Edições

NOVA SBE

2021

A NOVA SCHOOL OF BUSINESS & ECONOMICS tem no seu ADN uma visão alicerçada na ideia de ser uma escola de e para o futuro - um futuro melhor e mais sustentável, conseguindo alcançar, através da sua missão, o estatuto de comunidade que desenvolve talento e conhecimento, criando um impacto positivo no Mundo.

NOVA SBE
valores da marca

Numa conjuntura pandémica inédita, os valores da NOVA SBE – particularmente os de Impacto, Abertura ao Mundo e Conectividade –, motivaram a ideia de apoiar a comunidade para lidar com os muitos desafios que o contexto apresentava às organizações privadas, públicas e à sociedade civil.

Apresentando-se não só como uma instituição de ensino com uma forte base científica, mas também como um hub agregador de uma comunidade capaz de mobilizar recursos para ações com impacto, a NOVA SBE viu o seu contributo como essencial em tempos de grande incerteza e disrupção da vida pessoal e profissional de todos, lutando contra um inimigo invisível e silencioso.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em 2020, a NOVA SBE lançou a iniciativa “We all have a role to play“, que uniu especialistas, das mais variadas áreas, à sociedade civil, com o intuito de promover boas práticas e fomentar mudanças duradouras e sustentáveis junto de empresas e da comunidade, lutando contra o impacto negativo da pandemia da COVID-19.

A iniciativa traduziu-se na disponibilização de vários conteúdos de interesse gratuitos, nomeadamente artigos de opinião e webinars, conduzidos por professores, alunos, staff e parceiros da NOVA SBE, sobre temas de grande interesse e que promoviam a superação dos desafios do contexto pandémico – desde a gestão de stress individual ou de equipas à distância, até à neurociência e ao desempenho. Para além destes webinares e conferências, a NOVA SBE criou uma equipa de resposta composta por alunos voluntários para ajudar as pequenas e médias empresas do Concelho de Cascais e criou um Bootcamp, que juntou alunos, colaboradores e organizações sociais para a criação de soluções que permitissem às organizações responder de forma rápida ao impacto negativo da COVID-19.

Na plataforma, foram anunciados também projetos de investigação desenvolvidos pelos seus Centros de Conhecimento e a sua rede Alumni também contribuiu com o seu “role to play”. Foi ainda criado um espaço dedicado a colecionar outras iniciativas da comunidade, com vista a obter informação a sua divulgação, na plataforma e nas redes sociais, originando o movimento #roletoplay, que desafiou os membros da comunidade a partilharem ideias, soluções, ou iniciativas que pudessem ser apoiadas pela comunidade.

mercado

A NOVA SBE destacou-se como a primeira instituição de ensino a lançar uma campanha de impacto no contexto pandémico, e os factos falam por si: criação de webinars diários, agregadores de um público recorrente e fiel, num total de 52 webinars, 49 deles em formato live; sete conferências “E agora?” online e mesas redondas; mobilização de 82 docentes e especialistas convidados, bem como oradores e moderadores das sessões; mais de 230 perguntas do público respondidas ao vivo; 64.373 visitas à plataforma “We all have a role to play”; 89 países impactados por esta plataforma; mais de 16.000 registos no Zoom Webinar; mais de 26.000 visualizações das gravações no YouTube e 452 publicações no Instagram com o hashtag #roletoplay.

COMUNICAÇÃO

“We all have a role to play” marcou o mote da campanha que convidou todos os membros da comunidade a promoverem boas práticas e a apoiarem pessoas e organizações a lidarem com os novos desafios. Enquanto Marca, a NOVA SBE ambiciona que esta se torne a sua assinatura de impacto. Um caminho de posicionamento e referência no contributo para a Agenda 2030, através de uma integração holística da sua atividade core (investigação e educação, e parcerias), para uma transformação social eficaz das organizações, e das suas próprias operações nas esferas ambiental, social e de governança, liderando pelo exemplo naquele que pode ser o desempenho de uma faculdade para o desenvolvimento sustentável.

