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A PADARIA PORTUGUESA

2022

A história d'A PADARIA PORTUGUESA começou a escrever-se em 2010, revolucionando o conceito de pequeno-almoço fora de casa, ao oferecer um produto diferenciador, num local acolhedor, com um atendimento próximo e uma excelente relação qualidade-preço. Em 2021 reinventa-se, apostando numa alimentação com mais qualidade, que privilegia matérias-primas de origem local, com uma maior preocupação com o fator sazonalidade e maior respeito pela sustentabilidade do Planeta.

A PADARIA PORTUGUESA
valores da marca

O respeito pela tradição e pela portugalidade, parte indiscutível da génese da Marca, foi evoluindo ao longo dos anos até ser, enfim, expresso numa renovada mentalidade, comprometida com a criação de novas tradições, que se tornou, assumidamente,
o princípio orientador de todas as decisões.

Este novo posicionamento é sustentado por três valores fundamentais, que têm uma ligação estreita com o próprio produto: café orgânico, farinhas de moleiro e economia circular. Em parceria com a Delta, foi desenvolvido um blend de café orgânico, com grãos provenientes de fazendas sustentáveis no Peru, Honduras, Congo e Índia. Este blend, exclusivo das lojas
d'A
PADARIA PORTUGUESA, tornou-se também a base das restantes bebidas quentes e um ponto de partida para a criação de bebidas geladas de café. As farinhas industriais deram lugar às tradicionais farinhas de moleiro - mais nutritivas, saborosas e saudáveis - que são transversais a toda a gama de pão e pastelaria. Já a aproximação crescente ao modelo de economia circular, tendo em vista o combate ao desperdício alimentar, materializou-se, numa primeira fase, no reaproveitamento das borras de café orgânico e nas cascas de laranja dos sumos preparados diariamente nas lojas da Marca. 

produtos e desenvolvimentos futuros

Consciente do seu papel na comunidade local e nos grandes assuntos de ordem global,
A PADARIA PORTUGUESA investe numa oferta de produtos, onde o que é feito à mão ganha cada vez mais espaço e o fator qualidade é a única coisa da qual não abdica.

Foi essa mesma qualidade que impulsionou os primeiros anos do negócio, com a difusão de produtos icónicos como o imbatível menu pequeno-almoço e o seu sumo de laranja natural, o reinventado clássico pão de Deus, o inconfundível croissant brioche enrolado à mão, os famosos croquetes produzidos
em exclusivo para A PADARIA PORTUGUESA e as diferentes variedades de pão artesanal de fermentação natural e longa – alguns exemplos do papel democratizador da Marca. 

Este autêntico património gastronómico da Marca vai crescendo em paralelo com as suas presentes e futuras inovações, agora toldadas pela meta da economia circular, que já deu origem a uma série de produtos: sandes e saladas com cogumelos ostra criados a partir de borras de café orgânico; uma compota feita a partir das cascas de laranja dos sumos naturais; uma tarte de maçã de Alcobaça feita com farinha de maçã, que é produzida a partir do desperdício gerado na produção dos sumos. 

A ambição de fazer diferente traduz-se inevitavelmente num fazer melhor, que coloca em harmonia as boas práticas do antigamente com os recursos, tendências e desafios da modernidade. 

mercado

Atualmente, A PADARIA PORTUGUESA conta com uma rede consolidada de 59 lojas - uma delas, um laboratório dedicado a desenvolver e testar novos produtos -, cujo fornecimento é maioritariamente assegurado pela sua fábrica situada em Marvila, com o apoio fundamental de um centro de logística e distribuição próprio.

Entre locais e turistas, são mais de 25.000 clientes servidos todos os dias, totalizando mais de nove milhões por ano. Localizada sobretudo no distrito de Lisboa, num total de seis concelhos, a Marca conta também com três lojas no distrito de Setúbal e prepara-se para expandir o negócio para o Norte do País, com a abertura de novas lojas na cidade do Porto. 

