Pedro Diogo Vaz, Country Manager do projeto Superbrands em Portugal e Angola, esteve à conversa com a Link to Leaders, sobre a missão do projeto: identificar e distinguir as Marcas que estão no top of mind dos consumidores e, partilhou a sua visão sobre os desafios atuais e futuros que as Marcas atravessam.

Entre os temas, falou também sobre o que verdadeiramente distingue uma Marca de Excelência, quais os mercados mais dinâmicos e de que forma a Superbrands reforça o estatuto de excelência.

Pedro Diogo Vaz, considera extremamente relevante mostrar às Marcas e aos profissionais, de que falar de uma Marca é muito mais do que ter uma visão meramente comercial. Nas suas palavras:

“Um dos aspetos cruciais é que as marcas têm de concentrar a sua comunicação numa visão de abordagem estratégica, em visões que vão muito além do seu propósito comercial. Há marcas que conseguiram afirmar a sua estratégia de forma impactante e única, e que nunca nos saem da cabeça, independente de serem ou não número um em vendas. Deixo alguns exemplos… como referimos um Post-It se não o referenciarmos desta forma? Ou um Tupperware… ou um IceTea?”

Relativamente ao mercado nacional, referiu ainda que os Portugueses embora ainda mantenham preferências por marcas globais e multinacionais, demonstram uma valorização crescente pelas Marcas nacionais. De 2021 para 2023 houve um aumento de referenciação de Marcas Portuguesas pelos consumidores, que se traduziu entre os 25% a 35% das referências no Top 20+. Deu ainda exemplos de Marcas Portuguesas na indústria da moda, que através do seu Branding conseguiram atingir um grande impacto não apenas no mercado nacional, mas também internacional, entre elas, a Sacoor Brothers, FLY London, Salsa Jeans, Lion of Porches e Parfois.

No final da entrevista, Pedro Diogo Vaz, reforçou ainda dois pontos cruciais do projeto:

“O primeiro é que continuaremos a trabalhar para afirmar que falar de marcas é muito mais que “vender” as marcas, pois esse nunca será o objetivo central do projeto. O segundo é que não desistiremos de solidificar a mensagem de que o projeto se baseia em idoneidade e transparência.”

Leia a entrevista na íntegra, aqui.

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