Edições

SOCIEDADE PONTO VERDE

2018

A SOCIEDADE PONTO VERDE nasceu de uma forte convicção e vontade de mudar o mundo, quando reciclar era ainda uma palavra quase desconhecida para a maioria dos portugueses. Entrou nas casas portuguesas e trouxe o Gervásio, um chimpanzé que mostrou como era fácil separar as embalagens usadas. Primeiro vieram os vidrões e não tardou a que a paleta de cores se desdobrasse nos três ecopontos que dão hoje corpo a um futuro mais sustentável.

SOCIEDADE PONTO VERDE
valores da marca

Ao longo dos seus já 20 anos de atividade, foi o sonho de um futuro sustentável que perseguiu, todos dias, sem nunca deixar de acreditar nos pequenos gestos que podem fazer o mundo melhor. Hoje, a SOCIEDADE PONTO VERDE (SPV) sabe que sonhar não basta, que é preciso mais: é preciso “Transformar ideais em gestos reais.” É com essa certeza, e com uma convicção ainda mais forte, que lança novas iniciativas e campanhas para inspirar as pessoas a serem agentes ativos desta mudança, de forma natural e positiva através de pequenas ações quotidianas de separação de embalagens e de reciclagem.

E vai continuar na vanguarda da sustentabilidade, segundo os princípios de uma economia circular mais próxima e mais amiga do ambiente.

Separar as embalagens é um gesto que não podia ser mais simples e ter mais impacto na reciclagem – sete em cada dez lares portugueses já o fazem. A SOCIEDADE PONTO VERDE pretende ser um parceiro nesta consciencialização, não só ao disponibilizar os meios para fazê-lo, mas sobretudo inspirando uma atitude transformadora e responsável para com a “casa-planeta”. Para isso, a SPV transforma-se todos os dias para evoluir e acompanhar os seus stakeholders de forma dinâmica e otimista ao incentivar pessoas, empresas e órgãos governamentais a acreditar no poder da mudança e no impacto da mesma na vida de cada um e dos que o rodeiam.

É um facto que SPV é uma Marca humana, mas isso por si só não basta para fazer a diferença necessária no mundo; A SOCIEDADE PONTO VERDE concretiza e promove iniciativas estruturantes que envolvem toda a comunidade de forma empenhada e consistente, transformando ações meramente pontuais em hábitos que se tornam numa filosofia de vida.

produtos e desenvolvimentos futuros

A SOCIEDADE PONTO VERDE é uma Marca que vive o presente, preparando-o para o futuro. Está consciente dos desafios ambientais, económicos e sociais que hoje em dia enfrenta e é por isso que nas últimas duas décadas assistimos a transformações extraordinárias na forma como os resíduos em Portugal são geridos e no impacto que isso tem nos hábitos de consumo e no estilo de vida da população.

A SOCIEDADE PONTO VERDE esteve sempre no centro desta transformação ao investir no desenvolvimento de novas tecnologias que contribuem para a evolução de processos de reciclagem eficiente, incentivando toda a indústria recicladora a preparar-se para os desafios que Portugal tem pela frente.

Também os consumidores são uma prioridade para a SOCIEDADE PONTO VERDE, que promove oportunidades que facilitam a separação de embalagens. Mas para além de criar novos equipamentos para o efeito, o investimento em conteúdos e comunicação através de campanhas originais e mensagens criativas tem sido determinante para a eficácia das suas iniciativas.

mercado

A reciclagem tem conquistado cada vez mais importância no dia a dia das pessoas. Esta crescente evolução resulta do contexto ambiental e socioeconómico, mas também do aparecimento de novas e exigentes metas a cumprir, o que coloca desafios acrescidos à SOCIEDADE PONTO VERDE, que investe na mudança e criação de soluções inovadoras, globais e integradas.

É neste contexto de adaptação a um sector cada vez mais dinâmico que a Marca SPV se posiciona como agente da economia circular, incorporando na sua atividade todo o conhecimento e experiência nas áreas de ambiente, sustentabilidade e gestão de resíduos. Só assim seria possível acrescentar valor às entidades embaladoras suas clientes, também elas com a sua própria visão de colocar no mercado uma oferta de produtos mais sustentável.

