Com a moderação de Nilza Rodrigues, Diretora da Forbes África Lusófona, este Brandstorming contou com a participação de três profissionais com uma vasta experiência na área de Business To Business: Marco Sequeira, Diretor Comercial da Alive Travel; Filipa Martins, CEO da Edenred Portugal e Pedro Diogo Vaz, Country Manager da Superbrands para Portugal e Angola.

As relações entre profissionais desempenham um papel crucial na construção de momentos colaborativos entre organizações. Contudo, é importante perceber que temas como a transparência, empatia e reciprocidade assumem um papel crucial, não apenas ao nível de potenciar desempenhos mas também de estabelecer relações de confiança entre os profissionais e empresas. É neste contexto que ao longo desta conversa, abordámos as oportunidades e os desafios presentes nas relações entre profissionais.

O que têm em comum, uma agência de viagens, uma multinacional de benefícios sociais, e uma empresa de atribuição de prémios de excelência?

Durante a conversa que durou cerca de 40 minutos, os convidados debateram aquilo que na sua visão é essencial para estabelecer e manter relações saudáveis e duradouras com outros players no mercado.

Branstorming Com entre Prof
Branstorming Com entre Prof créditos: Superbrands Portugal

Para Marco Sequeira, a confiança está na base de qualquer interação profissional, dizendo que “a primeira coisa que se transmite não é o produto mas sim a pessoa que está do outro lado. Se essa pessoa não passar confiança, se não for capaz de criar empatia, dificilmente conseguirá vender o produto”.

"A confiança e a empatia são dois pilares fundamentais para o estabelecimento de parcerias duradouras"
Filipa Martins - EDENRED

Filipa Martins começou por explicar como funciona a Edenred, definindo-a como uma empresa especialista em benefícios sociais, com um propósito claro em rich connections and goods, ou seja, em criar conexões relevantes e promover a eficiência das empresas e consequentemente, o bem-estar dos colaboradores. Com base na sua atividade de empresas para empresas, destacou neste contexto dois pilares fundamentais para o estabelecimento de parcerias duradouras: a confiança e a empatia.

Para Pedro Diogo Vaz é necessário ter uma visão menos comercial relativamente às relações interpessoais com os profissionais e mais baseada na confiança. Considera que este é o fator que traz benefícios a longo prazo.

"...desde que exista comunicação, transparência e alinhamento de objetivos, tudo é possível."
Marco Sequeira _ Alive Travel

Na visão de Marco Sequeira, desde que exista comunicação, transparência e alinhamento de objetivos, tudo é possível. Seja entre empresas, profissionais ou mesmo na relação com a concorrência. Na sua perspectiva a possibilidade de criação de sinergias com a concorrência não é impossível, uma vez que existem vários tipos de concorrência. Dando o exemplo do universo de ação da Alive Travel, onde companhias aéreas e hotéis existem tanto na forma de concorrência como de parceiros, afirmando que todos precisam uns dos outros e que há espaço para todos.

Na ótica de Pedro Diogo Vaz sobre a importância de estabelecer relações entre profissionais, o foco reside na capacidade de olhar de fora para dentro, afirmando que essa capacidade permite identificar oportunidades com outros players, ou seja, apenas quando “saímos da nossa bolha” percebemos que existem inúmeras vantagens na interação com outras Marcas e profissionais para a criação de sinergias e parcerias.

O debate passou ainda por temáticas como as diferenças culturais e geracionais dentro das empresas e profissionais, as alterações do pós-covid no panorama profissional e, muitos outros pontos relacionados com o segmento Business To Business.

Assista ao episódio completo no nosso canal de Youtube.