promovem uma relação equilibrada entre a satisfação das necessidades energéticas dos clientes e a minimização da intensidade carbónica da sua atividade. As distinções de que a Empresa tem sido alvo, em 2019, pelo CDP – Driving Sustainable Economies, como uma das empresas líderes na estratégia e gestão das alterações climáticas, ou pelo Dow Jones Sustainability Indices, como empresa mais sustentável da Europa e a 3.ª melhor do mundo no sector Oil & Gas Upstream & Integrated, são um reflexo evidente do caminho que a GALP está a percorrer e que quer liderar.

GALP
sabia que?

Desde a liberalização do sector elétrico, em 2006, que a GALP deixou de ser uma empresa que atua exclusivamente na área dos combustíveis, para se assumir como uma empresa de Energia, que facilita o dia a dia dos seus clientes e consumidores, nos mais diversos momentos de consumo, dentro e fora de casa.

Com a campanha “Hoje é um bom dia para mudar”, a GALP obteve os maiores níveis de agrado e de envolvimento de sempre, superando mesmo a campanha do Mundial 2018 “Leva Portugal a Peito”, a campanha institucional do sector mais eficaz, até à data.

CARLOS PEDRO PEREIRA
CARLOS PEDRO PEREIRA

Head of Brand & Sponsorships

contactos