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COCA-COLA

2019

Mais de 40 anos depois de ter sido comercializada pela primeira vez em Portugal, no dia 4 de julho de 1977, a COCA-COLA continua a acompanhar os portugueses nos momentos em família e com os amigos, nos principais eventos desportivos, musicais, culturais e sociais, na promoção do País dentro e fora das fronteiras, sem esquecer o contributo económico e social da sua atividade.

COCA-COLA
valores da marca

Em Portugal, a COCA-COLA tem construído a sua posição com base na procura constante de entender, respeitar e partilhar raízes, características, valores e hábitos dos portugueses. Toda a estratégia assenta num conjunto de eixos que cobrem a Marca, o produto, a embalagem, a relevância da comunicação e os canais de distribuição, sempre com a preocupação em inovar.

A promoção de hábitos de vida saudáveis e o ambiente têm sido as grandes apostas da Marca nos últimos anos, nomeadamente através da redução do conteúdo de açúcar e o investimento na próxima geração de alternativas de açúcar com zero calorias – sem ter de renunciar ao sabor único e característico de COCA-COLA, que o consumidor conhece e ama.

A COCA-COLA em Portugal tem ainda apostado em promover a diversidade e a inclusão. Através do projeto “’BORA Mulheres”, um programa de formação que visa dar asas aos projetos de mulheres empreendedoras, com idades entre os 18 e os 60 anos. Este projeto integra o programa “Avançamos”, a estratégia de sustentabilidade da COCA-COLA para a Europa Ocidental.
Ainda dentro do programa “Avançamos”, a COCA-COLA lançou o “Mares Circulares” em Portugal e Espanha, um projecto levado a cabo por ONG’s de cariz ambiental, que tem como objetivo final, fixado para 2025, recolher o equivalente a 100% das latas e
garrafas comercializadas, apostar na inovação em embalagens sustentáveis e recicláveis e fomentar a cultura de reutilização e reciclagem.

produtos e desenvolvimentos futuros

Em Portugal, a COCA-COLA disponibiliza 14 Marcas e mais de 130 opções diferentes: COCA-COLA Sabor Original - clássica ou sem cafeína, COCA-COLA Sem Açúcar - com e sem cafeína, COCA-COLA Light, Fanta e Fanta Zero, Sprite, Nordic Mist, Nestea, Aquarius, Powerade, Burn, Minute Maid e Aquabona. Um portefólio variado que tem como principal objetivo responder às diferentes necessidades e gostos de cada um. Por isso, o futuro da Companhia passa por disponibilizar mais embalagens em formatos mais pequenos, oferecer novas bebidas e proporcionar informação nutricional clara e fácil de encontrar, para a tomada de decisões conscientes e informadas.

mercado

A COCA-COLA é a maior companhia de bebidas do mundo: 500 Marcas de bebidas; maior sistema de distribuição do mundo; com consumidores de mais de 200 países, a desfrutar de quase 1600 unidades por dia.

A divisão ibérica da COCA-COLA é uma das mais importantes do sistema internacional: ocupa o 3.º lugar no volume de vendas na Europa e o 7.º no mundo.
Em Portugal, a Companhia detém a liderança com as Marcas COCA-COLA Sabor Original, COCA-COLA Sem Açúcar e Powerade. COCA-COLA é a bebida mais consumida em Portugal (excluindo as bebidas alcoólicas, água, leite e café), sendo a bebida preferida de 38% dos jovens portugueses (fonte: Brand Guidance System, “Marca Favorita Coca-Cola Tmk” set‘18 a ago‘19).

É a partir da sua fábrica, que a COCA-COLA European Partners Portugal, localizada em Azeitão, engarrafa cerca de 90% das bebidas da Companhia COCA-COLA que chegam diariamente a todos os pontos de venda do País. Atualmente, o Sistema COCA-COLA emprega 420 pessoas em Portugal e contribui para a criação de mais de 5500  postos de trabalho diretos e indiretos. Destas, 180 estão na fábrica e as restantes nos vários centros de distribuição. Apesar de estar localizada em Portugal, a fábrica também produz e comercializa para outros países.

