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A PADARIA PORTUGUESA

2023

A história d'A PADARIA PORTUGUESA começou a escrever-se em 2010, revolucionando o conceito de pequeno-almoço fora de casa, ao oferecer um produto diferenciador, num local acolhedor, com um atendimento personalizado e uma excelente relação qualidade-preço. Em 2021, dá-se um reposicionamento da marca, com uma forte aposta numa alimentação assente em matérias-primas de maior qualidade e origem local, além de um reforço da preocupação com o fator sazonalidade e com a sustentabilidade do planeta.

A PADARIA PORTUGUESA
valores da marca

O respeito pela tradição e pela portugalidade, parte indiscutível da génese da marca, tem evoluindo ao longo dos anos e é, agora, expresso numa renovada mentalidade, comprometida com a criação de novas tradições, um princípio orientador para qualquer decisão relacionada com desenvolvimento de produto. O atual posicionamento da marca é sustentado por três pilares fundamentais, que têm uma estreita ligação com o próprio produto: café orgânico, farinhas de moleiro e economia circular. Desenvolvido em estreita parceria com a Delta, o blend exclusivo de café orgânico d'A PADARIA PORTUGUESA resulta de uma mistura de grãos provenientes de fazendas sustentáveis no Peru, Honduras, Congo e Índia - um blend que é também a base de todas as bebidas quentes. As farinhas de moleiro, mais nutritivas, saborosas e saudáveis, assumem total preponderância no que diz respeito à produção de pão e pastelaria. Já a aproximação crescente ao modelo de economia circular, tendo em vista o reforço do combate ao desperdício alimentar, é diariamente materializada no reaproveitamento de borras de café orgânico, de excedentes de pão, de cascas de laranja e maçã, e de óleos alimentares usados.

produtos e desenvolvimentos futuros

Consciente do seu papel nas comunidades locais e nos grandes assuntos de âmbito global, A PADARIA PORTUGUESA investe numa oferta de produtos onde o que é feito à mão ganha cada vez mais espaço e o fator qualidade é a única coisa da qual não abre mão. Foi essa mesma qualidade que impulsionou os primeiros anos do negócio, com a difusão de produtos icónicos, como o primeiro e mais famoso de todos, o clássico pão de Deus, o imbatível menu pequeno-almoço e o seu sumo de laranja natural, o inconfundível croissant brioche enrolado à mão e as diferentes variedades de pão artesanal de fermentação natural e longa. Este autêntico património gastronómico cresce em paralelo com as suas presentes e futuras inovações, sempre toldadas pela meta da economia circular, que já deu origem a uma série de produtos: sandes e saladas com cogumelos ostra criados a partir de borras de café orgânico; uma compota feita a partir das cascas de laranja dos sumos naturais; uma tarte de limão merengada, cuja base é feita com farinha de maçã, produzida a partir do desperdício gerado na produção dos sumos desse fruto. A ambição de fazer diferente traduz-se inevitavelmente num fazer melhor, que coloca em harmonia as boas práticas do antigamente com os recursos, tendências e desafios da modernidade.

mercado

Atualmente, A PADARIA PORTUGUESA conta com uma rede consolidada de 65 lojas, cujo fornecimento é assegurado pelas suas duas fábricas locais, em Lisboa e no Porto, com o apoio fundamental de um centro de logística e distribuição próprio. A chegada da marca ao distrito do Porto deu-se no início do ano 2023, com a inauguração da loja da Foz do Douro e o lançamento de uma linha de produtos exclusivos para a região: a tradicional regueifa, o jesuíta, o lanche misto, o lanche de cogumelos ostra, o pão bijou e as miniaturas de pão de deus, pastel de nata, bola de Berlim e napoleão. Seguiram-se as aberturas das lojas das Antas, Bom Sucesso, Matosinhos e Trindade, todas elas abastecidas pela nova fábrica local, sediada precisamente na loja do Bom Sucesso. Agora presente em três distritos e dez concelhos do país, A PADARIA PORTUGUESA recebe mais de 25.000 clientes diários, entre locais e turistas, superando os nove milhões por ano.

COMUNICAÇÃO

No seu dia a dia, a marca aposta em manter um diálogo próximo com os clientes através das suas redes sociais e website. Além de funcionar como montra para a divulgação e exposição do produto, a comunicação digital centra-se ou gira em torno dos três pilares de posicionamento - café orgânico, farinhas de moleiro e economia circular -, com uma grande preocupação pedagógica, que pretende apelar a um envolvimento dos clientes em causas como a sustentabilidade e o combate ao desperdício, a partir das suas casas. As linguagens escrita e visual utilizadas expressam uma intenção de humanizar a marca, conferindo-lhe uma personalidade e um rosto, manifestos na voz e histórias de colaboradores, parceiros e fornecedores.

vantagens competitivas

A qualidade dos produtos oferecidos pel'A PADARIA PORTUGUESA é, cada vez mais, complementada pela enorme conveniência da sua ampla rede de lojas. Seja para sair de casa pela manhã para ir buscar pão fresco, fazer uma pausa no trabalho para almoçar, terminar o passeio de fim de semana com um lanche revigorante ou até para uma tarde de estudo com Wi-Fi gratuito, há sempre uma Padaria perto dos portugueses. As lojas d'A PADARIA PORTUGUESA distinguem-se pelo seu aspeto clean e minimalista, proporcionando uma sensação aconchegante através da utilização de materiais locais, como o mármore de Estremoz e a terracota trabalhada por artesãos nacionais. Para quem tem animais de estimação, acresce a vantagem de todas as lojas da marca terem o selo pet-friendly, dando as boas-vindas aos animais de companhia com uma tigela de água e, agora, os novos biscoitos artesanais para cão, feitos com farinhas de aveia e espelta. Além do serviço de loja, A PADARIA PORTUGUESA mantém uma proximidade diária com os clientes através da sua presença nas diversas plataformas de entrega ao domicílio.

A PADARIA PORTUGUESA
sabia que?

Desde a sua fundação, em 2010, A PADARIA PORTUGUESA doa diariamente os seus excedentes alimentares a instituições de solidariedade parceiras, de forma a combater o desperdício alimentar e ajudar quem mais precisa.

O chef Paulo Cardoso foi o primeiro funcionário d'A PADARIA PORTUGUESA e é, ainda hoje, o mais antigo, tendo sido responsável pela criação de grande parte das mais icónicas receitas da marca, como é o caso do pão de Deus.

Todos os dias, 10.000 croissants brioche são enrolados à mão pelos pasteleiros das fábricas d'A PADARIA PORTUGUESA, em Marvila (Lisboa) e no Bom Sucesso (Porto).

Diariamente, A Padaria separa cerca de 350kg de borras de café orgânico. São doados 280kg à Quinta das Mélias, uma produção de agricultura biológica certificada de meloas e melancias, e 70kg à NÃM Mushroom Farm, responsável pela produção de cogumelos ostra, utilizados em sandes e saladas de almoço da Padaria.

Rita Neto
Rita Neto

Diretora de Marketing e Comunicação

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