Edições

NOVA SBE

2023

A NOVA SBE tem assumido um papel de vanguarda e delineado a sua missão: ser uma escola para um futuro melhor e mais sustentável, uma comunidade que ultrapassa fronteiras, formada por cidadãos do mundo que queiram deixar o seu contributo. Tudo isto passa pela cocriação de projetos inovadores que façam a diferença, criando impacto nos negócios e na sociedade.

NOVA SBE
valores da marca

A NOVA SBE tem a missão de contribuir para a sociedade, assentando em valores como Rigor e Excelência em todas as atividades; Impacto, patente no compromisso de transformar o mundo de um modo responsável e inclusivo; e Abertura ao mundo e Conectividade, a fim de gerar um envolvimento cada vez maior com a comunidade global. E, acima de tudo, Vanguardismo, que se reflete numa personalidade inovadora, disruptiva e destemida.

produtos e desenvolvimentos futuros

A NOVA SBE está em constante evolução e adaptação às necessidades de alunos, participantes e organizações, para criar um impacto positivo na sociedade. Para cumprir esse seu desígnio, em breve irá lançar alguns projetos. O NOVA SBE Voice Leadership Initiative é um ecossistema de pequenas e médias empresas, associações, organizações de grande dimensão, fundações, media e especialistas que se juntam para contribuir para a competitividade das PMEs em Portugal, através da educação, impactando positivamente 2% do PIB nacional. O NOVA SBE Impact Program é um fórum de cocriação, constituído por um grupo restrito de representantes de parceiros, focado em três iniciativas estratégicas, que se envolvem na construção de um roadmap de impacto da Escola. As Estoril Conferences 2024, que, à semelhança do que aconteceu em 2023, serão organizadas pela NOVA SBE e terão lugar no campus de Carcavelos. A formação de executivos terá uma nova campanha - Infinite Learning - para atualizar a sua proposta de valor, fexibilizando ao máximo o acesso à formação, com a possibilidade de customizar toda a jornada educativa, escolhendo o formato, a duração, o tipo de programa (intensivo, pós-graduações, mestrados executivos ou apenas um módulo) e, até, o modo de pagamento. E, por fim, para fomentar o empreendedorismo em diversas áreas, a escola tem vários knowledge centers e projetos, entre os quais um ecossistema de inovação – o NOVA SBE Innovation Ecossystem - que junta centros de investigação aplicada, professores, alunos, start-ups e empresas, num espaço aberto, onde inovação, educação e pesquisa vivem juntos. O NOVA SBE Haddad Entrepreneurship Institute pretende equipar os alunos com uma mentalidade empreendedora, construindo uma comunidade dinâmica ao lado de várias start-ups e empresas parceiras. O NOVA SBE Westmont Institute for Tourism and Hospitality dedica-se ao conhecimento, planeamento e tomada de decisão na área do turismo.

mercado

No que diz respeito a Licenciaturas, a NOVA SBE é reconhecida como a principal escola de negócios em Portugal. No mercado nacional, estes programas contam, em média, com uma procura três vezes superior à oferta, e apenas cerca de 600 alunos de topo ingressam na Escola. A excelência académica é o principal fator que influencia a escolha.

No mercado dos Mestrados Pré-experiência, a atuação da escola é verdadeiramente internacional: os programas contam com mais de 60% de alunos estrangeiros, de 85 nacionalidades. A grande maioria provém da Europa, de países como a Alemanha, Itália, França, Áustria e Bélgica. A Escola tem conseguido ampliar fronteiras para o continente asiático, com a China e a Índia a destacarem-se dos restantes países.

A NOVA SBE tem a escola número um de Portugal no que diz respeito à Formação de Executivos, que também tem aumentado significativamente a capacidade de atrair participantes de outros países. As geografias que mais procuram a Escola para a formação são a Europa do Norte e a Espanha, mas também o Brasil e vários países africanos, pela partilha da mesma língua. Com menos intensidade, mas com cada vez maior presença, surgem os EUA e a Índia.

