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COCA-COLA

2020

A COCA-COLA acredita que é possível um futuro melhor para todos e está consciente dos desafios que enfrenta e do papel que a Empresa, enquanto referência no sector da alimentação e das bebidas, deve e quer assumir. No contexto atual de incerteza, em que a COVID-19 atingiu inesperadamente a vida de todos, é muito importante que as empresas e as pessoas façam da sustentabilidade o seu objetivo.

COCA-COLA
valores da marca

O compromisso com a Diversidade e Inclusão está no ADN da COCA-COLA, dentro e fora da Empresa.
A nível interno, a COCA-COLA em Portugal tem vindo a implementar uma série de medidas ao longo dos anos, com o propósito de promover o talento das mulheres e garantir que tenham as mesmas oportunidades. Isto permitiu que, em 2019, 49% dos cargos de gestão na Coca-Cola Ibéria fossem ocupados por mulheres. Externamente, a Empresa continua a dedicar especial atenção à melhoria da formação pessoal e profissional deste
grupo. Em 2019 lançou em Portugal o projeto BORA Mulheres, com o objetivo de promover o empreendedorismo feminino, que já impactou 276 mulheres.

produtos e desenvolvimentos futuros

A COCA-COLA em Portugal continua a aumentar o seu portefólio de bebidas, para que cada consumidor possa escolher aquela que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades, em todos os momentos. O principal lançamento de 2020 foi a Coca-Cola Energy produzida na fábrica de Azeitão da Coca-Cola European Partners (CCEP) para Portugal e Espanha. Também em 2020, a Fanta voltou a assinalar a entrada no verão com o lançamento de novos sabores de edição limitada: Limão, Framboesa
e Melancia, todos eles sem adição de açúcar. A Marca consolidou assim a aposta na redução dos açúcares presentes na sua gama de produtos.

mercado

A COCA-COLA é a maior empresa de bebidas não alcoólicas do mundo, com centenas de referências no seu portefólio (fonte: Annual Report Pursuant to Section 13 or 15d - U.S. Securities and Exchange Commission). A The Coca-Cola Company é proprietária de todas as Marcas, fornecendo os ingredientes e as fórmulas para as bebidas, e é responsável por todas as ações de marketing relativas às mesmas.

A partir da fábrica do engarrafador CCEP Portugal, localizada em Azeitão,
a COCA-COLA engarrafa cerca de 90% das bebidas da Companhia Coca-Cola que chegam diariamente a todos os pontos de venda do País. Em 2019 foram vendidos, em Portugal, 224 milhões de litros de bebidas da Empresa, distribuídos por mais de 82 mil clientes.

COMUNICAÇÃO

Paralelamente à sua responsabilidade corporativa, a COCA-COLA desempenha um papel de altruísmo enquanto parte integrante da sociedade. Assume um compromisso com as comunidades em que está integrada e pretende manter este compromisso e contribuir para o desenvolvimento da sociedade portuguesa. Este compromisso social, bem como os valores da Empresa, estão bem patentes na publicidade da Marca. A postura da COCA-COLA tem sido sempre a de acompanhar as grandes alterações sociais e usar a publicidade para defender aquilo em que acredita: Otimismo, União e Diversidade.
É neste sentido que lançou em Portugal, no início
de 2020, a campanha "Purpose" que apela à abertura, à tolerância e ao espírito positivo.
A campanha convidou os portugueses a parar por um segundo e a acreditar que as pessoas têm mais em comum do que pensam e que quando param para ouvir o outro é quando realmente podem mudar as coisas e superar algumas das divisões que as afastam. Esta iniciativa materializou-se, a nível local, através da parceria com a associação "Corações Com
Coroa".  Sob o lema "Estás aberto a dar a mão a quem mais precisa?", a COCA-COLA entregou a esta ONG um donativo de 50 mil euros destinado a apoiar projetos locais, com um foco especial na integração e igualdade de género.

