Edições

NOVA SBE

2022

Nos últimos 40 anos, a NOVA SBE tem assumido um papel de vanguarda e delineado a sua missão: participar ativamente para transformar positivamente a sociedade, tornando-a mais justa e sustentável. Ser mais do que uma escola – uma comunidade que ultrapassa fronteiras, formada por cidadãos/ãs do mundo, que queiram deixar, também, o seu contributo. Tudo isto passa pela cocriação de projetos inovadores que façam a diferença, para que todos consigamos crescer coletivamente.

NOVA SBE
valores da marca

Amanhã, tal como hoje, a NOVA SBE tem um papel e uma missão fortes para contribuir para a sociedade, assentando em valores como o rigor e a excelência em todas as atividades, impacto, patente no compromisso de transformar o mundo de um modo responsável e inclusivo, a abertura ao mundo e a conectividade, a fim de gerar um envolvimento cada vez maior com a comunidade global. E, acima de tudo, vanguardismo, que se reflete numa personalidade inovadora, disruptiva e destemida.

produtos e desenvolvimentos futuros

A NOVA SBE está a apostar em dois grandes pilares para criar impacto na sociedade: a inovação e a sustentabilidade. Neste sentido, vai organizar o iNOVAFest, um Festival de cinco dias de cocriação, de conversas e de encontros entre diferentes agentes, explorando o poder e potencial da inovação aberta e colaborativa, para uma disrupção melhor para todos/as. Criou ainda o NOVA SBE Open & User Innovation Knowledge Center, um centro de investigação dedicado ao desenvolvimento e investigação, para produzir conhecimento científico multidisciplinar sobre gestão da inovação. Concentrará, igualmente, as principais atividades de investigação do Patient Innovation, uma plataforma digital que liga doentes, cuidadores/as e outros/as agentes de cuidados de saúde e permite partilhar soluções inovadoras na área. Já na área da sustentabilidade, a 1.ª edição do NOVA SBE Sustainability Journey – um megaevento sobre desenvolvimento sustentável que agrega programas educativos, eventos, conferências e debates – teve lugar em junho, reunindo mais de 300 participantes, 30 empresas e 60 oradores/as, em cerca de 40 sessões.

mercado

No que diz respeito a Licenciaturas, a NOVA SBE é reconhecida como uma business school de referência em Portugal.
No mercado nacional, estes programas contam, em média, com uma procura três vezes superior à oferta – apenas cerca de 600 alunos/as de topo ingressam na escola.
A excelência académica é o principal fator que influencia a escolha, sendo a média de entrada nos últimos anos superior a 17 valores.

No mercado dos Mestrados, a atuação da NOVA SBE é verdadeiramente internacional: os programas contam com 64% de alunos/as estrangeiros/as, de 85 nacionalidades diferentes. A grande maioria provém da Europa e a escola tem conseguido ampliar fronteiras para o continente asiático, com a China e a Índia a destacarem-se dos restantes países. Grande parte dos/as alunos/as que ingressam nos Mestrados da NOVA SBE querem continuar o percurso de excelência na escola portuguesa, depois de frequentarem algumas das melhores business schools europeias.

A NOVA SBE é a escola #1 em Portugal no que diz respeito à Formação de Executivos (fonte: ranking Executive Education Financial Times 2022). A NOVA SBE Executive Education tem vindo a aumentar significativamente a capacidade de atrair participantes de outros países. As geografias que mais procuram a escola para a formação são a Europa do Norte e Espanha, mas também Brasil e vários países africanos, pela partilha da mesma língua. Com menos intensidade, mas com cada vez mais presença, surgem os EUA e a Índia. A NOVA SBE
vai ter ainda três programas de formação executiva no campus da Universidade NOVA de Lisboa no Cairo. A formação de executivos conta também com diversas parcerias com empresas de renome e escolas internacionais, como: a Agência Espacial Europeia (ESA) e as universidades St. Gallen (Suíça) e Rotterdam School of Management (Países Baixos), para
lançar o primeiro programa na Europa focado na economia e gestão do setor espacial (Space for Business); a ESADE Business School; e os Programas “open enrollment” desenvolvidos em parceria, com escolas, institutos ou empresas (ex: Henley e StartSe).

