Há mais de vinte anos no mercado português, a FNAC mantém-se convicta de que são as paixões que movem o mundo. A sua missão permanece, por isso, inalterada: tornar acessível a descoberta e a partilha da paixão pela cultura, tecnologia e lazer. O propósito da Marca foi, desde sempre, agitar a curiosidade. “Chega Onde Quiseres” é por isso a assinatura de todas as suas campanhas, que promovem o fácil acesso aos produtos que permitem concretizar todas as paixões.
A FNAC chegou a Portugal em 1998, representando de imediato um ponto de viragem na forma como se consumia cultura e tecnologia no País. O novo paradigma passava por lojas acolhedoras, compostas pelas mais diversas gamas nas quais, em vez de surgirem escondidos atrás de montras, os produtos se encontravam à mão de qualquer cliente que os quisesse consultar.
O serviço evoluiu de forma incomensurável desde então. Não só aumentou o número de lojas físicas como foi criado um website com milhões de produtos disponíveis à distância de um clique: um Marketplace; novas formas de aceder à cultura; novas formas de a promover. E, no entanto, ao longo de todos estes anos de evolução, manteve-se a filosofia que faz da FNAC uma referência no retalho de produtos técnicos e editoriais em Portugal: incentivar paixões. A FNAC foi feita para pessoas com diferentes gostos, atitudes e comportamentos. Pessoas que não passam sem cultura, tecnologia e momentos de lazer. Pessoas que gostam de ser surpreendidas e provocadas a agir. Em resumo, pessoas apaixonadas. É para partilhar experiências com todas estas pessoas que a FNAC existe na forma de uma Marca próxima e disponível, informada e agitadora. Uma Marca que ambiciona contagiar pela diferença e fazer com que os clientes queiram sempre saber mais, conhecer novas perspetivas, chegar mais longe. Porque não há melhor estratégia para dissipar as diferenças do que a curiosidade.
produtos e desenvolvimentos futuros
Qualidade, inovação, diversidade. Três palavras são suficientes para descrever a estratégia na qual assenta a oferta atual da FNAC. Com milhões de produtos disponíveis em mais de trinta lojas por todo o País e ainda em fnac.pt, a FNAC tem vindo a assumir-se como uma terceira casa para todos os apaixonados por cultura, tecnologia e lazer. Mais especificamente, a oferta da FNAC é composta por três grandes áreas: produtos técnicos, produtos editoriais e serviços. Os produtos técnicos, nos quais se incluem, entre outros, computadores, tablets, telemóveis, televisores, instrumentos musicais, equipamentos de fotografia e eletrodomésticos, representam uma grande parte do seu volume total de negócios; os produtos editoriais, compostos por livros, filmes, séries, videojogos, álbuns de música e tantos outros tipos de obras culturais e artísticas; e, por fim, os serviços, que já representam cerca de 5% do seu volume de negócios, dos quais fazem parte, por exemplo, os planos de proteção dos equipamentos e as reparações e instalações de software realizadas pela Clínica FNAC e pela PC Clinic. Da junção destas três áreas, em conjugação com a forte aposta num serviço omnicanal com entregas gratuitas para aderentes e clientes de livros, resulta um serviço completo que, não obstante, se mantém em constante evolução. Tecnologicamente avançado, mas sem descurar a intervenção humana e a expertise dos colaboradores que acompanham o cliente nas suas jornadas de paixão.
mercado
A FNAC é uma Marca de referência no mercado nacional do retalho não alimentar, adotando uma estratégia omnicanal, com entregas desde 1h, que engloba lojas, Internet e dispositivos móveis que já representam mais de 12% do total de vendas da FNAC. Presente em Portugal, há mais de vinte anos, tem tido um crescimento sustentável e é líder em vários mercados onde atua.
COMUNICAÇÃO
O foco inclinado que serve de logótipo à FNAC é um bom exemplo da filosofia da Marca, representando a diferença para com a perspetiva mais tradicional das coisas. É assim que a FNAC gosta de se dirigir ao seu público – com abordagens criativas e originais; com um ângulo distinto em todos os temas que aborda; com curiosidades que puxam pela curiosidade; e tratando os clientes com proximidade, de forma simples e direta, com humor e inteligência. A ótica da FNAC é a ótica de um apaixonado que fala intensamente sobre aquilo que o fascina. O foco são sempre as pessoas e os produtos que as apaixonam.
vantagens competitivas
O reconhecimento da FNAC enquanto Marca de Excelência também se tem evidenciado através dos múltiplos prémios conquistados ao longo do tempo. Apenas nos últimos quatro anos, a FNAC venceu o Master Costumer Service e o Master Retalhista Não Alimentar nos Masters da Distribuição, organizados pelo Grupo IFE e pela revista Distribuição Hoje; viu o Cartão de Crédito FNAC ser reconhecido pelo ComparaJá.pt como o melhor cartão de fidelização nacional; foi eleita uma das Marcas de retalho mais reputadas de Portugal pela On Strategy/Corporate Excellence; e foi galardoada com um prémio Prata nos Prémios M&P Criatividade.
Além dos prémios atribuídos pelos profissionais de marketing do mercado, a FNAC recebeu ainda vários galardões atribuídos diretamente pelos consumidores, nomeadamente um Randstad Award que a distinguiu como a organização com melhor ambiente de trabalho em Portugal (2016); dois prémios Navegantes XXI, da ACEPI, para melhor Site.pt e melhor e-Marketplace (2017); e os prémios Leitor PC Guia para melhor cadeia de tecnologia e melhor site de comércio eletrónico (2018). Adicionalmente, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) atribuiu à FNAC Colombo o prémio de livraria com o melhor catálogo em Portugal (2016).
Em destaque esteve ainda a Estante, a revista oficial da FNAC, que foi galardoada com três prémios internacionais: European Design Award (2016), Content Marketing Award (2016) e German Design Award (2017).
• FNAC - “Féderation National d’est Achat des Cadres”, é uma associação fundada em França, em 1954, por André Essel e Max Théret.
• A FNAC é um dos maiores promotores culturais em Portugal, ao organizar mais de 7000 eventos gratuitos por ano nas suas lojas, como concertos, workshops, conferências e apresentações.
• Há mais de 15 anos que, através da iniciativa “Novos Talentos FNAC”, a FNAC tem ajudado a descobrir e promover alguns dos mais promissores artistas nacionais, como Deolinda, Capitão Fausto, Orelha Negra, Richie Campbell, Capicua ou Diabo na Cruz.
• A FNAC foi a primeira empresa de retalho a lançar um site de e-commerce em Portugal, em 1999, e um Marketplace, em 2013. Em apenas seis anos de existência, este serviço de venda on-line disponibiliza já mais de seis milhões de produtos das mais diversas áreas, oriundos de mais de 500 vendedores profissionais. Mais de 250 mil clientes já compraram através desta plataforma.
• Tradicionalmente associada a produtos culturais e tecnológicos, a FNAC é também uma referência no mercado de Home: pequenos eletrodomésticos, tratamento do lar e cuidado pessoal. Várias lojas FNAC já possuem um espaço interno dedicado a estes produtos.