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FNAC

2022

A cultura tem o poder de mudar o Mundo. É, por isso, que há 24 anos a FNAC promove a democratização da cultura, em Portugal, como um desígnio social e um estímulo à evolução das artes e da tecnologia. Este olhar disruptivo de uma Marca que se fez referência nacional levou, em 2021, a um novo posicionamento que é, simultaneamente, uma afirmação e um desafio: “Cultiva a diferença”.

FNAC
valores da marca

Desde que chegou a Portugal, em 1998, a FNAC oferece muito mais do que produtos ou serviços: oferece novos mundos aos seus clientes. Uma cultura pela diferença que se estende a quatro aspectos primordiais. Primeiro, a FNAC cultiva a diferença na cultura. Porque a cultura é capaz de transformar o futuro. É, por isso, que a FNAC promove um futuro em que as comunidades locais têm um papel maior, em que o acesso à criação artística e intelectual é mais democrático, e em que o desenvolvimento económico e social apoia uma sociedade mais justa. Em segundo lugar, a FNAC cultiva a diferença na sustentabilidade. Porque é com a promessa de promover um consumo responsável e cada vez mais sustentável que a FNAC criou novas estratégias a pensar nas necessidades do Planeta e das comunidades. É disso exemplo o FNAC Restart, um programa de retoma de produtos tecnológicos criado em 2020, bem como novos programas de reparações e uma economia circular. Em terceiro lugar, a FNAC cultiva a diferença na experiência. Porque para inspirar e apoiar os seus clientes é preciso fazer escolhas mais conscientes, cada vez mais informadas e duráveis. Escolhas que contam com o apoio dos experts FNAC, verdadeiros especialistas com uma abordagem humana, aconselhamento personalizado e formação contínua. E, por fim, em quarto lugar, a FNAC cultiva a diferença no valor. Porque olha muito além de um produto ou serviço: constrói uma rede de apoio omnicanal capaz de ir ao encontro das expectativas das várias gerações. Há, por isso, em cada escolha, uma proposta de valor incomensurável, aliada a uma experiência loja e atendimento únicos.

produtos e desenvolvimentos futuros

A FNAC foi um ponto de viragem na oferta cultural e tecnológica em Portugal. Com uma grande aposta na diversidade de produtos, a FNAC faz as suas escolhas com base na qualidade e durabilidade. Além disso, atenta às tendências culturais e aos novos comportamentos, a FNAC procura incessantemente novas formas de melhorar o dia a dia dos clientes. É, por isso, que o atendimento especializado e a criação de novos serviços têm sido uma constante: a Clínica FNAC, o FNAC Restart e o PickUp&Repair são apenas alguns exemplos. A FNAC é ainda um agente cultural que cultiva a diferença ao promover a arte e a cultura locais. São inúmeros os projetos que vão muito além da ligação direta ao negócio, tais como festivais, concursos, campanhas de sensibilização, exposições em loja ou campanhas de angariação de fundos.
Todos os anos, a Marca lança o seu festival de música portuguesa, o FNAC Live, uma rampa de lançamento para novos artistas da música portuguesa que conta já com 10 edições. E também, todos os anos, a FNAC lança o concurso que apoia o talento jovem nas mais variadas áreas de criação: os Novos Talentos FNAC (NTF).

mercado

A FNAC faz parte do Grupo FNAC DARTY, uma referência mundial na distribuição de bens culturais, lazer e tecnologia que conta já com operações em 16 países. Atualmente, com mais de 700 lojas, tem a ambição de ser líder na distribuição responsável no espaço europeu, sempre em prol de um dia a dia mais sustentável para os seus clientes. Presente em Portugal há 24 anos, a FNAC é, aos dias de hoje, uma Marca de referência no mercado nacional de retalho não alimentar, com um crescimento sustentável e líder incontestável em vários mercados onde atua. 

COMUNICAÇÃO

A vontade de cultivar a diferença começa na forma de comunicar com o público.
Em cada campanha, a FNAC procura formas inovadoras e distintivas de captar a atenção com mensagens de valor e produtos que melhoram o dia a dia das pessoas.
Há, em cada campanha e ação, uma estratégia clara de marcar pela diferença. O que se verifica na tentativa de encontrar caminhos mais sustentáveis e de dar mais atenção às novas tendências de comunicação, nos mais variados canais. A FNAC tem, hoje, uma nova estratégia de comunicação digital alinhada com as melhores práticas para cada plataforma - do YouTube ao Tik Tok - e vai continuar a trabalhar sempre para inspirar um mundo em mudança através da sua paixão pela cultura e inovação.

vantagens competitivas

O reconhecimento da FNAC enquanto Marca de Excelência tem-se evidenciado não só pelas inúmeras iniciativas e notícias que gera, mas também pelos vários prémios conquistados ao longo do tempo. A FNAC foi recentemente distinguida entre as empresas mais responsáveis no ano de 2021. Já em 2022, a FNAC foi distinguida pelo terceiro ano consecutivo no Employer Brand Researcher (realizado pela Ranstad Portugal) como a 2.ª empresa mais atrativa para trabalhar no sector do retalho - um prémio que espelha o compromisso da Marca em estar mais próximo dos seus colaboradores e de responder às suas necessidades específicas. Esta é uma distinção que corrobora a estratégia de longa data da FNAC que coloca o colaborador no centro de todas as suas ações. Além disso, alcançou o 3.º lugar no ranking de categoria de distribuição especializada, em Portugal.
Este é um estudo de metodologia exaustiva que afere as empresas mais responsáveis
em termos de ESG. É ainda de assinalar quea FNAC foi distinguida sucessivamente em 2019, 2020 e 2021 pela PC Guia como a “Melhor Cadeia de Venda de Tecnologia” e o “Melhor Site de Comércio Eletrónico”. Do ponto de vista de comunicação criativa, a FNAC foi ainda distinguida pelo Clube de Criativos de Portugal, que premiou ações como a campanha “Livros de Uso Obrigatório”, a campanha de rádio “Preços declamadamente baixos”,  a rubrica de TV “As Escolhas dos Experts FNAC”, a rubrica de rádio “Palavras Caras” ou a parceria FNAC-Uber com a campanha “FNAC Reads”. 

FNAC
sabia que?

Em 2021, a FNAC assume um novo posicionamento “Cultiva a diferença”,
como uma responsabilidade de olhar
o futuro da cultura e tecnologia de forma incansável, à procura de novas maneiras
de fazer mais e melhor.

No auge da pandemia e durante o cancelamento das atividades culturais, a Marca conseguiu, ainda assim, reinventar-se e organizar 1949 eventos gratuitos nos fóruns FNAC.

Em 2021, a FNAC aproveita a sua campanha de regresso às aulas para sensibilizar contra o bullying. Uma campanha que transmite a ideia que cultivar a diferença está em cada um de nós e faz-se desde pequenino.

Preocupada com a saúde mental
e os hábitos online dos portugueses, a FNAC lança a ação “Dá um tempo às redes” e fica offline em janeiro de 2022, ao mesmo tempo que desafia os leitores a “desligarem-se” e a dedicarem mais tempo à leitura,
à música e aos jogos de convívio.

Quando começou a guerra na Ucrânia, a FNAC organizou uma angariação de fundos em todas as lojas, incluindo na loja online. Conseguiu angariar 44.000€ para ajudar a fazer a diferença na vida das vítimas deste conflito.

Em 2022, a Marca lança o seu primeiro relatório de responsabilidade e sustentabilidade empresarial. Neste relatório apresenta os dados relativos a 2021 e projeta os compromissos para os próximos anos, tendo em conta alterações urgentes aos padrões de consumo.