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CONTINENTE

2023

Em 1985, o CONTINENTE tornou-se na primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal. Hoje, tem mais de 300 lojas no país. A Missão CONTINENTE representa todas as iniciativas de responsabilidade social da Marca. Orientado pelos eixos Alimentação, Pessoas e Planeta, este programa trabalha há 20 anos na construção de um futuro sustentável. Próximo de quem mais precisa, assenta na filantropia, investimento social e medição de impacto as suas grandes prioridades.

CONTINENTE
valores da marca

O CONTINENTE procura, constantemente, novas formas de acrescentar valor à sua oferta, com uma atitude proativa, antecipando necessidades e investindo na inovação e no desenvolvimento de novos produtos. Ao mesmo tempo, a Marca garante a flexibilidade necessária para responder a tempos de imprevisibilidade e mudança.

As crescentes gamas de Marca Própria do CONTINENTE têm um papel muito importante na democratização do acesso a produtos mais equilibrados e sustentáveis. A variedade que assegura com as gamas Continente Equilíbrio e Continente Bio, bem como através de alternativas alimentares que respondem a necessidades mais específicas, espelha o compromisso da Marca para com o bem-estar e incentivo à adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

produtos e desenvolvimentos futuros

O grande objetivo do CONTINENTE é responder e superar as expectativas do consumidor, combinando a experiência das Marcas de fabricante com a excelência da sua própria Marca. Nesse sentido, e para reforçar a qualidade dos seus produtos, inaugurou recentemente o Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente, um centro de investigação criado especificamente para apoiar o desenvolvimento de produtos de Marca Própria, que respondem as novas motivações e aspirações das pessoas.

A partir das experiências e pesquisas realizadas neste espaço, será possível definir, de forma ainda mais sustentada, estratégias e objetivos para as categorias e produtos; planear e otimizar processos core do negócio; compreender e analisar as necessidades e expectativas do consumidor; desenvolver soluções segundo o seu feedback; testar, monitorizar e evoluir a formulação dos produtos, ingredientes e embalagens; e compreender as tendências de mercado e da concorrência, com base em múltiplas fontes de informação e análise.

mercado

Tendo lançado o primeiro hipermercado do país, em 1985, a MC - detentora da Marca CONTINENTE - é líder no sector de retalho alimentar em Portugal. [Fonte: NielsenIQ, Homescan - Quota em Valor, Ano Móvel S32 2022]. A empresa está preparada para atender, todas as semanas, 4,3 milhões de clientes, através das suas 1342 lojas (cerca de 1000 são próprias) e plataformas de e-commerce, e é responsável por um universo de cerca de 38 mil colaboradores.

Em 2022, o volume de negócios da MC atingiu os 5.978 milhões de euros, aumentando 11,5% no total e 9,6% na base comparável de lojas, face ao ano anterior. Os negócios de retalho alimentar aumentaram tanto nos formatos de grande dimensão (+8,3%), como nos de proximidade (+11,2%).

Com uma estratégia de crescimento em curso, a empresa abriu, em 2022, 17 lojas próprias (dois grandes supermercados em zonas urbanas e 15 lojas de proximidade).

COMUNICAÇÃO

O foco nas diferentes jornadas do consumidor figura entre as principais prioridades do CONTINENTE, no âmbito da sua estratégia de comunicação. Com uma visão a 360 graus, a Marca quer estar presente onde estão as pessoas, com uma mensagem cada vez mais personalizada, disponibilizando experiências de contacto complementares, consistentes
e integradas.

A Marca tira, por isso, o máximo partido do seu alargado e rico ecossistema físico e digital de comunicação, assim como de todos os meios e pontos de contacto ao dispor no mercado.

Mas vai mais longe. Um dos fatores distintivos do CONTINENTE é a sua recorrente aposta em eventos que refletem a sua natureza, apostando na inclusão e democratização do acesso a experiências culturais e gastronómicas, como o já histórico Festival da Comida Continente e o mais recente Festival Bom para a Madeira. Através destas iniciativas, de acesso livre e gratuito,
a Marca garante que todas as pessoas podem assistir a grandes concertos, provas culinárias com chefs de renome, e outras animações familiares.

Mais um exemplo recente da política de comunicação do CONTINENTE, no campo da ativação de Marca, foi a iniciativa Cinema na Praça, que decorreu este verão, e levou 40 sessões de cinema ao ar livre, de acesso gratuito, a 40 localidades com lojas Continente Modelo.

Dentro desta linha de proximidade, a digressão Tour por Todos, que assinala os 20 anos da Missão Continente, com concertos solidários e intimistas de Tony Carreira, por todo o país, é uma boa referência de como a comunicação e a solidariedade podem andar de mãos dadas.

vantagens competitivas

O CONTINENTE mantém uma relação de confiança e proximidade com os clientes, pois estes são, naturalmente, uma fonte de informação crítica para o lançamento de novos produtos. Além de ouvir os seus consumidores, a Marca analisa com profundidade todos os indicadores registados pelo seu robusto e ímpar sistema de fidelização, assegurando a pertinência da oferta e estimulando a confiança dos clientes. O Cartão Continente serve, atualmente, mais de 4 milhões de famílias e pode ser usado em mais de 2 000 lojas de 20 Marcas aderentes.

A distinguir a atuação do CONTINENTE está também o apoio à produção nacional. O Clube de Produtores Continente foi criado há 25 anos e tem contribuído, cada vez mais, para o reforço do volume de compras do CONTINENTE de produtos portugueses. A sua criteriosa política de parcerias visa assegurar uma oferta de qualidade em loja, mas também uma produção mais sustentável e amiga do Planeta.

Com 267 membros, o Clube de Produtores Continente comprou, em 2022, 519 milhões de euros em produtos nacionais certificados, mais 22,6% do que no ano anterior, o equivalente a 240 mil toneladas de bens vendidos nas lojas CONTINENTE neste

CONTINENTE
sabia que?

O Co-Lab: Laboratório de Inovação com o Cliente é o primeiro centro do CONTINENTE criado especificamente para apoiar o desenvolvimento de produtos de Marca Própria.

Em 2022, a Marca Própria do CONTINENTE representou 925 milhões de euros na área alimentar, registando um crescimento superior a 20% no último ano.

Inspirada na tradição da gastronomia nacional, a Cozinha Continente é a nova Marca da MC, e está disponível com refeições prontas a comer, para levar ou encomendar em todas as lojas da Marca.

A Missão Continente foi criada, em 2003, como Missão Sorriso, um projeto de apoio
a unidades hospitalares de pediatria. Hoje, a Missão Continente agrega todas as iniciativas de responsabilidade social do CONTINENTE e atua nas mais relevantes áreas de emergência social, de norte a sul do país e ilhas.

A MC é a primeira empresa nacional de retalho alimentar a lançar um relatório de impacto social. O estudo em causa analisa com detalhe e profundidade o trabalho realizado pela Missão Continente em prol das comunidades, ao longo de 2022, avaliando o seu contributo para a resolução das problemáticas prioritárias no âmbito da sua estratégia, que visa criar valor social e impacto positivo nas comunidades.

Tiago Simões
Tiago Simões

Diretor de Marketing do Continente

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