A poluição é um desafio que várias Marcas tentam constantemente combater, procurando soluções que minimizem o impacto no ambiente.

A Galp assinou recentemente um manifesto, em conjunto com mais de 80 empresas europeias envolvidas em projetos de produção ou utilização de hidrogénio renovável por todo o continente, de modo a acelerar a adoção e crescimento do Hidrogénio Verde.

O Manifesto foi apresentado recentemente no Green Hydrogen Forum do Smarter E-Europe 2021 Restart e define 12 ações que os decisores nacionais e europeus devem ter em conta para garantir que a Europa continue na vanguarda do desenvolvimento de projetos de produção de hidrogénio a partir de fontes de energia renováveis e da sua utilização.

Entre as medidas defendidas destacam-se as regras que permitem avaliar e comparar os diversos tipos de hidrogénio em função das suas emissões de C02, ou da sua origem geográfica, critérios de sustentabilidade e a sua certificação.

Em termos de estímulos, o manifesto pede apoios que reduzam os custos para os consumidores finais e que facilitem os investimentos na conversão de aparelhos industriais. No que toca ao mercado, a implantação de hidrogénio verde requer a adoção de regulamentação específica, modalidades equilibradas de definição de preços de mercado ou o apoio à criação de redes de distribuição nacionais.

A própria Galp está a estudar o desenvolvimento de um grande parque de energia verde em Sines, com base na produção de hidrogénio de base renovável. O hidrogénio verde será fundamental para a descarbonização do processo de refinação e de setores como a indústria e o transporte pesado rodoviário, mas também para alimentar novas cadeias de produção de combustíveis sintéticos limpos, nomeadamente na aviação e marinha.

Siga-nos na sua rede favorita.