Líder no mercado de software de aplicações de negócio, a SAP destaca-se pelo seu compromisso de habilitar cada organização e qualquer sector de atividade a tornar-se numa rede de empresas inteligentes e sustentáveis. Este objetivo assenta na conjugação de soluções, tecnologia e melhores práticas, necessárias ao processamento dos negócios na nuvem, completamente integrados e alimentados por inteligência artificial.
Na sua missão e condução responsável do seu negócio, a SAP defende um conjunto de valores fundamentais, tais como: foco no cliente, inovação, sustentabilidade, diversidade e inclusão.
A SAP compromete-se a compreender as necessidades, disponibilizar soluções inovadoras e fornecer um atendimento excecional aos seus clientes.
Adicionalmente, a empresa esforça-se por continuamente ir além dos limites da tecnologia e desenvolver soluções de vanguarda que ajudem as empresas a prosperar na era digital.
A SAP reconhece a sua responsabilidade de contribuir para um futuro sustentável. Nesse sentido, visa trabalhar para reduzir a sua pegada ambiental e para ajudar os clientes a fazerem exatamente o mesmo através das suas soluções.
A empresa valoriza a diversidade e acredita na criação de um local de trabalho inclusivo onde os colaboradores de diversas origens e características desiguais contribuem para o seu sucesso. Este valor também se estende aos produtos e serviços da SAP, que visam ser acessíveis e passíveis de utilização por qualquer pessoa.
produtos e desenvolvimentos futuros
A abrangência e a profundidade do seu portefólio de produtos permitem à SAP oferecer um conjunto de soluções que cobre uma vasta gama de funções e processos integrais de negócio — das finanças, aos Recursos Humanos, cadeia de abastecimento ou experiência do cliente. A SAP dispõe de uma oferta que atende significativamente às necessidades, mesmo que complexas, de muitas empresas.
É uma Marca com uma ampla capacidade de oferta de recursos, como as soluções específicas para os diferentes sectores de atividade — como por exemplo, o retalho, o sector energético e de recursos naturais ou os serviços financeiros —, desenhadas para responder às necessidades exclusivas e aos requisitos regulamentares e específicos dos diversos sectores.
Mais recentemente, a empresa apostou no desenvolvimento do maior portefólio de soluções de processamento na nuvem, com mais de 100 soluções para todas as áreas de negócio, e ainda no desenvolvimento de uma plataforma de tecnologias de negócio. Esta última capacita as organizações a impulsionarem a inovação e a transformação digital, ajudando-as a otimizar as suas operações, a melhorar a experiência de cliente e a adaptar-se aos crescentes desafios do mercado.
A oferta de produtos da SAP concentra-se também nas vertentes das redes de negócio, da gestão das cadeias de valor e da experiência do colaborador, entre outras, através da utilização e implementação de tecnologias avançadas, tais como a Inteligência Artificial (IA) generativa, a Internet of Things (IoT) e a análise de dados.
Quando as organizações abraçam grandes desafios — como a transformação digital de amplas estruturas, a redefinição do futuro do trabalho ou a preservação do meio ambiente —, a SAP tem a tecnologia e as soluções de gestão que melhor ajudam a concretizar essas visões, com recursos atuais. É disso exemplo a IA Generativa na ótica do negócio, a aposta mais recente da SAP.
mercado
O principal mercado da SAP é o de desenvolvimento e comercialização de software e soluções para empresas. A SAP é líder de mercado em aplicações de software para empresas, mais concretamente, em soluções de gestão de recursos empresariais (ERP), de gestão da cadeia de abastecimento, de compras e de gestão de viagens e despesas (fonte: IDC). A SAP distingue-se por ser o único fornecedor, no segmento das aplicações empresariais, capaz de produzir, desenvolver e entregar soluções integradas para 26 sectores de atividade e para empresas de qualquer dimensão, ajudando-as a melhorar a eficiência, a inovação e a competitividade.
A SAP posiciona-se também no mercado com o mais amplo portefólio de soluções, tanto de processamento na nuvem, como de instalação nas próprias empresas ou num formato híbrido.
COMUNICAÇÃO
Num mercado em constante evolução, é imperativo que a SAP adote uma estratégia de comunicação que tenha um impacto significativo e diferenciador nos canais digitais e nas redessociais. Esta abordagem permite alcançar um público cada vez mais amplo e ainda reforçar mensagens pertinentes e imediatas. É igualmente importante o seu compromisso em participar e promover eventos e projetos de relevância social e económica, enquanto fornecedora líder de soluções de software para empresas e uma das melhores empresas empregadoras, com excelentes oportunidades de desenvolvimento de carreira na indústria das tecnologias de informação.
A mensagem da sua comunicação externa foca-se na evolução do modelo de negócio, nas soluções de processamento na nuvem e na inteligência artificial generativa, que goza hoje de um entusiasmo generalizado em toda a sociedade, mas aplicada ao mundo empresarial.
Em suma, uma abordagem que se concentra essencialmente no lançamento de produtos, na celebração de alianças estratégicas, assim como na partilha de testemunhos e experiências por parte dos clientes e parceiros da SAP.
vantagens competitivas
A SAP possui diversas e importantes vantagens competitivas, que contribuem para o seu sucesso no mercado.
A empresa tem um profundo conhecimento dos processos e desafios de negócio das organizações e as suas soluções são desenhadas para enfrentar esses mesmos desafios, melhorando a eficiência, a produtividade e a tomada de decisões nas organizações.
Com uma forte presença no mundo — uma vasta base de clientes, rede de parceiros e colaboradores em todos os continentes —, a SAP tem um alcance global, que lhe permite apoiar organizações multinacionais e adaptar-se às práticas comerciais de cada geografia.
A sua extensa base de clientes, que inclui muitas das maiores e mais proeminentes empresas do mundo, fornece referências valiosas, reforçando a sua credibilidade. Por outro lado, a SAP possui um conjunto próspero de parceiros, fornecedores independentes de software (ISVs) e programadores que criam aplicações e extensões complementares ao software SAP. Essas parcerias ampliam a funcionalidade das soluções SAP e potenciam o acelerar da transição para modelos de negócios inteligentes e sustentáveis à escala mundial.
Por último, a SAP oferece programas robustos de suporte, formação e certificação, que garantem aos clientes o acesso aos recursos e conhecimento necessários para tirarem o máximo partido das soluções SAP.
• Os clientes da SAP são responsáveis por gerar 87% do comércio mundial. 99 das 100 maiores empresas do mundo funcionam com sistemas SAP e 300 milhões de utilizadores trabalham todos os dias com software da Marca.
• Mais de 5600 empresas em Portugal são utilizadoras das soluções SAP, entre as quais
93 das 100 maiores organizações nacionais. 70% da carteira nacional de clientes SAP
é constituída por PMEs.
• A SAP atingiu, conforme meta estabelecida, a sua neutralidade carbónica em 2023.
• A SAP foi fundada, em 1972, por cinco ex-colaboradores da IBM, na Alemanha, e a sua sigla significa “Sistemas, Aplicações e Produtos em Processamento de Dados”.
Customer Marketing Director South Europe and Francophone Africa