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FNAC

2019

Há mais de vinte anos no mercado português, a FNAC mantém-se convicta de que são as paixões que movem o mundo. A sua missão permanece, por isso, inalterada: tornar acessível a descoberta e a partilha da paixão pela cultura, tecnologia e lazer. O propósito da Marca foi, desde sempre, agitar a curiosidade. “Chega Onde Quiseres” é por isso a assinatura de todas as suas campanhas, que promovem o fácil acesso aos produtos que permitem concretizar todas as paixões.

FNAC
valores da marca

A FNAC chegou a Portugal em 1998, representando de imediato um ponto de viragem na forma como se consumia cultura e tecnologia no País. O novo paradigma passava por lojas acolhedoras, compostas pelas mais diversas gamas nas quais, em vez de surgirem escondidos atrás de montras, os produtos se encontravam à mão de qualquer cliente que os quisesse consultar.

O serviço evoluiu de forma incomensurável desde então. Não só aumentou o número de lojas físicas como foi criado um website com milhões de produtos disponíveis à distância de um clique: um Marketplace; novas formas de aceder à cultura; novas formas de a promover. E, no entanto, ao longo de todos estes anos de evolução, manteve-se a filosofia que faz da FNAC uma referência no retalho de produtos técnicos e editoriais em Portugal: incentivar paixões. A FNAC foi feita para pessoas com diferentes gostos, atitudes e comportamentos. Pessoas que não passam sem cultura, tecnologia e momentos de lazer. Pessoas que gostam de ser surpreendidas e provocadas a agir. Em resumo, pessoas apaixonadas. É para partilhar experiências com todas estas pessoas que a FNAC existe na forma de uma Marca próxima e disponível, informada e agitadora. Uma Marca que ambiciona contagiar pela diferença e fazer com que os clientes queiram sempre saber mais, conhecer novas perspetivas, chegar mais longe. Porque não há melhor estratégia para dissipar as diferenças do que a curiosidade.

produtos e desenvolvimentos futuros

Qualidade, inovação, diversidade. Três palavras são suficientes para descrever a estratégia na qual assenta a oferta atual da FNAC. Com milhões de produtos disponíveis em mais de trinta lojas por todo o País e ainda em fnac.pt, a FNAC tem vindo a assumir-se como uma terceira casa para todos os apaixonados por cultura, tecnologia e lazer. Mais especificamente, a oferta da FNAC é composta por três grandes áreas: produtos técnicos, produtos editoriais e serviços. Os produtos técnicos, nos quais se incluem, entre outros, computadores, tablets, telemóveis, televisores, instrumentos musicais, equipamentos de fotografia e eletrodomésticos, representam uma grande parte do seu volume total de negócios; os produtos editoriais, compostos por livros, filmes, séries, videojogos, álbuns de música e tantos outros tipos de obras culturais e artísticas; e, por fim, os serviços, que já representam cerca de 5% do seu volume de negócios, dos quais fazem parte, por exemplo, os planos de proteção dos equipamentos e as reparações e instalações de software realizadas pela Clínica FNAC e pela PC Clinic. Da junção destas três áreas, em conjugação com a forte aposta num serviço omnicanal com entregas gratuitas para aderentes e clientes de livros, resulta um serviço completo que, não obstante, se mantém em constante evolução. Tecnologicamente avançado, mas sem descurar a intervenção humana e a expertise dos colaboradores que acompanham o cliente nas suas jornadas de paixão.

mercado

A FNAC é uma Marca de referência no mercado nacional do retalho não alimentar, adotando uma estratégia omnicanal, com entregas desde 1h, que engloba lojas, Internet e dispositivos móveis que já representam mais de 12% do total de vendas da FNAC. Presente em Portugal, há mais de vinte anos, tem tido um crescimento sustentável e é líder em vários mercados onde atua.

COMUNICAÇÃO

O foco inclinado que serve de logótipo à FNAC é um bom exemplo da filosofia da Marca, representando a diferença para com a perspetiva mais tradicional das coisas. É assim que a FNAC gosta de se dirigir ao seu público – com abordagens criativas e originais; com um ângulo distinto em todos os temas que aborda; com curiosidades que puxam pela curiosidade; e tratando os clientes com proximidade, de forma simples e direta, com humor e inteligência. A ótica da FNAC é a ótica de um apaixonado que fala intensamente sobre aquilo que o fascina. O foco são sempre as pessoas e os produtos que as apaixonam.

vantagens competitivas

O reconhecimento da FNAC enquanto Marca de Excelência também se tem evidenciado através dos múltiplos prémios conquistados ao longo do tempo. Apenas nos últimos quatro anos, a FNAC venceu o Master Costumer Service e o Master Retalhista Não Alimentar nos Masters da Distribuição, organizados pelo Grupo IFE e pela revista Distribuição Hoje; viu o Cartão de Crédito FNAC ser reconhecido pelo ComparaJá.pt como o melhor cartão de fidelização nacional; foi eleita uma das Marcas de retalho mais reputadas de Portugal pela On Strategy/Corporate Excellence; e foi galardoada com um prémio Prata nos Prémios M&P Criatividade.

Além dos prémios atribuídos pelos profissionais de marketing do mercado, a FNAC recebeu ainda vários galardões atribuídos diretamente pelos consumidores, nomeadamente um Randstad Award que a distinguiu como a organização com melhor ambiente de trabalho em Portugal (2016); dois prémios Navegantes XXI, da ACEPI, para melhor Site.pt e melhor e-Marketplace (2017); e os prémios Leitor PC Guia para melhor cadeia de tecnologia e melhor site de comércio eletrónico (2018). Adicionalmente, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) atribuiu à FNAC Colombo o prémio de livraria com o melhor catálogo em Portugal (2016).

Em destaque esteve ainda a Estante, a revista oficial da FNAC, que foi galardoada com três prémios internacionais: European Design Award (2016), Content Marketing Award (2016) e German Design Award (2017).

FNAC
sabia que?

FNAC - “Féderation National d’est Achat des Cadres”, é uma associação fundada em França, em 1954, por André Essel e Max Théret.

A FNAC é um dos maiores promotores culturais em Portugal, ao organizar mais de 7000 eventos gratuitos por ano nas suas lojas, como concertos, workshops, conferências e apresentações.

Há mais de 15 anos que, através da iniciativa “Novos Talentos FNAC”, a FNAC tem ajudado a descobrir e promover alguns dos mais promissores artistas nacionais, como Deolinda, Capitão Fausto, Orelha Negra, Richie Campbell, Capicua ou Diabo na Cruz.

A FNAC foi a primeira empresa de retalho a lançar um site de e-commerce em Portugal, em 1999, e um Marketplace, em 2013. Em apenas seis anos de existência, este serviço de venda on-line disponibiliza já mais de seis milhões de produtos das mais diversas áreas, oriundos de mais de 500 vendedores profissionais. Mais de 250 mil clientes já compraram através desta plataforma.

Tradicionalmente associada a produtos culturais e tecnológicos, a FNAC é também uma referência no mercado de Home: pequenos eletrodomésticos, tratamento do lar e cuidado pessoal. Várias lojas FNAC já possuem um espaço interno dedicado a estes produtos.

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