No futuro, a NOVA SBE ambiciona ser a Marca que celebra e certifica boas práticas desenvolvidas e implementadas pelas demais partes interessadas e forças da sociedade, aliada a uma forte estratégia de comunicação, para que potencialmente todos os cidadãos se sintam atraídos a fazerem mais e a descobrirem o seu próprio “Role to play”. Um “Role to play” que pode ser em qualquer área ou profissão, que não tem género ou nacionalidade. É de cada um, potenciado pela visão de um futuro melhor e mais sustentável. Os principais objetivos desta campanha foram aumentar a notoriedade e reforçar a imagem da NOVA SBE; gerar engagement com a comunidade; promover goodwill; e criar valor para a sociedade.

E porque a pandemia veio ampliar a pertinência dos Desafios Globais e o nível de urgência que exigem, a NOVA SBE decidiu ampliar o seu compromisso, não apenas aos impactos da pandemia, mas a toda a Agenda dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas. Assim, a Marca “We all have a role to play”dá vida à plataforma digital "Nova SBE Role to Play", que disponibiliza gratuitamente centenas de artigos académicos e científicos produzidos pelos Professores da NOVA SBE, em parceria com as demais redes universitárias a nível internacional. Dentro desta, existe ainda o espaço "Nova SBE Role to Play - Get Involved" que agrega todas as atividades relacionadas com pelo menos um dos ODS, sendo aberta à participação de toda a comunidade de alunos, professores e colaboradores.

vantagens competitivas

Os prémios e distinções que a NOVA SBE tem recebido são uma prova irrefutável da excelência do trabalho que tem realizado ao longo do tempo. Dois exemplos são o Prémio Marketeer, na categoria Universidades e Estabelecimentos de Ensino, edições 2020 e 2021, e o Prémio Meios e Publicidade de Marketing 2020, Bronze, na categoria Ciência e Educação.

Nos Rankings Financial Times, destacou-se como: 23º Mestrado Internacional em Gestão Mundialmente; 14º Mestrado internacional em Finanças Mundialmente; 26ª Escola de Gestão na Europa; Top 50 Formação de Executivos Mundialmente; 24º Melhor na Europa - The Lisbon MBA. Nos Rankings Eduniversal, alcançou 5 Palms/Universal Business School e o 3º Mestrado em Economia na Europa, destacando-se ainda com a Triple Crown Accreditation - EQUIS; AMBA e AACSB.

NOVA SBE
sabia que?

• A plataforma "Nova SBE Role to Play”, para além de disseminar conhecimento científico, tem como objetivo envolver a comunidade em projetos já existentes ou incentivá-la a criar novos, em parceria com a NOVA SBE; e inspirar mais pessoas para encontrarem o seu propósito, através da divulgação de testemunhos pessoais. A plataforma tem já mais de 400 conteúdos publicados: 33% referem-se a estudos publicados, 26% a artigos de opinião e 20% a projetos.

• O espaço “Nova SBE Role to Play – Get Involved” foi desenvolvido também com o propósito de ser utilizado na nova cadeira “Carreiras com Impacto”, do programa académico de licenciatura. Esta nova cadeira obrigatória, reconhece o valor das atividades de envolvimento com a comunidade, garantindo ainda que todos os alunos têm as ferramentas para encontrarem uma carreira com propósito, através da participação num conjunto de atividades focadas tanto em Carreiras, como em Impacto.

•Através das oportunidades disponibilizadas em “Nova SBE Role to Play - Get Involved“ e de um sistema de pontos que verifica a complexidade, envolvimento e dedicação temporal às várias iniciativas, os alunos podem escolher como completar a cadeira “Carreiras com Impacto”, na certeza, porém, de que todas estão alinhadas e contribuem para os ODS.

SUSANA FERREIRA
SUSANA FERREIRA

Marketing & Communication Director Nova SBE Executive Education

contactos