Os Mestrados Executivos vão na segunda edição e contam com cinco áreas de especialização: Marketing & Estratégia, Liderança, Finanças & Mercados Financeiros, Gestão e Inovação & Empreendedorismo.

COMUNICAÇÃO

No ano de 2023, A NOVA SBE centrou a sua comunicação em três grandes campanhas multiplataforma: Mestrados, Mestrados Executivos e resultados dos rankings do Financial Times.

Com início em janeiro de 2023, a campanha de Mestrados contou com uma fase teaser, dirigida a um target entre os 21 e os 30 anos, com um look jovem, descontraído, enérgico
e irreverente. O conceito partiu da ideia de que “o conhecimento é luz”. Assim, surgiu o claim da campanha: “Don’t be left in the dark. Your future starts here”. Jogando com este conceito, usou um “ring light”, com 1,40 metros, iluminado por LEDs multicor, que mudava de cor consoante o mestrado. A campanha esteve presente no website da Escola, redes sociais, publicidade editorial, outdoors e televisão.

Partindo desta campanha, o conceito teve continuidade para promover os cinco Mestrados Executivos. O claim evoluiu para “Illuminate your path. Your future starts here” e as imagens adquiriram um look mais sóbrio, atendendo ao target mais velho. Os materiais resultantes desta campanha foram exibidos em outdoors, mupis, rádio e televisão, bem como no website da Escola e redes sociais.

Para celebrar os resultados dos rankings do Financial Times de 2023, a Escola apostou numa estratégia multimeios, que incluiu publicidade e “branded content”. O claim desta campanha — “On our way to the top” — permitiu refletir sobre o caminho trilhado há vários anos e o que falta para chegar ao primeiro lugar.

vantagens competitivas

A NOVA SBE é considerada a escola de negócios líder em Portugal e está entre as melhores do mundo. Este reconhecimento tem sido renovado, ano após ano, pelo ranking do Financial Times, que colocou o Mestrado Internacional em Finanças em 11.º no mundo, o Mestrado Internacional em Gestão em 15.º e a formação de executivos na 18.ª posição.

Em 2023, a NOVA SBE recebeu o prémio da Marketeer para “Melhor Instituição de Ensino”, arrecadou um galardão da Superbrands 2022 e ganhou dois prémios OnStrategy, para “Marca com maior Reputação” e “Sustentabilidade” na categoria de institutos e universidades. Além destes, a NOVA SBE foi ainda distinguida pelos prémios Human Resources 2023, Meios & Publicidade 2022 e obteve o terceiro lugar do prémio EUPRIO.

Além de todos estes reconhecimentos, a NOVA SBE juntou-se ainda à UNITAR das Nações Unidas, para inaugurar o primeiro Centro de Treino para Autoridades e Líderes (CIFAL) em Portugal.

NOVA SBE
sabia que?

Em 2023, a NOVA SBE organizou uma conferência de imprensa no Metaverso. A Escola criou um espaço virtual para acolher o evento NOVA SBE Press Preview, desenvolvido pelo NOVA SBE Digital Experience Lab, que contou com a presença de 20 jornalistas e investigadores. Esta experiência virtual valeu o terceiro lugar
no prémio internacional EUPRIO.

A NOVA SBE criou uma área de Inclusão e Diversidade. Em março de 2023, organizou um concerto solidário pela Turquia e a Síria, para ajudar a mitigar os efeitos dos sismos nestes países, que contou com atuações de Salvador e Luísa Sobral, Janeiro e Milhanas.

As Conferências do Estoril foram novamente organizadas pela NOVA SBE. A edição deste ano teve como tema “re-humanizar o mundo” e levou ao campus de Carcavelos dezenas de speakers e especialistas em diversas áreas. O evento passou a ser anual, conta com
a parceria da NOVA Medical School e com uma nova Direção Executiva, assumida por Laurinda Alves.

Foi criada a iniciativa Partners for Impact para envolver os parceiros da Escola na construção do “roadmap” de impacto da mesma e na melhoria de ofertas formativas para as organizações.

SUSANA FERREIRA
SUSANA FERREIRA

Marketing & Communication Director Nova SBE Executive Education

contactos