Natural de Coimbra mas em Lisboa há mais de 10 anos sonhou, em criança, ser jogador de futebol. Posteriormente, e com o percurso académico a evoluir, pensou que estaria ligado à Associação Académica de Coimbra, não como jogador, mas com outra função. A vida trocou-lhe as voltas mas continua a ser sócio e grande adepto do clube.

O terceiro episódio das Supertalks by Superbrands, o podcast da Superbrands em parceria com a RFM, contou com a presença de Francisco Maria CorreiaResponsável de Marketing RE/MAX Collection, com o tema "O algoritmo como fator de influência nos negócios e as opiniões digitais".

Numa conversa descontraída sobre o mundo das Marcas, a Superbrands tentou perceber como é que as redes sociais beneficiam o setor imobiliário. As vantagens que o digital trouxe para a RE/MAX que, em 2022, alcançou 35 milhões de visitas ao site.

Francisco Maria Correia garante que o desafio nos dias que correm é acompanhar tendências, acompanhar momentos e perceber que o mercado está em mudança. Os negócios precisam de mudar e as pessoas e as equipas também. Para isso, há um trabalho contínuo de formação dos consultores numa rede de mais de 10 mil a nível nacional, em 400 agências de norte a sul do país.

Gerir toda esta rede é um dos principais desafios, são muitas cabeças a pensar.

No mercado imobiliário, o digital é uma das principais formas de negócio hoje em dia. A comunicação é mais fácil e também mais rápida e, cada consultor tem a liberdade de criar os seus próprios conteúdos.

Apesar de o digital ter visões muito diferentes e os mesmos conteúdos poderem ser recebidos de forma diferente por diferentes idades, a RE/MAX acredita que o sucesso é fruto de um trabalho de muitos anos. Os portugueses confiam na Marca, gostam da Marca e, por isso, não são alvo de grandes críticas.

Francisco Maria Correia, esclarece que, mesmo na Marca Collective, mais virada para o setor de luxo, não há comentários negativos sobre os preços dos imóveis. Há, em oposição, até bastantes partilhas que alimentam o algoritmo e provam que o consumidor vê a RE/MAX não apenas como uma Marca de Imobiliário mas uma Marca Portuguesa, de Portugal, que ajuda o turismo e ajuda a vender o país lá fora.

Em termos de estratégia, o responsável de Marketing da Marca Collective, destaca a importância dos anúncios pagos e todo o trabalho que envolve Marketing digital para se diferenciarem das restantes Marcas concorrentes:

Temos muito conteúdo e a comunicação social procura-nos muito. Procura-nos enquanto Opinion Leaders. (...) Temos a preocupação de nunca deixar nenhum jornalista sem resposta. A resposta pode ser "não comentamos esse tipo de assuntos" mas, mesmo assim, tentamos manter sempre essa relação com os jornais porque os jornais digitais são cada vez mais importantes para o trabalho que fazemos a nível de promoção da Marca.

Não deixar ninguém sem resposta faz parte de uma das estratégias da Empresa que acredita que a base de uma Marca são as pessoas. Feita de pessoas para pessoas. E, apesar da digitalização do setor, não esquecem, nunca, que o que faz o setor crescer todos os dias são elas mesmo.

Falar para diferentes públicos pode ser desafiador. Diferentes idades têm diferentes experiências com o digital mas, nas palavras de Francisco Maria Correia: "Entendemos que mesmo as pessoas mais velhas já estão mais familiarizadas com o digital e já falamos muito para elas neste sítio. Tentamos, também, ter uma estratégia mais offline para chegar a outro tipo de mercado, onde as notícias são essenciais. (...) O Flyer na caixa de correio continua a existir para chegar a alguns clientes (...) patrocinar clubes e eventos das diferentes zonas geográficas torna-nos próximos da comunidade local".

Com o setor imobiliário no centro das atenções e a crise habitacional em Portugal, colocámos as questões:

Há mais procura ou mais oferta de imóveis? Há mais clientes ou mais negócios? E como é que o marketing digital influencia quer o lado do consumidor, quer o lado das próprias agências.

Uma das principais diferenças que notamos hoje, está, inevitavelmente, nos profissionais. O consultor imobiliário hoje está mais preparado e mais educado apoiado, também, na profissionalização do setor.

E, respondendo à questão colocada pela Superbrands, a resposta foi simples: existe mais procura do que oferta e existe uma escassez de imóveis muito grande, especialmente nos principais centros urbanos.

O que o Marketing faz é trabalhar a imagem institucional. Dar a conhecer e oferecer serviços indicados não só ao consultor mas também à pessoa que está a vender o seu imóvel. Serviços que diferenciam e aumentam a proposta de valor da Marca.

Na RE/MAX Collection, 70% dos clientes são portugueses. Apesar da grande especulação sobre mercado de luxo ser só para estrangeiros. Há, no entanto, uma procura cada vez maior de nacionalidades como: franceses, americanos, chineses e espanhóis que buscam Portugal pelo estilo de vida.

No fim do terceiro episódio das Supertalks by Superbrands perguntámos a Francisco Maria Correia que conselho deixa aos mais novos, futuros profissionais da área que chegam agora ao mercado de trabalho.

A resposta foi simples: Arrisquem!

Para o responsável de Marketing da RE/MAX Collection, o mais importante é não ter medo de arriscar. Não ter medo de mudar alguma coisa. Não seguir tendências. Revolucionar o mundo e sair fora da caixa.

Se todos fizermos mais um bocadinho, o mercado e as Marcas ficam um bocadinho melhor e fica mais atrativo trabalhar do outro lado.

Agora pode ouvir esta e outras entrevistas, sobre o mundo das Marcas, no site ou no popcast da RFM,  aqui.

Todas as quintas-feiras trazemos novos convidados para partilhar experiências e aprendizagens. Fique atento!

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