Edições

SAP

2022

A visão da SAP é reinventar a forma como o Mundo funciona, através de uma rede de empresas inteligentes e sustentáveis. Ao ser líder no mercado de software e aplicações empresariais, a SAP combina tecnologias de vanguarda com um conhecimento profundo e inigualável em mais de 25 sectores de atividade, ajudando as empresas a transformarem-se e a reforçarem a sua capacidade de crescimento e inovação, não só no mundo físico, como no digital.

SAP
valores da marca

A SAP tem a missão de apoiar e potenciar o desenvolvimento de estratégias empresariais que visem o crescimento e a inovação. Dessa forma, quer incutir junto dos seus clientes uma cultura de vanguarda, que os leve a adotar um conceito mais digital, resiliente e sustentável, não só ao nível das suas empresas, como também nas cadeias de valor em que se inserem.

produtos e desenvolvimentos futuros

Fundada há exatamente 50 anos, a SAP tem uma vasta experiência e uma especialização na melhoria dos processos de negócio, que facilita a rápida identificação das necessidades das empresas e respetivo aconselhamento, independentemente de serem as maiores, melhores, mais inovadoras ou disruptivas empresas. 

A SAP criou o mais flexível, extenso e inovador conjunto de produtos e serviços de software empresarial, de tal modo que se posiciona como o fornecedor que disponibiliza o maior portefólio de soluções na cloud, com mais de 100 soluções para todas as linhas de negócio. 

Desde as aplicações de gestão de processos integrais de negócio, específicos a 25 indústrias, e as aplicações de recursos empresariais, até às plataformas tecnológicas de negócio, a oferta da SAP passa também pela gestão da experiência do cliente, pela gestão da experiência humana e pelas Redes de Negócio, e é sempre sustentada pelas novas tecnologias, como a Inteligência Artificial, a Internet of Things e a gestão analítica.

A tecnologia da SAP pode ajudar o mundo corporativo a enfrentar alguns dos desafios ambientais, económicos e sociais mais profundos do nosso tempo. As soluções da SAP podem prever e prevenir desastres, tornar as cidades mais inteligentes, reduzir o preconceito na contratação de talento e promover a igualdade de género no local de trabalho. Por outro lado, a tecnologia da SAP, mais especificamente a visualização e análise de dados, pode ajudar a impulsionar o consumo e a produção responsáveis, minimizar a pegada de carbono de uma organização, assim como a promover os direitos humanos e a contribuir para a melhoria da qualidade de vida. 

Quando as organizações assumem o grande desígnio de, por exemplo, transformar uma indústria, redefinir o futuro do trabalho ou de limpar o oceano – a SAP está lá com a tecnologia e as aplicações empresariais para os ajudar a alcançar essa visão.

mercado

A SAP trabalha com um poderoso ecossistema de parceiros, que inclui consultoras de estratégia, empresas de tecnologia e consultoria de negócio, startups e um vasto número de entidades não governamentais, que partilham o compromisso de acelerar a transformação para negócios inteligentes e sustentáveis em todo o Mundo.

Além disso, a tecnologia da SAP é hoje mais relevante que nunca para o mercado.
As empresas recorrem cada vez mais à SAP para responder às suas preocupações mais prementes: resiliência e transformação dos negócios, resiliência da cadeia de abastecimento e operações sustentáveis. 

Esta é uma oportunidade única de ajudar os clientes a trazer a Sustentabilidade para o coração dos seus negócios, e não a executá-la como uma iniciativa ou abordagem separada. 

Mais concretamente em Portugal, a SAP quer ser um agente ativo para um mercado mais digital e, nesse sentido, aportar valor à economia nacional, com a crescente importância do software-as-a-service, também nas empresas. Dessa forma, e perante a situação complexa que se verifica nas cadeias de abastecimento em muitos dos sectores de atividade, a SAP é procurada para apresentar soluções na cloud, com especial enfoque no Customer Experience (e-commerce), nas Redes de Negócio, nas plataformas tecnológicas empresariais e ERP.

Esta miríade de soluções implica atingir positivamente um vasto número de mercados. Como tal, a SAP, enquanto líder no mercado de software e aplicações empresariais (fonte: Gartner, IDC e Forrester), pretende chegar a todas as empresas, de qualquer dimensão, em qualquer sector de atividade. A salientar a evolução da carteira de clientes SAP, cuja área de atuação chega atualmente a 25 indústrias, e em que mais de 5600 empresas em Portugal são utilizadoras das soluções SAP.

COMUNICAÇÃO

Em face de toda esta dinâmica, é muito importante para a SAP que a sua comunicação tenha uma estratégia que impacte e assuma uma presença ativa nos canais digitais e redes sociais, junto dos seus colaboradores, potenciais colaboradores, mas também parceiros e clientes. Apenas assim será possível chegar a audiências cada vez maiores e transmitir mensagens relevantes e imediatas. Também a componente de relacionamento com os meios de comunicação social exige especial atenção, com um claro desejo de posicionar a Marca, com foco na reputação e know-how dos seus porta-vozes. Some-se, ainda, a necessária promoção e participação em eventos e projetos de relevância social e económicos, junto dos seus pares. É o caso do papel da SAP no lançamento e divulgação do Prémio de Sustentabilidade do Jornal de Negócios, prova cabal do compromisso da Marca quanto a esta temática. Claro que também o lançamento de produtos, o anúncio de alianças e parcerias, a publicação de estudos de caso e a utilização de testemunhos e experiências por parte de parceiros e clientes são fundamentais para uma clara explicação daquilo que move a SAP. 

vantagens competitivas

As vantagens competitivas da Marca são evidenciadas através do reconhecimento de terceiros do estatuto da Marca. O especial cuidado com os mais de 550 colaboradores diretos só em Portugal (mais de 100 mil no Mundo) é devidamente plasmado no prémio Top Employer, com o qual a SAP é agraciada há 3 anos. A nível internacional, a SAP encontra-se no Top 20 no ranking das melhores Marcas mundiais da Interbrand, sendo ainda reconhecida como uma Superbrand Corporate, em Portugal. Sem esquecer, mais uma vez, a importância que a Sustentabilidade tem no dia a dia da Empresa, e que, como consequência, resulta numa liderança consecutiva na indústria de software desde há 15 anos, pelos Índices de Sustentabilidade do Dow Jones (DJSI).

SAP
sabia que?

A SAP ajuda as empresas a gerir os seus negócios, de forma eficiente e com eficácia, com o objetivo último de se adaptarem, de forma contínua e ágil, à evolução do mercado, assim como a operarem com rentabilidade. A aprendizagem automática, a Internet das Coisas (IoT) e as tecnologias avançadas de análise potenciam a transformação do tecido empresarial e a sua transição para as denominadas Empresas Inteligentes. 

Os clientes que utilizam as soluções de negócio da SAP são responsáveis por 87% da totalidade do comércio mundial. Através de uma rede mundial de clientes, parceiros e colaboradores, a SAP ajuda o Mundo a funcionar melhor e a melhorar a vida das pessoas.

Cláudia Saraiva
Cláudia Saraiva

Customer Marketing Director South Europe and Francophone Africa