COMUNICAÇÃO

No ano de 2022, a NOVA SBE centrou a sua comunicação em três grandes campanhas multiplataforma para promover os Mestrados Executivos, os resultados dos rankings do Financial Times e os Mestrados pré-experiência. A primeira teve uma fase de awareness, para dar a conhecer os cinco Mestrados Executivos, com arranque marcado para outubro de 2022. A campanha contou com outdoors publicitários espalhados por Lisboa, tendo a segunda fase incidido mais intensamente sobre os meios digitais. Para celebrar os resultados dos rankings do Financial Times, que elegeram a NOVA SBE Executive Education como a formação de executivos #1 em Portugal, a escola apostou numa estratégia multimeios, com conteúdo publicitário na rádio e em media escritos. Numa lógica de proximidade, foi encetada uma campanha interna com uma mensagem simples: #1 People Lead to #1 Results (Pessoas líderes, geram resultados líderes). A última campanha visou promover os Mestrados, tendo sido muito direcionada para um público internacional, privilegiando, por isto, os meios digitais, em especial as redes sociais. O objetivo primário não foi apenas dar a conhecer a oferta formativa da NOVA SBE, mas também aumentar a perceção sobre o posicionamento da escola nos rankings internacionais.

vantagens competitivas

A NOVA SBE é considerada a business school líder em Portugal e está entre as melhores do mundo. Este reconhecimento tem sido renovado, ano após ano, pelo ranking do Financial Times, que colocou a NOVA SBE, em 2022, do “Grupo De Elite” de escolas com os melhores mestrados em Finanças no Mundo, posicionando-a em 9.º na Europa e 11.º a nível mundial. A escola está posicionada como a 26.ª melhor business school no mundo. O Financial Times também distinguiu a formação de executivos da NOVA SBE como a #1 em Portugal e 22.ª no ranking global. Foi ainda reconhecida com as 5 Palmas de Excelência pela agência de rating Eduniversal. Para além destas distinções, há três anos que a NOVA SBE é reconhecida como melhor “Universidade e Estabelecimento de Ensino” pelos Prémios Marketeer, arrecadou um galardão da Superbrands, assim como o bronze na categoria Ensino e Formação dos prémios Meios & Publicidade, em 2021.

A escola foi considerada a Marca de Maior Reputação Emocional na categoria de Educação e Universidades pelo RepScore, um estudo anual da OnStrategy. A consultora concluiu ainda que a NOVA SBE é uma das Marcas com melhor perceção de governança ambiental, social e empresarial – Environmental, Social, and Governance (ESG).

NOVA SBE
sabia que?

Para ajudar na progressão profissional dos/as executivos/as, a NOVA SBE lançou cinco Mestrados Executivos nas áreas de Liderança, Marketing & Estratégia, Inovação & Empreendedorismo, Finanças & Mercados Financeiros e Gestão. Em apenas 12 meses, estes programas concedem o grau de Mestre e proporcionam a possibilidade de trabalhar com organizações parceiras e mentores de renome no mercado nacional.

A escola tem um ecossistema de inovação – o NOVA SBE Innovation Ecossystem - que junta centros de investigação aplicada, professores, alunos/as, start-ups e empresas, num espaço aberto, onde inovação, empreendedorismo, educação e investigação vivem juntos, para promover o desenvolvimento sustentável.

O NOVA SBE Haddad Entrepreneurship Institute está empenhado em mudar
o mundo, um/a empreendedor/a de cada vez. O instituto pretende equipar os/as alunos/as com uma mentalidade empreendedora, construindo uma comunidade dinâmica ao lado de várias start-ups e empresas parceiras.

SUSANA FERREIRA
SUSANA FERREIRA

Marketing & Communication Director Nova SBE Executive Education

contactos