Edições

GAZELA

2023

GAZELA é uma Marca de vinho autêntica, disposta a romper os paradigmas do sector, tradicionalmente mais conservador. Assumindo um posicionamento inclusivo, GAZELA coloca de parte os “rótulos sociais” e convida as pessoas a empoderarem-se. É uma Marca próxima e inclusiva que chama a atenção para temas relevantes na sociedade, sem filtros nem preconceitos.

GAZELA
valores da marca

GAZELA é uma Marca do portefólio de vinhos da Sogrape, uma empresa familiar fundada em 1942, que nasceu para mostrar ao mundo a qualidade dos vinhos portugueses. Com presença em mais de 120 mercados, detém hoje cerca de 1.600 hectares de vinha, distribuídos por Portugal, Espanha, Chile, Argentina e Nova Zelândia.

A Marca GAZELA surge em 1984, para responder a um novo perfil de consumidor, mais jovem e urbano, que procura um vinho verde com um perfil menos tradicional. Desde a sua criação, a Marca rege-se pelos mesmos valores: Acessibilidade, Descontração, Jovialidade e Diversão.

GAZELA é uma Marca acessível que promove a simplicidade dos seus vinhos, leves, refrescantes e com uma boa relação qualidade-preço. É uma Marca descontraída que acredita que o vinho não tem de ser complicado nem sério, seja à mesa, na praia, num sunset, sozinho ou com amigos. A Marca encara a vida com a leveza da juventude, com um espírito leve e descontraído. E, porque acha que não nos devemos levar demasiado a sério, promove o sentido de humor como uma influência positiva na vida de todos.

produtos e desenvolvimentos futuros

Porque é preciso a agilidade e o espírito aventureiro de uma GAZELA para dar o salto para o desconhecido, nos últimos anos a Marca lançou diferentes produtos e formatos, mantendo-se atual, capaz de reter e conquistar consumidores, sobretudo mais jovens, oferecendo-lhes ainda conveniência, moderação e prazer sensorial.

Gazela Vinho Verde Branco é a referência core da Marca. Um vinho leve, refrescante, aromático e cativante, que se destaca pelas suas notas de citrinos e frutas tropicais. Tem um baixo volume de álcool (9%), baixos níveis de calorias (87 cal/dose) e está disponível em garrafas de 750 ml e 375  ml. Gazela Rosé é também um vinho leve e refrescante, de cor rosa groselha, ligeiramente gaseificado, a enfatizar o bouquet a frutos vermelhos e tropicais. Tem um baixo volume de álcool (9,5%), baixos níveis de calorias (97 cal/dose) e está disponível em garrafa 750 ml e em lata 250 ml.

Gazela ON é a estreia da Marca no formato à pressão, a materialização do seu propósito de simplificar os momentos de consumo. Representa a forma perfeita de servir no canal Horeca ou até mesmo em eventos e festivais — à temperatura ideal, bem fresco, sempre pronto e fácil de servir, possibilitando doses individuais/vinho a copo, e com níveis de carbonatação perfeitos. Apresenta um baixo volume de álcool (9%), baixos níveis de calorias (87 cal/dose) e está disponível em barris de 20 L.

Os vinhos Gazela Branco e Rosé, em latas de 250 ml, vieram descomplicar e proporcionar novos momentos de consumo. Este formato “on the go” traz conveniência — fácil de refrescar, de abrir e de transportar — e é ideal para o consumo no exterior, por exemplo, em concertos, piqueniques ou na praia. Tem um baixo volume de álcool (9% Branco e 9,5% Rosé) e baixos níveis de calorias (87 cal/dose Branco e 97 cal/dose Rosé).

Gazela Sangria é toda uma nova experiência de sabor. Estas Sangrias Branca e Rosé são leves, vivas, frutadas, descontraídas e adequadas para novas ocasiões de consumo. Prontas a consumir e fáceis de beber, simplificam a vida do consumidor, sendo uma opção acessível, fácil e apta para todos os momentos, não necessitando de ingredientes adicionais e com um baixo volume de álcool (8%).

mercado

Atualmente, 50% das vendas de GAZELA destinam-se aos mercados internacionais, nomeadamente EUA, Canadá, França, Bélgica, Suécia, Suíça, Ucrânia, Angola, Alemanha, Brasil, entre outros. No mercado português, GAZELA tem um elevado nível de reconhecimento, sendo uma das Marcas de vinho verde preferida dos consumidores nacionais, com ampla presença nos canais da distribuição moderna, assim como no canal Horeca.

