Edições

ALTICE

2022

O compromisso da ALTICE PORTUGAL com a sustentabilidade reflete-se na forma como atua enquanto líder do sector de comunicações eletrónicas, mas também na contribuição positiva para a sociedade, para a economia e para o ambiente. Além de ser motor da transformação digital, assume com seriedade a sua responsabilidade pelas pessoas e pelo planeta, trabalhando para aumentar a inclusão e contribuindo para o futuro da indústria e do País.

ALTICE
valores da marca

A ALTICE PORTUGAL assume a tecnologia como um pilar importante para a construção de uma sociedade de futuro sustentável. Catalisador e motor de evolução, a ALTICE PORTUGAL tem um papel determinante na ambição tecnológica para Portugal, cimentada no investimento e aposta na investigação e desenvolvimento de produtos e serviços inovadores, com foco nas pessoas, clientes e empresas. 

É neste propósito que a ALTICE PORTUGAL enquadra a sustentabilidade como um pilar intrínseco à cultura e estratégia da Empresa, procurando o conhecimento nas dimensões Ambiente, Pessoas e Economia. O objetivo é prestar um melhor contributo, tanto pela forma como age, como através do poder de transformação que representa. Da saúde e educação à coesão económica e social, a participação da ALTICE PORTUGAL é crucial para o desenvolvimento sustentável do País. A ALTICE PORTUGAL integra os temas da sustentabilidade na sua atuação diária, como fatores estratégicos e indissociáveis, contribuindo ativamente para a concretização dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e para a prosperidade ambiental e socioeconómica da Empresa e do negócio, bem como para a promoção de relações sólidas com os seus stakeholders.

produtos e desenvolvimentos futuros

O sentido de responsabilidade social da ALTICE PORTUGAL reflete-se na forma, crescente e continuada, como a Empresa contribui para o desenvolvimento da sociedade. Os seus investimentos têm como principal foco a contribuição para um País mais equilibrado no acesso às oportunidades, independentemente das distâncias, fronteiras e densidades populacionais. Seja através do reforço de cobertura de redes - de forma a potenciar a prestação de um serviço de qualidade a todos os cidadãos -, da aposta em tecnologias para a comunicação e conhecimento - contribuindo para a inclusão escolar e literacia digital -,
ou da democratização do acesso à cultura.

A Empresa rege a sua atuação segundo princípios de sustentabilidade como a ética empresarial, anticorrupção, respeito pelo ambiente e preservação dos ecossistemas, direitos humanos e direitos laborais e inclusão social. Estes materializam-se num conjunto de ferramentas, estruturas e mecanismos que garantem uma gestão criteriosa destas matérias, como códigos de conduta, políticas de atuação (anticorrupção, diversidade, segurança de informação, privacidade, entre outras) e compromissos subscritos no âmbito da sustentabilidade (UNGC, Carta Portuguesa para a Diversidade, BCSD Portugal, Manifesto Rumo à COP 26, Business Ambition for 1.5ºC, Act4nature Portugal, entre outros).

Testemunho do compromisso em prol da sustentabilidade do seu negócio e do sector, a ALTICE PORTUGAL foi distinguida em 2021 com o Prémio Co-Inovação do Congresso Anual da Quidgest e nos Prémios Human Resources 2021, na categoria Responsabilidade Social. A Empresa continua também a ocupar uma posição distintiva e premiada pela qualidade e excelência dos seus produtos e serviços e das suas operações.

mercado

A ALTICE PORTUGAL é líder de mercado no sector das comunicações eletrónicas (fonte: ANACOM – Autoridade Nacional de Comunicações, relatórios referentes ao 1.º semestre de 2022) e um dos maiores investidores em Investigação, Desenvolvimento e Inovação do País. 

Presente na vida das famílias e empresas portuguesas através das suas Marcas - Altice Empresas, Altice Labs, MEO, MEO Blueticket, MEO Energia, MOCHE e SAPO -,
a ALTICE PORTUGAL faz parte do Grupo Altice, que se encontra presente também em França, Israel, República Dominicana e nos EUA, com cerca de 30 milhões de clientes.

A ALTICE PORTUGAL mantém uma forte ligação com as áreas da cultura, do entretenimento e da arte, promovendo a sua divulgação e valorização, nomeadamente através da parceria com as duas maiores salas de espetáculo do País – Altice Arena e Altice Fórum Braga – bem como
através de diversas iniciativas ligadas à música – MEO Sudoeste, MEO Marés Vivas, MEO Sons do Mar e MEO Kalorama.

COMUNICAÇÃO

O sucesso do desempenho operacional e estratégico da ALTICE PORTUGAL é também fruto das fortes relações que mantém com os seus múltiplos stakeholders. É fundamental manter os canais de comunicação ativos, assegurando elevados níveis de transparência, conhecer expectativas e preocupações para que possam ser devidamente integradas no planeamento estratégico da Empresa e assim antecipar soluções, mitigar possíveis impactos, gerar ideias, identificar fragilidades e definir planos de melhoria com uma visão 360º.

De forma periódica, a ALTICE PORTUGAL realiza uma auscultação juntos dos seus stakeholders internos e externos sobre os temas com maior impacto ambiental, social
e de governance. Esta informação é a base a definição da estratégia de sustentabilidade
da Empresa, robusta, transversal e alinhada com as melhores práticas e tendências. 

vantagens competitivas

A oferta da ALTICE PORTUGAL resulta de uma aposta contínua na convergência de serviços fixos e móveis através de cross-selling e up-selling das suas ofertas. Dos serviços de tecnologias móveis e de fibra, aos de TV, Internet de banda larga e voz fixa, passando pela aposta na divulgação e valorização da cultura, do entretenimento e da arte, e, mais recentemente pela produção de energia, são diversas as atividades da ALTICE PORTUGAL que assumem um papel determinante na ambição tecnológica para o País, tendo sempre como foco as pessoas, os clientes e as empresas. 

ALTICE
sabia que?

SABIA QUE

A eletricidade da MEO Energia é 100% verde, produzida exclusivamente a partir
de fontes renováveis e que contribui
para reduzir a pegada ecológica.

A ALTICE PORTUGAL promove programas periódicos de Prevenção e Promoção da Saúde para os seus colaboradores.

35.945 Giga joules (GJ) foram poupados através da implementação de soluções de AVAC e Iluminação mais eficientes na ALTICE PORTUGAL.

A ALTICE PORTUGAL está comprometida a atingir a neutralidade carbónica até 2050, no âmbito do Business Ambition for 1.5ºC.

A ALTICE PORTUGAL promove a iniciativa “De bicicleta para o Trabalho – Bike to Work”, que convida os colaboradores a deixar os carros em casa, utilizando, em alternativa, a bicicleta.

ANDRÉ FIGUEIREDO
ANDRÉ FIGUEIREDO

Diretor de Coordenação Institucional,
Corporativa e Comunicação

contactos