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PURINA

2023

A PURINA acredita que quando as pessoas e os animais de companhia estão juntos, a vida torna-se mais rica. Por esse motivo, está empenhada em melhorar a vida dos animais de companhia e das pessoas que os amam, através da nutrição e de cuidados de alta qualidade. Durante mais de 125 anos, a PURINA tem sido uma das empresas pioneiras no desbloqueio do poder da nutrição, fornecendo alimentos saborosos para cães e gatos, feitos com os mais elevados padrões de qualidade e segurança.

PURINA
valores da marca

Com o propósito de criar vidas mais ricas para os animais de companhia e para as pessoas que os amam, a PURINA assume um conjunto de compromissos. Para além do avanço da nutrição animal, fornece suporte ao longo de toda a vida dos cães e dos gatos, reforçando ainda mais a ligação única entre tutores e animais de companhia. Os compromissos PURINA (lançados em 2016 e renovados em 2022) focam-se em seis áreas: inovar a nutrição e a origem dos ingredientes, adotando práticas regenerativas; promover a adoção responsável de animais de companhia; ajudar e educar adultos e crianças tutores; ajudar a melhorar a saúde e o bem-estar de pessoas em situações vulneráveis; trabalhar para um futuro sem desperdício; e apoiar a regeneração dos ecossistemas do solo e dos oceanos.

A PURINA amplifica também os benefícios da relação entre os animais de companhia e as pessoas, contribuindo ativamente para uma sociedade cada vez mais pet-friendly. A Marca promove a presença de animais no trabalho, através do projeto Purina Pets At Work; divulga locais onde os animais são bem-vindos, através da plataforma petswelcome.pt; e promove programas de educação de futuros tutores, com o programa Purina Petschool. Estas são algumas das estratégias da Marca para a promoção de uma sociedade mais amiga dos animais, onde “JuntosEstamosMelhor!”.

produtos e desenvolvimentos futuros

A PURINA acredita que uma nutrição de elevada qualidade e cientificamente comprovada é essencial para o bem-estar dos animais de companhia, fornecendo soluções nutricionais que ajudam cães e gatos a usufruir de vidas mais longas, felizes e saudáveis.

No entanto, apesar da nutrição estar no centro da sua atuação, vai muito mais longe, comprometida em fazer mais pelos animais de companhia, pelas famílias e pelo planeta, com um impacto positivo real na sociedade.

A PURINA acredita que todos os animais merecem uma família e bons cuidados e, por isso, promove a adoção através de parcerias. Em Portugal, o seu principal parceiro nesta missão é a Animalife.

Como parte do seu trabalho contínuo nas comunidades, a PURINA reconhece as consequências da vulnerabilidade. Através da sua investigação nesta área, testemunha o poder da relação entre os animais de companhia e as pessoas em situações vulneráveis, preocupando-se, assim, em promover projetos que permitam amplificar o seu impacto. Em Portugal, apoia a Kokua, que trabalha a autonomia e o bem-estar de pessoas com diversidade física, intelectual, orgânica, emocional ou psicológica e dos seus familiares, através de Cães de Ajuda Social; e a Pata de Açúcar, que resgata cães de abrigos e os treina para se tornarem Cães de Alerta Médico, que ajudam a melhorar a qualidade de vida das pessoas com diabetes.​

A Marca está ainda comprometida em reduzir a sua pegada ambiental, adotando práticas de agricultura regenerativa para os cereais e proteínas vegetais utilizados nos seus produtos, ambicionando reverter a tendência de queda da saúde do solo e ajudar a reduzir as suas emissões gerais de carbono. Para alcançar o Net Zero e apoiar a interrupção da perda de biodiversidade, está a acelerar a sua jornada de regeneração nos alimentos para animais de companhia e a promover mudanças positivas, através da colaboração com os seus parceiros, ao longo de toda a cadeia de fornecimento.