vantagens competitivas

A COCA-COLA defende uma transformação no mundo dos negócios que permita a criação de um novo modelo socioeconómico que seja resiliente, sustentável, inclusivo e neutro para o clima. Assim, a Empresa afirma-se a favor da eliminação do uso desnecessário do plástico, da reciclagem de todo o que é utilizado e da criação de materiais inovadores e novos modelos de negócio mais sustentáveis.
A crescente poluição dos oceanos é um grande problema ambiental. Nesse sentido, 99% das embalagens da COCA-COLA em Portugal são recicláveis ​​ou reutilizáveis, o que significa que, se recolhidas e devidamente geridas, podem ter novas vidas. É claro que nem sempre isso acontece, por isso a COCA-COLA comprometeu--se a recolher e reciclar o equivalente à quantidade de embalagens que vende a cada ano, até 2025. Além disso, a Empresa introduziu critérios ambientais no seu design para que, por exemplo, seja necessária menos matéria-prima no seu fabrico. Assim, as garrafas de plástico já são feitas com 24,5% de material reciclado e a meta é elevar essa percentagem para 50%, até 2022. Para aumentar esses números de material reciclado e incorporar novas melhorias, em 2019 a COCA-COLA investiu 180 milhões de euros em projetos de eco-inovação, na Europa Ocidental. Como resultado desses esforços, no final de 2019, apresentou a primeira garrafa apta para uso alimentar, feita a partir de plásticos marinhos recuperados e reciclados, algo que até então não havia sido possível. Foram fabricadas cerca de 300 garrafas usando 25% de plástico reciclado dos fundos marinhos e das costas de Portugal e Espanha.

Como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no campo da sustentabilidade, a CCEP em Portugal, com os resultados obtidos na fábrica de Azeitão, recebeu o prémio 2020 Energy Management Insight Award, sendo a primeira empresa portuguesa a ser distinguida com este galardão. Este prémio internacional é promovido pelo Clean Energy Ministerial, fórum mundial que engloba os ministros do ambiente e líderes governamentais de 26 países.

Entre 2016 e 2019, a melhoria do sistema de gestão de energia permitiu à CCEP em Portugal, um aumento de eficiência de 30%, com a consequente redução de emissão de CO2 em 13.909 toneladas e uma poupança de 2.534 milhões de euros. Desde 2018, toda a energia elétrica utilizada na fábrica de Azeitão provém de fontes renováveis.

Já ao nível da redução de açúcar, em 2019, quatro em cada dez bebidas vendidas pela Empresa em Portugal foram baixas em calorias ou sem calorias. Os consumidores exigem cada vez mais variedade de bebidas, incluindo as baixas em calorias ou sem calorias. Em linha com estas necessidades, entre 2015 e 2019, a COCA-COLA em Portugal reduziu o teor total de açúcar por litro em 19,4%.

COCA-COLA
sabia que?

Desde o primeiro momento que a COCA-COLA fez tudo o que estava ao seu alcance para ajudar no contexto da pandemia, nomeadamente através de uma doação à Cruz Vermelha Portuguesa. Esta iniciativa materializou-se na compra de duas unidades de campanha insufláveis para testes à COVID-19, de equipamento de proteção individual e financiamento de testes COVID. Paralelamente foram doadas mais de 325 mil bebidas a hospitais e instituições de todo o País.

A COCA-COLA, no seguimento de um percurso histórico no campo da publicidade, optou mais uma vez por olhar para o futuro e promover uma visão otimista em relação a tudo o que se está a aprender com esta crise, para que daqui seja possível retirar valiosas lições.

Em julho de 2020, a Marca lançou a campanha "Abertos para o melhor que está por vir". Um anúncio otimista, mas ciente de que a incerteza ainda está presente, sublinhando o dever de se continuar a agir com responsabilidade. Este anúncio conta com um manifesto escrito especialmente para a COCA-COLA pelo premiado poeta britânico, rapper
e apresentador de podcast George the Poet.

Em setembro de 2020, e para estimular o apoio à restauração, a COCA-COLA lançou uma nova campanha em que convidou os portugueses a retribuir os bons momentos passados nos cafés, bares e restaurantes, desfrutando deles agora mais do que nunca.

ISABEL DE JULIAN
ISABEL DE JULIAN

Marketing Manager Portugal da Coca-Cola Iberia

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