Edições

CGD

2016

Em 1876 lançou-se a pedra que viria a servir de base a uma instituição que é mais do que um Banco. Em 1876 nasceu um dos grandes símbolos da capacidade de fazer em português. Muita coisa mudou em todos estes anos. Mas para o mundo, para Portugal e para os portugueses, a CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS mantém a mesma essência. Uma imagem forte e coerente, cada vez mais assente na simplicidade. A maior plataforma internacional financeira portuguesa, presente em 24 países e territórios espalhados por quatro continentes.

CGD
valores da marca

A CAIXA tem 140 anos. Um percurso longo, feito de História e da história de muitos. Uma instituição que se dedicou aos portugueses, a cada um e a todos, às suas famílias e empresas; que ajudou a escrever, também, a História moderna de Portugal, a estruturar uma sociedade mais justa e inclusiva, a assegurar a sustentabilidade e a competitividade da economia nacional e das suas indústrias.

Uma instituição que começou, e citando a primeira missão escrita em 1880, com o "propósito expresso de difundir, promover e incitar o espírito de economia e de poupança nas classes menos abastadas", que é hoje uma referência pelos valores éticos que a orientam e pela Visão, Resiliência, Inovação e Investimento que sempre fez no futuro das muitas gerações, que, com ela, ilustraram 14 décadas de realizações. A Marca CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS é uma marca de referência no mercado financeiro português, constituindo um dos seus principais ativos e refletindo, não só os valores da instituição mas também os atributos que a distinguem e singularizam: confiança, solidez, ao lado das pessoas, das famílias e das empresas, como parceiro de crescimento e de desenvolvimento sustentado. Foi esta a CAIXA que, em 2014, iniciou um processo de depuração da sua Marca ("debranding"), com a adoção privilegiada do símbolo nas mensagens da instituição, tanto na comunicação interna como na publicidade, quer comercial, quer institucional. A opção por esta estratégia é, em si, a ambição de qualquer Marca ou empresa mas que, pela ousadia e inovação que comporta, apenas está acessível a identidades excecionalmente notórias e elásticas na sua exposição pública, capazes de reconhecimento imediato com o mínimo de informação visual ou, inclusive, sem palavras/nome. É o caso da CGD e do seu Símbolo. O Símbolo da CAIXA, reconhecido por todos, representa o orgulho de todos os colaboradores que nela trabalharam, participando ativamente na evolução do Banco. Um Símbolo que vive e respira valores. Neste percurso, a Marca juntou quatro vertentes: o valor do seu Símbolo, o seu significado – as três letras, CGD, e a ilustração dos elos repre-sentativos das ligações/relações de confiança e solidez - as oportunidades que traz para uma comunicação mais eficaz e a tendência crescente dos consumidores para rejeitarem o excesso de ruído visual e verbal na comunicação. A inclusão das empresas do Grupo CGD neste processo, ambiciona fortalecer a abrangência do portfólio comercial e a coerência da oferta bancária e financeira, bem como aumentar a notoriedade positiva do símbolo CGD, também aplicado à identidade da expressão "GRUPO CAIXA GERAL DE DEPÓSITOS". Acresce que esta inclusão permite que exista uma matriz comum de materiais e suportes de uso corrente, ou institucional, com as consequentes economias de escala, redução de custos e otimização dos processos de produção.

CGD
sabia que?

A assinatura institucional da Caixa foi mudando ao longo do tempo: "A Caixa. Com certeza." (desde 2011); "Banco, Banco é Caixa." (2008/10); "Há mais na Caixa do que você imagina." (2005/07); "4 Milhões de Clientes. 4 Milhões de pessoas diferentes." (2004); "Um Banco de verdade." (2002/03); "Mais do que um Banco" (1999/2001); "Conte Connosco" (1992/98) e "Banco de Verdade" (1991).

contactos