mercado

Estima-se que em Portugal 45% dos lares tenham animais de companhia, existindo cerca de 1,7 milhões de cães e cerca de 1 milhão de gatos (fonte: Estudo GFK). Com a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar dos animais, assiste-se ao crescimento de dietas alimentares personalizadas e adaptadas às características do animal (porte, peso, saúde, etc.). Assiste-se ainda a uma maior procura de uma alimentação mais saudável, nomeadamente através das tendências de mix feeding (combinar alimentação seca, húmida e snacks) e de alimentos de maior valor nutricional (Alta Nutrição). A procura por novas ideologias alimentares continua o seu desenvolvimento na categoria, através da procura de alimentos e ingredientes de origem natural e/ou com menor impacto ambiental. Por outro lado, tal como para as pessoas, os suplementos são também uma tendência global, já que permitem personalizar a nutrição com benefícios específicos.

Ao longo de 2022, a categoria de Pet Food registou uma dinâmica de mercado bastante positiva e resiliente, acelerando, de forma relevante, o crescimento face ao ano anterior e ganhando cada vez mais relevância no universo FMCG: passou de 12.º para 7.º lugar (fonte: Nielsen).

A PURINA foi o fabricante que mais contribuiu para o crescimento da categoria com +15%, sendo responsável por 37% do valor incremental de vendas no mercado de Retalho, dando consistência à sua liderança e atingindo uma quota de 38,1 (Fonte: Nielsen INA, ano móvel semana 52 2022). Em 2023, a PURINA estima que o mercado de Pet Food em Portugal cresça 10%, para um valor próximo dos 630 milhões de euros.

COMUNICAÇÃO

A PURINA tem historicamente mantido uma relação próxima com os pet lovers portugueses, através de uma forte comunicação e presença nos diversos pontos de contacto. A Marca está presente nos meios mais tradicionais – como televisão e media digital-, na construção de comunidades muito envolvidas nas redes sociais, através da participação ativa em eventos de consumidor e nos diferentes canais de prescrição e de venda.

Em todas as suas comunicações, parcerias e ativações, a PURINA garante o contributo para uma sociedade mais pet-friendly. O conceito #JuntosEstamosMelhor está sempre na base da sua comunicação, a acompanhar imagens de interação entre pessoas e animais de companhia, em dinâmicas de ativação ou nos prémios atribuídos em passatempos.

Adicionalmente, através do slogan “Cuidamos Aqui (Nutrição) e Aqui (Animais, Pessoas e Planeta)” a PURINA comunica como promove um impacto positivo real na sociedade. Esta mensagem é passada consistentemente em diferentes momentos, e associada a diversas criatividades, demonstrando os diferentes compromissos e áreas de atuação da Marca para contribuir para um mundo melhor. São exemplos disso as recentes campanhas de Adoção, Cuidamos do seu Mundo ou Parcerias com diversas associações.

vantagens competitivas

O portefólio de Marcas da PURINA influencia milhões de vidas, todos os dias, oferecendo uma ampla gama de soluções nutricionais que permite que todos os cães e gatos tenham acesso a uma nutrição completa e equilibrada.

Deste portefólio fazem parte Marcas fortes e valorizadas pelos consumidores, como Pro Plan, Purina One, Gourmet, Felix, Friskies, Dentalife, Adventuros, Dog Chow e Cat Chow. Algumas destas Marcas são líderes nos respetivos segmentos e foram já distinguidas com diversos prémios. Em 2023, a PURINA foi distinguida como a Marca com melhor reputação na área de PetFood (RepScore 2023, OnStrategy).

A paixão da PURINA pelos animais de companhia e pelas pessoas que os amam impulsiona o seu compromisso de se tornar a empresa europeia de cuidados de animais de companhia de maior confiança, e com um impacto positivo na vida dos animais de companhia, das pessoas
e do planeta.

PURINA
sabia que?

O icónico quadriculado vermelho e branco da Marca PURINA foi criado em 1902, inspirado por uma memória de infância de William Danforth (fundador da Marca). Uma família vizinha vestia os filhos com roupas com um padrão similar, para garantir que se destacavam numa multidão. William Danforth reconheceu o poder distintivo deste padrão e decidiu "vestir" os seus produtos da mesma forma. Ainda hoje, este logo se mantém como símbolo de qualidade e confiança.

ANA SILVA
ANA SILVA

Marketing Manager

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