Edições

APCER

2022

Os profissionais da APCER trabalham todos os dias com o objetivo de avaliar e melhorar práticas de gestão das organizações e de elevar o nível de competência e conhecimento das pessoas, transmitindo confiança à sociedade. Esta jornada conjunta, comprometida, competente, íntegra e ágil, é uma oportunidade única para inovar processos, produtos e serviços, combater as alterações climáticas, produzir de forma mais sustentável e segura, reduzir desigualdades e promover o trabalho digno.

APCER
valores da marca

A APCER atua segundo critérios de integridade e profissionalismo, sendo orientada por quatro valores basilares: Competência, Integridade, Agilidade e Compromisso.

A chave para o sucesso de um serviço com valor acrescentado é a competência de todos os intervenientes. A APCER aposta na qualificação dos seus profissionais, identificando proativamente as tendências de mercado e antecipando necessidades de formação. Adicionalmente, a atitude de estreita proximidade com clientes e parceiros, a forte orientação para o alcance de resultados e para contribuir para o aumento da competitividade das organizações, permite a correta interpretação das necessidades, e a célere e consistente apresentação de soluções ao mercado. Assenta a sua atividade em elevados padrões de rigor, lealdade e seriedade, promovendo a transparência e a imparcialidade.

A Marca APCER é construída todos os dias pelos seus colaboradores, auditores, formadores, clientes, parceiros e outras partes interessadas. Todos sentem a APCER como “sua”, partilham e revêem-se nos seus valores. A Marca APCER diferencia-se da concorrência pela qualidade dos serviços prestados, competência dos profissionais e, acima de tudo, pela construção e consolidação da sua identidade – “APCER, Pode Confiar”.

produtos e desenvolvimentos futuros

A atualidade exige a intervenção de todos, e é com esta intenção que a APCER disponibiliza os seus serviços de certificação, auditoria às cadeias de fornecimento e formação, adaptados às necessidades das pessoas e organizações, e alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, com o intuito de contribuir para uma sociedade mais sustentável e para a prosperidade e bem-estar de todos. 

Na vertente ambiental, a verificação da pegada de carbono e a economia circular são duas metodologias que contribuem para a proteção do ambiente e combate às alterações climáticas. Também a gestão de energia e a certificação de produtos provenientes de florestas sustentáveis ajudam as organizações no seu caminho para se tornarem mais “verdes”.

A nível social, o “work-life balance” e as condições dignas de trabalho são prioridades para as organizações. Para dar resposta a esta necessidade, a APCER disponibiliza a certificação NP 4552 para a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, e a certificação Fair Telework, para o bem-estar de todos os colaboradores em teletrabalho. A realização de auditorias ao longo das cadeias de fornecimento de acordo com os códigos de conduta amfori BSCI e SMETA, entre outros, ajudam também a demonstrar o comprometimento em tornar o Mundo num lugar mais justo e inclusivo. 

Relativamente ao pilar do Governance, a APCER disponibiliza serviços de compliance como a mais recente norma ISO 37001 - Anti Bribery Management Systems, e um portfólio de serviços relacionados com a segurança da informação e cibersegurança que pretendem mitigar os riscos a que as organizações estão expostas, e contribuir para a prevenção contra os ataques cibernéticos, protegendo a informação sensível dos seus negócios.

Recentemente, a APCER, consciente da relevância da temática do desperdício alimentar, desenvolveu a certificação Sustentabilidade e Desperdício Alimentar, indicada para organizações que pretendam melhorar práticas de sustentabilidade, reduzir o desperdício alimentar resultante das suas operações, e influenciar as partes interessadas, demonstrando o seu compromisso com a sociedade e contribuindo para um mundo mais verde e mais justo.

