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CONTINENTE

2022

O CONTINENTE é a Marca de retalho alimentar da MC. Com mais de 35 anos de existência, foi a primeira cadeia de hipermercados a instalar-se em Portugal. Hoje, disponibiliza mais de 300 lojas em Portugal continental e ilhas. Orientação para o consumidor, preços baixos, forte dinâmica promocional, qualidade e variedade de produtos e serviços. Estes são os principais eixos de ação da Marca, assentes numa política de sustentabilidade transversal e transparente.

CONTINENTE
valores da marca

A inovação norteia a atividade do CONTINENTE há mais de três décadas. A Marca é precursora no desenvolvimento de várias soluções no retalho alimentar, como o lançamento de produtos de Marca Própria, a plataforma Continente Online e o Cartão Continente, que reúne o maior número de aderentes no País, com uma vasta rede de parceiros (fonte: Estudo Brandscore da Scopen).

Os produtos de Marca CONTINENTE privilegiam a transparência, tendo sido os primeiros a contemplar indicadores nutricionais na frente das embalagens, em forma de semáforo, ajudando assim, quem compra, a entender de forma simples e rápida o perfil nutricional do produto.

Um dos principais objetivos da Marca é estar próxima das famílias e assim alcançar a sua confiança - um atributo que tem sido a base do seu relacionamento com os clientes ao longo dos anos.

A Marca preocupa-se em promover a conveniência, a facilidade e a comodidade de compra, disponibilizando uma gama com milhares de produtos. E os de Marca Própria têm ganho cada vez mais espaço nos carrinhos de compras dos portugueses.

A relação com o cliente é priorizada nas suas várias etapas: antes, durante e após a compra. Com os parceiros, a ligação é igualmente distinta. Como Marca portuguesa, o CONTINENTE tem privilegiado as melhores relações com os parceiros nacionais, valorizando os produtos e sabores de Portugal, e garantindo que estes asseguram as suas rigorosas normas de sustentabilidade.

No mercado em geral, a Marca surge de forma natural e é igualmente reconhecida pelos valores que representa: proximidade, inovação e transparência.

produtos e desenvolvimentos futuros

Há cerca de 30 anos que o CONTINENTE aposta no desenvolvimento das melhores respostas às necessidades diárias dos consumidores portugueses. A ampla gama que hoje caracteriza a sua Marca Própria
é o melhor exemplo disso.

Numa primeira fase, o foco foi constituir uma oferta competitiva, baseada nos produtos essenciais para as famílias, mas à medida que os anos foram passando e as exigências dos consumidores foram evoluindo, a Marca foi-se
ajustando, alargando a gama e investindo cada vez mais na qualidade, na diversidade
e na inovação da oferta, procurando apresentar sempre o preço mais competitivo.

Atualmente, o CONTINENTE dispõe de dezenas de milhares de artigos das suas Marcas nas prateleiras dos hipermercados, entre produtos Continente, Continente Seleção, Continente Equilíbrio, Continente Bio, Continente Eco, Continente do Bebé. E esta estratégia reflete-se no próprio posicionamento da Marca. Para além da competitividade de preço, a Marca CONTINENTE tem-se afirmado pelos
elevados padrões de qualidade, diversidade e inovação, tendo vindo assim a reforçar a confiança e a preferência dos portugueses.

O CONTINENTE lança um produto novo por dia, todos os dias do ano, e inova também com o lançamento de soluções nutricionalmente mais equilibradas – comprometida com a promoção de uma vida mais saudável, a Marca tem reduzido os níveis de sal e de açúcar dos seus produtos - e mais sustentáveis, tanto ao nível da embalagem como da própria formulação e origem dos ingredientes.

mercado

Responsável pela abertura pioneira do primeiro hipermercado do País em 1985, a MC é líder no setor de retalho alimentar em Portugal (fonte: NielsenIQ | Homescan - Quota em Valor, Ano Móvel S32 2022).
A Empresa serve, todas as semanas, 4,2 milhões de clientes nas suas 1342 lojas (das quais, cerca de 1000 são próprias) e plataformas de e-commerce e tem um universo de cerca de 37 mil colaboradores.

Em 2021, a MC cresceu 318 milhões de euros em vendas, o que representou um aumento de 6,3% face ao histórico, e de 3,4% no universo “like-for-like”, correspondendo a um volume de negócios total de 5362 milhões de euros. No canal online, o CONTINENTE teve um crescimento de aproximadamente 30%, o que lhe permitiu reforçar a quota e posição de liderança (fonte: Relatório Anual 2021 da MC).

COMUNICAÇÃO

O CONTINENTE valoriza muito o contacto com o Cliente e quer estar ligado aos desafios rotineiros da sua vida. Os contextos excecionais são também momentos importantes em que o CONTINENTE, através dos seus vários meios online e offline, passa a sua mensagem e o seu propósito, reforçando a relevância, dando prioridade a um discurso de transparência, de partilha de valores, de foco no que é importante em cada altura.

O Marketing e a Comunicação têm um papel fundamental na divulgação da Marca, mas também na promoção de comportamentos sustentáveis por parte dos consumidores, seja comunicando as suas próprias ações e dando o exemplo, seja apoiando outras entidades com missões semelhantes ou relevantes para a sociedade - de que é exemplar referência o trabalho da Missão Continente - ou desenvolvendo projetos inovadores com parceiros. É desta forma que a Marca cresce de forma sustentada, ganha a confiança dos consumidores e promove o bem-estar das comunidades em que se insere, construindo um futuro próspero para o sistema alimentar.

A comunicação acompanha também as tendências de consumo de uma forma cada vez mais personalizada e, por isso, a Marca tem reforçado a aposta nas ferramentas digitais, que permitem acompanhar dados em “real time”, otimizando de forma contínua a sua oferta e o desempenho das suas campanhas.

vantagens competitivas

A estratégia do CONTINENTE assenta numa atitude proativa que visa antecipar as necessidades dos clientes. Soma-se o investimento constante em inovação, que se reflete em novos produtos, novas opções de serviço ou até em novos modelos de trabalho para os seus colaboradores, assegurando a flexibilidade necessária para fazer face a um mundo em constante mudança.

O CONTINENTE tem sido bem-sucedido no acompanhamento da evolução do mercado e, sobretudo, das necessidades dos consumidores, que vão variando ao longo do tempo. Esta capacidade de adaptação, sempre com foco nas necessidades das pessoas, é valorizada pelos clientes e tem vindo a refletir-se
positivamente nos indicadores de perceção sobre a Marca.

CONTINENTE
sabia que?

A Continente Labs foi a primeira loja aberta por uma Marca europeia com um conceito tecnológico onde não há caixas para pagamento ou qualquer registo ou scan dos produtos, durante ou após a compra. Estas funcionalidades permitem uma redução muito substancial da duração do processo de compra, economizando tempo aos clientes e diminuindo os contactos dentro do espaço.

O CONTINENTE foi a primeira Marca de retalho alimentar do Mundo a desenvolver folhetos semanais personalizados, com uma seleção de produtos em promoção, que vai ao encontro das necessidades individuais de cada cliente. Quem tem Cartão Continente consegue aceder, semanalmente, a este serviço customizado, que identifica os descontos diretos mais relevantes para cada família.

PAULO VEIGA
PAULO VEIGA

Diretor de Marketing da Sonae MC

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