COMUNICAÇÃO

Com um investimento de mais de 50 milhões de euros em comunicação e sensibilização ambiental, os resultados estão à vista: atualmente 2/3 da população já faz reciclagem das suas embalagens, cumprindo a visão da SPV que é inspirar em todos uma melhor versão de si mesmos, partindo do simples gesto de separar as embalagens usadas. As razões que oferecem resistência à reciclagem foram sempre bem identificadas pela SOCIEDADE PONTO VERDE, que se tornou uma presença ativa no dia a dia das pessoas através de várias campanhas emblemáticas. Fosse a icónica campanha “Gervásio”, lançada no ano 2000, que mostrava como era fácil e acessível a qualquer um reciclar, ou os filmes protagonizados por crianças que respondiam a muitas das dúvidas persistentes, a SOCIEDADE PONTO VERDE ficou na memória dos portugueses como uma Marca influente e catalisadora da mudança.

Da televisão para a rua, a SPV foi bater à porta de quase 2 milhões de lares para incentivar a reciclagem, o que resultou na entrega de mais de 300 mil sacos para separação das embalagens. Também ações como a campanha “2 Causas por 1 Causa”, em parceria com a Associação Laço, ou “Reciclar é dar e receber”, com resultados que reverteram para a construção de salas de estudo, conferem à SOCIEDADE PONTO VERDE valores de responsabilidade social que levaram as pessoas a terem ainda mais motivos para fazer parte desta causa.

A Marca SPV assumiu ainda um papel especial junto dos jovens, reconhecendo-os como agentes indispensáveis para a mudança e preservação do ambiente. A comunicação nas redes sociais e a presença em pequenos e grandes eventos foram estratégicas para a Marca se assumir como educadora, sensibilizadora e facilitadora na prática de hábitos de reciclagem e consciencialização ambiental.

Foram iniciativas como estas que posicionaram Portugal no ranking dos países cumpridores dos objetivos de reciclagem estabelecidos pela União Europeia em 2005 e 2011. Uma missão que é hoje ainda mais ambiciosa e exigente, e cujo cumprimento se mantém como um compromisso da Marca.

vantagens competitivas

A SOCIEDADE PONTO VERDE é líder na gestão de resíduos de embalagens em Portugal e um dos principais players na promoção da economia circular. Responsável pela implementação e sucesso da política ambiental nacional, a Marca orgulha-se em contribuir ativamente para a mudança de mentalidades e para o cumprimento dos objetivos do País nestas matérias, tornando-se uma verdadeira Superbrand.

Mas este caminho não foi trilhado a sós. É através da proximidade e parceria com produtores/embaladores, municípios, entidades de gestão de resíduos, recicladores, organizações e empresas, estabelecimentos do canal Horeca e em especial com os cidadãos, que a SPV se assume como uma Marca de Excelência, em constante evolução e preparada para os desafios que se seguem.

SOCIEDADE PONTO VERDE
sabia que?

Em média, cada português produz cerca de 1,3 kg de resíduos por dia e, em duas décadas, os portugueses enviaram para reciclagem o equivalente ao peso de três Pontes Vasco da Gama.

Até ao início dos anos 90 pouco mais se fazia do que a recolha do lixo urbano, que posteriormente era colocado em lixeiras, muitas vezes a céu aberto. Nos últimos 20 anos, Portugal conseguiu enviar para reciclagem 7,5 milhões de toneladas de resíduos de embalagens.

Existem mais de 43.000 ecopontos espalhados pelo território nacional e 100% da população tem acesso à recolha seletiva.

71% dos portugueses já faz a separação das embalagens, o que equivale a sete em dez lares que enviam os seus resíduos para a reciclagem.

Por hora, são desviados de aterro resíduos de embalagens equivalentes ao peso de 12 elefantes e uma pessoa separa, durante a sua vida, papel suficiente para fazer 85.000 caixas de ovos.

A energia poupada pela reciclagem de uma garrafa de vidro é suficiente para manter acesa uma lâmpada de 100 watts durante 4 horas e cada 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de uma tonelada de petróleo.

TERESA CORTES
TERESA CORTES

Gestora de Marketing & Comunicação