COMUNICAÇÃO

GAZELA é uma Marca centrada no produto, mas também no consumidor, dando-lhe voz. É uma Marca que respeita a tradição, mas não se deixa prender por ela. Autêntica e #semfiltros, abraça um posicionamento inclusivo, que contribui para a sua identidade, valores e reputação. Desta forma, estabelece uma ligação mais profunda com os consumidores, alinhando--se com as tendências sociais e alterações culturais. Esta abordagem materializa-se em conteúdos com pessoas reais e genuínas, abordando questões importantes e sérias de forma crua, mas sempre com o humor e o positivismo que a caracterizam.

Estando entre as Marcas de vinho com maior investimento em media, para além de campanhas de exterior, nos últimos anos tem reforçado cada vez mais o canal digital para chegar ao seu target mais eficazmente. As suas parcerias com micro e nano influenciadores têm sido uma ferramenta importante para desenvolver uma narrativa própria em torno dos seus territórios e valores.

vantagens competitivas

As grandes vantagens competitivas da Marca GAZELA são a sua Qualidade, Consistência, Simplicidade, Variedade, Acessibilidade e Compromisso Ambiental.

GAZELA faz parte do Grupo Sogrape, uma empresa de referência no sector, com fortes índices de qualidade dos seus vinhos. Como tal, o processo de produção de GAZELA recorre a uma técnica ímpar, conhecida como fermentação diferida, que garante uma consistência única de perfil, frescura, qualidade e sabor.

No que diz respeito à simplicidade, e com base em insights dos consumidores que afirmam que a categoria de vinhos é muito formal e complexa, o rótulo de GAZELA foca-se, precisamente, na simplicidade e na facilidade de compreensão, tornando a Marca acessível a consumidores pouco experientes em vinhos.

A gama diversificada de GAZELA é outra das suas mais-valias, que permite ao consumidor encontrar o vinho ou o formato que se adequa, na perfeição, às suas expectativas, preferências e ocasiões de consumo. Trata-se também de uma gama com uma boa relação preço-qualidade, a melhor opção para quem procura vinhos acessíveis, agradáveis e de qualidade.

No campo da sustentabilidade, GAZELA tem trabalhado no sentido de reduzir o seu impacto ambiental mediante iniciativas como o embalamento eco-amigável, a sensibilização para a reciclagem e a iniciativa Wine in Moderation, que promove um consumo responsável e saudável de vinho. A Marca tem ainda um compromisso com causas sociais e ambientais, como o empoderamento pessoal, o positivismo corporal e a proteção do ambiente.

GAZELA
sabia que?
  • GAZELA é uma Marca de vinho autêntica, disposta a romper os paradigmas do sector, tradicionalmente mais conservador. Assumindo um posicionamento inclusivo, GAZELA coloca de parte os “rótulos sociais” e convida as pessoas a empoderarem-se. É uma Marca próxima e inclusiva que chama a atenção para temas relevantes na sociedade, sem filtros nem preconceitos.
  • As vinhas usadas na produção dos vinhos GAZELA não necessitam de rega, não tendo, por isso, impacto no consumo de água.
  • GAZELA é comercializada em mais de 50 países espalhados por 5 continentes.
  • GAZELA foi a primeira Marca de Vinho Verde a ser produzida e comercializada pela Sogrape e foi das primeiras Marcas portuguesas a lançar vinho em lata.
  • GAZELA é uma Marca de vinho autêntica, disposta a romper os paradigmas do sector, tradicionalmente mais conservador. Assumindo um posicionamento inclusivo, GAZELA coloca de parte os “rótulos sociais” e convida as pessoas a empoderarem-se. É uma Marca próxima e inclusiva que chama a atenção para temas relevantes na sociedade, sem filtros nem preconceitos.
PATRÍCIA LIMA
PATRÍCIA LIMA

Brand Lead

contactos