Edições

SAP

2023

Líder no mercado de software de aplicações de negócio, a SAP destaca-se pelo seu compromisso de habilitar cada organização e qualquer sector de atividade a tornar-se numa rede de empresas inteligentes e sustentáveis. Este objetivo assenta na conjugação de soluções, tecnologia e melhores práticas, necessárias ao processamento dos negócios na nuvem, completamente integrados e alimentados por inteligência artificial.

SAP
valores da marca

Na sua missão e condução responsável do seu negócio, a SAP defende um conjunto de valores fundamentais, tais como: foco no cliente, inovação, sustentabilidade, diversidade e inclusão.

A SAP compromete-se a compreender as necessidades, disponibilizar soluções inovadoras e fornecer um atendimento excecional aos seus clientes.

Adicionalmente, a empresa esforça-se por continuamente ir além dos limites da tecnologia e desenvolver soluções de vanguarda que ajudem as empresas a prosperar na era digital.

A SAP reconhece a sua responsabilidade de contribuir para um futuro sustentável. Nesse sentido, visa trabalhar para reduzir a sua pegada ambiental e para ajudar os clientes a fazerem exatamente o mesmo através das suas soluções.

A empresa valoriza a diversidade e acredita na criação de um local de trabalho inclusivo onde os colaboradores de diversas origens e características desiguais contribuem para o seu sucesso. Este valor também se estende aos produtos e serviços da SAP, que visam ser acessíveis e passíveis de utilização por qualquer pessoa.

produtos e desenvolvimentos futuros

A abrangência e a profundidade do seu portefólio de produtos permitem à SAP oferecer um conjunto de soluções que cobre uma vasta gama de funções e processos integrais de negócio — das finanças, aos Recursos Humanos, cadeia de abastecimento ou experiência do cliente. A SAP dispõe de uma oferta que atende significativamente às necessidades, mesmo que complexas, de muitas empresas.

É uma Marca com uma ampla capacidade de oferta de recursos, como as soluções específicas para os diferentes sectores de atividade — como por exemplo, o retalho, o sector energético e de recursos naturais ou os serviços financeiros —, desenhadas para responder às necessidades exclusivas e aos requisitos regulamentares e específicos dos diversos sectores.

Mais recentemente, a empresa apostou no desenvolvimento do maior portefólio de soluções de processamento na nuvem, com mais de 100 soluções para todas as áreas de negócio, e ainda no desenvolvimento de uma plataforma de tecnologias de negócio. Esta última capacita as organizações a impulsionarem a inovação e a transformação digital, ajudando-as a otimizar as suas operações, a melhorar a experiência de cliente e a adaptar-se aos crescentes desafios do mercado.

A oferta de produtos da SAP concentra-se também nas vertentes das redes de negócio, da gestão das cadeias de valor e da experiência do colaborador, entre outras, através da utilização e implementação de tecnologias avançadas, tais como a Inteligência Artificial (IA) generativa, a Internet of Things (IoT) e a análise de dados.

Quando as organizações abraçam grandes desafios — como a transformação digital de amplas estruturas, a redefinição do futuro do trabalho ou a preservação do meio ambiente —, a SAP tem a tecnologia e as soluções de gestão que melhor ajudam a concretizar essas visões, com recursos atuais. É disso exemplo a IA Generativa na ótica do negócio, a aposta mais recente da SAP.

mercado

O principal mercado da SAP é o de desenvolvimento e comercialização de software e soluções para empresas. A SAP é líder de mercado em aplicações de software para empresas, mais concretamente, em soluções de gestão de recursos empresariais (ERP), de gestão da cadeia de abastecimento, de compras e de gestão de viagens e despesas (fonte: IDC). A SAP distingue-se por ser o único fornecedor, no segmento das aplicações empresariais, capaz de produzir, desenvolver e entregar soluções integradas para 26 sectores de atividade e para empresas de qualquer dimensão, ajudando-as a melhorar a eficiência, a inovação e a competitividade.

A SAP posiciona-se também no mercado com o mais amplo portefólio de soluções, tanto de processamento na nuvem, como de instalação nas próprias empresas ou num formato híbrido.

COMUNICAÇÃO

Num mercado em constante evolução, é imperativo que a SAP adote uma estratégia de comunicação que tenha um impacto significativo e diferenciador nos canais digitais e nas redessociais. Esta abordagem permite alcançar um público cada vez mais amplo e ainda reforçar mensagens pertinentes e imediatas. É igualmente importante o seu compromisso em participar e promover eventos e projetos de relevância social e económica, enquanto fornecedora líder de soluções de software para empresas e uma das melhores empresas empregadoras, com excelentes oportunidades de desenvolvimento de carreira na indústria das tecnologias de informação.

A mensagem da sua comunicação externa foca-se na evolução do modelo de negócio, nas soluções de processamento na nuvem e na inteligência artificial generativa, que goza hoje de um entusiasmo generalizado em toda a sociedade, mas aplicada ao mundo empresarial.

Em suma, uma abordagem que se concentra essencialmente no lançamento de produtos, na celebração de alianças estratégicas, assim como na partilha de testemunhos e experiências por parte dos clientes e parceiros da SAP.

vantagens competitivas

A SAP possui diversas e importantes vantagens competitivas, que contribuem para o seu sucesso no mercado.

A empresa tem um profundo conhecimento dos processos e desafios de negócio das organizações e as suas soluções são desenhadas para enfrentar esses mesmos desafios, melhorando a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões nas organizações.

Com uma forte presença no mundo — uma vasta base de clientes, rede de parceiros e colaboradores em todos os continentes —, a SAP tem um alcance global, que lhe permite apoiar organizações multinacionais e adaptar-se às práticas comerciais de cada geografia.

A sua extensa base de clientes, que inclui muitas das maiores e mais proeminentes empresas do mundo, fornece referências valiosas, reforçando a sua credibilidade. Por outro lado, a SAP possui um conjunto próspero de parceiros, fornecedores independentes de software (ISVs) e programadores que criam aplicações e extensões complementares ao software SAP. Essas parcerias ampliam a funcionalidade das soluções SAP e potenciam o acelerar da transição para modelos de negócios inteligentes e sustentáveis à escala mundial.

Por último, a SAP oferece programas robustos de suporte, formação e certificação, que garantem aos clientes o acesso aos recursos e conhecimento necessários para tirarem o máximo partido das soluções SAP.

SAP
sabia que?

Os clientes da SAP são responsáveis por gerar 87% do comércio mundial. 99 das 100 maiores empresas do mundo funcionam com sistemas SAP e 300 milhões de utilizadores trabalham todos os dias com software da Marca.

Mais de 5600 empresas em Portugal são utilizadoras das soluções SAP, entre as quais
93 das 100 maiores organizações nacionais. 70% da carteira nacional de clientes SAP
é constituída por PMEs.

A SAP atingiu, conforme meta estabelecida, a sua neutralidade carbónica em 2023.

A SAP foi fundada, em 1972, por cinco ex-colaboradores da IBM, na Alemanha, e a sua sigla significa “Sistemas, Aplicações e Produtos em Processamento de Dados”.

Cláudia Saraiva
Cláudia Saraiva

Customer Marketing Director South Europe and Francophone Africa