COMUNICAÇÃO

Três anos depois de ter iniciado uma mudança estratégica na Marca, unindo todas as suas bebidas numa Marca única e numa única identidade visual, a COCA-COLA dá, em 2019, um novo passo neste trajeto com uma nova imagem, assente na icónica cor vermelha. “Uma cor para todos os gostos” é o mote para esta campanha da COCA-COLA.

Decorrente desta evolução e para tornar ainda mais clara a informação disponibilizada ao consumidor, a COCA-COLA introduz novas denominações nas suas variedades. COCA-COLA Zero Açúcar é agora denominada COCA-COLA Sem Açúcar, COCA-COLA Light é intitulada COCA-COLA Sabor Light e a COCA-COLA Zero Açúcar Zero Cafeína é designada COCA-COLA Sem Cafeína Sem Açúcar.

Para explicar aos portugueses o que mudava, a Marca desenvolveu uma campanha multimeios.

Em 2019, a Marca também recordou a melhor forma de se beber uma COCA-COLA (o copo certo, gelo e limão) e apresentou a variedade Sem Cafeína Sem Açúcar, para se desfrutar do sabor autêntico, a qualquer momento do dia. Ainda em 2019, a COCA-COLA lançou uma nova campanha para destacar o papel da comida enquanto elo de ligação entre as pessoas. Como mensagem principal, a noção de que a COCA-COLA tem o poder de aproximar as pessoas, de colocar as diferenças de lado e de tornar os momentos à volta da mesa ainda mais inesquecíveis. Com esta campanha a Marca mostrou que o seu sabor singular torna especial qualquer jantar em casa de amigos ou refeição em família.

vantagens competitivas

A COCA-COLA não pára de crescer e de inovar. Procurando ser pioneira na redução da quantidade de açúcar dos seus produtos, nos últimos 18 anos, a COCA-COLA em Portugal conseguiu reduzir em 33% o conteúdo de açúcares por litro do total de vendas das suas bebidas. Já no campo da preservação do ambiente, a COCA-COLA tem trabalhado para garantir que em 2025, pelo menos, 50% do material utilizado para embalagens de PET provenha de plástico reciclado. Neste campo, a ambição da COCA-COLA é garantir que 100% das embalagens que coloca no mercado são recuperáveis. Ainda em matéria de ambiente, reduzir em 20% a quantidade de água utilizada nos processos de produção de bebidas é uma meta delineada pela COCA-COLA para proteger os recursos hídricos, a fim de preservá--los para as gerações futuras.

COCA-COLA
sabia que?

A COCA-COLA foi criada nos EUA por um farmacêutico, há 133 anos. Foi vendida pela primeira vez em 1886 numa pequena farmácia de Atlanta, Geórgia. A sede mundial da The Coca-Cola Company mantém-se em Atlanta.

A média de vendas passou de 9 bebidas por dia para 1900 milhões, em mais de 200 países, e o portefólio da COCA-COLA conta, hoje, com mais de 3500 produtos.

O primeiro anúncio de imprensa da COCA-COLA apareceu apenas três semanas após a sua saída para o mercado, a 8 de maio de 1886.

A primeira vez que a COCA-COLA esteve presente num evento desportivo foi no Mundial de 82, adaptando o seu slogan que se transformou em "COCA-COLA. O sorriso do mundial".

A COCA-COLA foi engarrafada, pela primeira vez, numa loja de caramelos de Vicksburg, usando pequenas garrafas de vidro. Em 1899, só três pessoas tinham autorização para engarrafar a COCA-COLA.

A mítica garrafa Contour foi criada em 1915, para um concurso de garrafas entre engarrafadores da COCA-COLA, com o objetivo de uniformizar e destacar o design das mesmas. Está registada como Marca desde 1960, quando o Gabinete de Marcas dos EUA decidiu inscrevê-la no Registo Principal. Atualmente é um ícone da COCA-COLA.

“COCA-COLA… a Tal”. Foi com este slogan que, em 1977, a COCA-COLA se apresentou a todos os portugueses. A Marca foi comercializada pela primeira vez em Portugal, no dia 4 de julho de 1977, em Lisboa.

ISABEL DE JULIAN
ISABEL DE JULIAN

Marketing Manager Portugal da Coca-Cola Iberia

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