Adicionalmente, e reconhecendo que a incorporação dos critérios ESG na estratégia de negócio e no desenvolvimento das operações das organizações contribui para melhorar os seus índices de competitividade e de resiliência, e enfrentar consistentemente os desafios do mercado, a APCER disponibiliza ao mercado serviços de valor acrescentado que potenciam a capacidade de as organizações demonstrarem o seu alinhamento com os mais variados indicadores destes critérios.

mercado

Com orgulho de ser uma Marca com ADN 100% português, a APCER tem hoje uma forte presença internacional, com auditorias realizadas em mais de 30 países. Está presente diretamente em Espanha, Brasil e China, com representações e parcerias em vários pontos do Globo.
A presença internacional é reforçada pela sua participação na rede IQNet – The International Certification Network, em representação de Portugal, o que possibilita a prestação de mais de 200 serviços de certificação de sistemas de gestão e de avaliação, em qualquer parte do Mundo e com auditores locais.

As entidades do Grupo APCER detêm diversas acreditações e reconhecimentos, que confirmam as suas capacidades enquanto organismo de certificação, auditoria e formação.

COMUNICAÇÃO

A globalização e o rápido avanço tecnológico fizeram emergir um perfil de consumidor mais conhecedor, exigente e interveniente, evidenciando-se a importância da comunicação como meio de aproximar as organizações aos seus clientes e mercado. 

Face à velocidade de partilha de informação, fidedigna ou não, nos meios de comunicação, sobretudo digitais, é cada vez maior a preocupação com a validação dos conteúdos, evitando “fake news” e desinformação.

A estratégia de comunicação da APCER tem como principal objetivo criar conteúdos relevantes, claros e objetivos, que diferencie
a sua Marca face à dos seus concorrentes, e que transmita confiança e conhecimento. Neste sentido, a APCER trabalha todos os dias as suas competências e valências como Marca, desenvolvendo a capacidade de escutar, de entender e de interiorizar o feedback do mercado, procurando melhorar continuamente os seus processos de comunicação. 

A APCER recorre a vários meios de comunicação, desde digitais (redes sociais, website, newsletters, webinares, etc.) até aos mais tradicionais, como, órgãos de comunicação, parcerias, eventos e publicidade. Todos estes canais proporcionam linguagens e formas distintas de estabelecer a relação com o cliente e mercado, e para cada um deles é fundamental adaptar linguagem e conteúdos. Hoje o tempo é “curto” e a APCER reconhece que a comunicação deve ser o mais precisa e segmentada possível, para que tenha impacto positivo.

vantagens competitivas

As vantagens competitivas da APCER são diversas, entre elas há a destacar a Proximidade; a Competência; a Credibilidade; a Agilidade; a Experiência; a Capacidade de Inovar; a sua Presença Mundial e as Parcerias Estratégicas com entidades de referência.

APCER
sabia que?

Na APCER os clientes são acompanhados por equipas especializadas em temas da atualidade, como sustentabilidade, economia circular, pegada de carbono, cibersegurança, avaliação das cadeias de fornecimento, segurança alimentar, redução do desperdício, trabalho digno e conciliação entre vida pessoal e profissional.

A APCER possui parcerias estratégicas com entidades de referência no seu âmbito de atuação, permitindo estar a par das tendências e exigências do mercado, e apresentar soluções para as organizações superarem os desafios. 

A certificação de Sustentabilidade e Desperdício Alimentar foi desenvolvida pela APCER, sendo reconhecida pelo Movimento Unidos Contra o Desperdício.

A APCER está aprovada pelo IRTA para a certificação Welfair em Bem-estar Animal, um dos esquemas de certificação reconhecidos pela Comissão Europeia.

A certificação Fair Telework da APCER tem como objetivo promover uma cultura de bem-estar dentro da organização, preservando a saúde mental, evitando
o isolamento e minimizando os riscos.

A APCER apresenta uma oferta formativa diversificada, investindo na inovação e no desenvolvimento de novas ações, para dar resposta às necessidades e expectativas dos seus clientes e mercado.

Como resultado da sua longa experiência e conhecimento em auditoria, em vários setores de atividade, e de acordo com um elevado número de referenciais normativos, nacionais e internacionais, a APCER realiza auditorias a fornecedores em qualquer parte do Mundo, com recurso a auditores locais altamente qualificados.

A APCER é uma das entidades reconhecidas mundialmente para a realização de auditorias amfori BSCI e SMETA.

ANDRÉ RAMOS
ANDRÉ RAMOS

Marketing Diretor

contactos