COMUNICAÇÃO

Encetado no final de 2021, o reposicionamento de Marca - e consequente renovação de lojas, identidade visual e sortido - culminou, em 2022, no lançamento de uma campanha de comunicação sob o mote "Sabe o que anda a comer?", que assinala a transição para a nova era d'A PADARIA PORTUGUESA. Para o arranque de campanha, existiu uma ação de rua em que várias pessoas saboreavam uma refeição de olhos totalmente vendados, numa perfeita metáfora da mensagem principal.

Mas a campanha não ficou pela mensagem, tendo resultado num estudo de mercado que apurou os atuais hábitos alimentares dos portugueses, medindo a preocupação destes com a origem, confeção, benefícios e impacto ambiental dos alimentos que consomem quando fazem as suas refeições fora de casa. Em resposta a este estudo,  a Marca afirmou também que na PADARIA há resposta a essas preocupações que o estudo revelou – ao visitar a Marca os consumidores podem confiar de olhos fechados naquilo que lhes é colocado no prato.

No seu dia a dia, a Marca aposta em manter um diálogo próximo com os clientes através das suas redes sociais - Facebook e Instagram -, os seus principais canais de comunicação, a par do novo site, lançado em 2022 e frequentemente atualizado com artigos, entrevistas e novidades de sortido complementando assim a experiência de compra nas suas lojas.

vantagens competitivas

A qualidade dos produtos oferecidos pel'A PADARIA PORTUGUESA é complementada pela enorme conveniência da sua ampla rede de lojas. Seja para sair de casa pela manhã para ir buscar pão fresco, fazer uma pausa no trabalho para almoçar, terminar o passeio de fim de semana com um lanche revigorante ou até para uma tarde de estudo com Wi-Fi gratuito, há sempre uma PADARIA por perto dos portugueses. Recentemente remodeladas sob a direção criativa dos arquitetos João Pombeiro e XXXI studio, as lojas d'A PADARIA PORTUGUESA distinguem--se pelo seu aspecto clean e minimalista, mantendo uma sensação aconchegante proporcionada pela utilização de materiais locais, como o mármore de Estremoz e a terracota trabalhada por artesãos nacionais. Para quem tem animais de estimação, acresce a vantagem de todas as lojas da Marca terem o selo pet-friendly, dando as boas-vindas aos animais de companhia com uma tigela de água e biscoitos artesanais.
No ano de 2020, A PADARIA PORTUGUESA ficou ainda mais próxima dos seus clientes com a entrada no mercado de home delivery.

A PADARIA PORTUGUESA
sabia que?

Desde a sua fundação, em 2010, A PADARIA PORTUGUESA doa diariamente os seus excedentes alimentares a instituições de solidariedade parceiras, de forma a combater o desperdício e ajudar quem mais precisa.

O chef Paulo Cardoso foi o primeiro funcionário d'A PADARIA PORTUGUESA e é, ainda hoje, o mais antigo, tendo sido responsável pela criação de grande parte das mais icónicas receitas da Marca, como é o caso do pão de Deus. 

Todos os dias, 7.000 croissants brioche são enrolados à mão pelos pasteleiros da fábrica d'A PADARIA PORTUGUESA, em Marvila. 

A PADARIA PORTUGUESA tem duas lojas de assinatura de autor: o LAB, concebido pela dupla de arquitetos Fernando Sanchez Salvador e Margarida Grácio Nunes, e a loja do Príncipe Real, desenhada pela artista portuguesa Joana Astolfi. Ambas as lojas mantiveram por completo a sua traça original, no momento do rebranding da Marca.

Diariamente, a PADARIA separa perto de 350kg de borras. São doados 300kg à Quinta das Mélias, uma produção
de agricultura biológica certificada de meloas e melancias que fornece a PADARIA e 50kg à NÃM Mushroom Farm, responsável pela produção de cogumelos ostra utilizados nas sandes e saladas de almoço da PADARIA.

Rita Neto
Rita Neto

Diretora de Marketing e Comunicação

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