Edições

PHC SOFTWARE

2021

A PHC SOFTWARE é uma multinacional portuguesa, dedicada ao desenvolvimento de software de gestão. Sob o mote “better management for happier people”, cria soluções de gestão que permitem que as empresas tenham a produtividade e competitividade necessárias para enfrentar os desafios de mercado. Para isso, a PHC desenvolve software que se adapta às necessidades de cada utilizador, assegurando a flexibilidade e rapidez essenciais para o sucesso de qualquer negócio.

PHC SOFTWARE
valores da marca

A PHC tem três valores que marcam toda a sua atuação: Adapt & Grow, Cool But Pro, Make An Impact. Estes são os pilares de atuação de toda a Empresa e que se refletem na forma como cria valor para os seus clientes. São peças importantes da cultura da PHC e que lhe tem permitido ganhar diversos prémios ao nível da gestão de recursos humanos, tendo sido reconhecida, em 2020, como a Empresa Mais Feliz em Portugal e a Melhor PME para Trabalhar. Com 226 colaboradores, a PHC investe no bem-estar, desenvolvimento e produtividade das suas pessoas, tendo na liderança um dos seus vetores fulcrais.

Os líderes da PHC contam com programas específicos para o seu desenvolvimento e um suporte constante às suas equipas, onde os KPI, as reuniões semanais one-to-one e a avaliação de desempenho são elementos trabalhados em conjunto para fomentar o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores.

A tecnologia também desempenha um papel importante dentro da Empresa. O software PHC é usado internamente na gestão das equipas e na colaboração interna, que também conta com as chamadas RH Analytics para melhoria do desempenho das equipas, onde até a felicidade de cada colaborador conta como métrica para avaliar o seu bem-estar.

produtos e desenvolvimentos futuros

A PHC SOFTWARE junta a experiência de gestão ao desenho de software, construindo soluções que tratam da rotina das empresas para que os colaboradores possam ser criativos e explorar novas oportunidades. O resultado é uma capacidade de gestão de negócio que leva a um novo nível de precisão, visão e velocidade, a que a Empresa chama “Business at Speed”.

Uma caraterística do software PHC é que se adapta às empresas e não o contrário. Ou seja, o seu nível de personalização é diferenciador, graças a uma framework que permite construir soluções à medida, em cima do software. Esta capacidade de adaptação permite que o software acompanhe as necessidades, crescimento e mudanças das diversas áreas das empresas, à medida que dá resposta à necessidade de processos otimizados, acesso a informação em qualquer lugar, maior colaboração interna e resposta às exigências legais.

As soluções de software inovadoras da PHC dividem-se em dois grandes produtos, em constante evolução. O primeiro, chamado PHC CS, é um ERP completo (Enterprise Resource Planning), com soluções para todo o tipo de empresas e sectores, e que funciona como um sistema nervoso digital da gestão das empresas, ligando a gestão, a contabilidade, os vencimentos, a gestão de pessoas, os projetos e até a Intranet dentro de uma solução integrada, que pode ser acedida em qualquer smartphone ou tablet. Já o segundo, é um produto tipo Cloud, conhecido como PHC GO, a solução perfeita para pequenos negócios que procuram dar resposta às suas necessidades de gestão. Mais do que um simples software de faturação, o PHC GO responde a necessidades de gestão específicas e pode fazer mais através da personalização e integração com outros software via API, Zapier ou de add-ons disponíveis na PHC GO Store, que permitem personalizar o software para dar resposta a novas necessidades e especificidades de setores específicos.

mercado

A PHC SOFTWARE atua no mercado do software de gestão, tendo seis escritórios (Lisboa, Porto, Madrid, Luanda, Maputo e Lima) e mais de 34 mil clientes, espalhados por 25 países. Com mais de 159 mil utilizadores de software, conta com um volume de negócios de 13 milhões de euros e uma rede de mais de 400 parceiros certificados.

COMUNICAÇÃO

A PHC SOFTWARE aposta no seu posicionamento enquanto especialista em soluções de gestão, criando e disponibilizando conteúdos relevantes para os gestores.

Essa aposta é visível nas suas plataformas digitais, como o blog Business at Speed e a série online Exec Talks, ou nas suas campanhas de televisão e imprensa. A comunicação com a sua rede de parceiros é também importante, tendo a PHC um conjunto de iniciativa próprias para comunicar com este canal, com diversos eventos ao longo do ano, uma comunidade online, newsletters, formações, entre outras ações que permitem desenvolver a sua comunidade e trazer maior valor para os clientes. Por fim, a Empresa aposta também no seu employer brand com ações em universidades, um blog de cultura organizacional, um podcast e redes sociais dedicadas à vida na Empresa.

vantagens competitivas

A PHC SOFTWARE foi reconhecida este ano como a Empresa Mais Feliz em Portugal e a Melhor PME para Trabalhar. Mas as suas boas práticas em diversos campos, tanto ao nível do produto como de gestão e de recursos humanos, têm sido alvo de várias distinções. Venceu por duas vezes consecutivas o Prémio Recursos Humanos, aparece constantemente no ranking das Melhores Empresas para Trabalhar (onde já alcançou o 7º lugar), tem estado sempre no top das Empresas Mais Felizes em Portugal, e já por diversas vezes ganhou o prémio de Melhor Software de Gestão, atribuído pelos leitores da revista PC Guia. Em 2019, a PHC recebeu a medalha de mérito municipal – grau Ouro, atribuída pela Câmara Municipal de Oeiras e, em 2021, foi distinguida com o galardão Superbrands, Marca de Excelência em Portugal.

PHC SOFTWARE
sabia que?

• O CEO da PHC SOFTWARE, Ricardo Parreira, afirma frequentemente que “a felicidade é lucrativa”, já que os níveis elevados de bem-estar na Empresa se refletem, há seis anos consecutivos, em recorde de faturação e em crescimento.

• Para a PHC SOFTWARE, as boas práticas de gestão são um motor da felicidade de uma empresa, que se traduz em velocidade, produtividade, crescimento, bem-estar, e na tão esperada rentabilidade. E a pandemia provocada pela COVID-19 veio solidificar esse caminho, que já tinha vindo a ser construído, reforçando a proximidade com colaboradores e parceiros.

• Inicialmente, as medidas de resposta à pandemia passaram por: não despedir ninguém por causa da crise; adaptação do software às alterações e apoios legais; acompanhamento dos colaboradores durante o confinamento; e digitalização de processos, como a formação interna, o recrutamento ou o evento anual de parceiros.

• Para além das medidas iniciais de resposta à pandemia, a PHC SOFTWARE levou o desafio mais longe, implementando um modelo de trabalho híbrido, inaugurando as suas instalações no Porto e concluindo a nova sede em Oeiras – a House of Digital Business -, onde implementou um novo modelo de trabalho, para máxima produtividade dos colaboradores.

• Na House of Digital Business, as instalações são mais do que simples postos de trabalhos. São o resultado de três anos de estudo das melhores práticas a nível mundial, que culminam numa experiência onde os postos de trabalho e de reunião se interligam com auditórios, salas para demonstrações cinematográficas de software, laboratórios de user experience, incubadoras de start-ups ou uma biblioteca digital.

RICARDO PARREIRA
RICARDO PARREIRA

CEO na PHC Software, S.A.

contactos