Edições

RÁDIO RENASCENÇA

2023

A RENASCENÇA é música para sentir e Informação para decidir. A música que mexe com a vida das pessoas, a informação que empodera, os programas que dão que falar. A RENASCENÇA é hoje um player global, líder entre as rádios generalistas, no Digital e em AAV, comprometida com a inovação e uma imagem que, em 2023, se apresenta rejuvenescida, disruptiva e ligada
ao humor de primeira linha.

RÁDIO RENASCENÇA
valores da marca

Música que torna o dia a dia das pessoas melhor e que desperta emoções. Entretenimento que mobiliza sorrisos e provoca gargalhadas que fidelizam consumidores e parceiros. Uma programação orientada para o século XXI e para a modernidade, que junta os maiores nomes do humor em Portugal como Joana Marques, Inês Lopes Gonçalves ou Daniel Leitão, e os programas que mexem com a vida das pessoas. Tudo isto acompanhado de valores históricos como a Excelência, Responsabilidade, Inovação e o compromisso com uma informação isenta, que não espartilha o mundo e empodera quem a ouve, gerando um elevado grau de confiança. Unindo passado e futuro, a RENASCENÇA contribui para enriquecer a vida dos portugueses ao longo das gerações.

produtos e desenvolvimentos futuros

Um minucioso estudo de música deu à nova RENASCENÇA uma “playlist” cuidada, estruturada e alinhada com os interesses do seu público-alvo, a que se alia uma Informação isenta, atenta e livre, amplamente reconhecida, na sua qualidade, por pares e consumidores. A RENASCENÇA apresenta-se, em 2023, como Música para ouvir e Informação para decidir, mas é muito mais do que este binómio.

A RENASCENÇA está diferente, disruptiva e renovada. E nesta nova postura assumem-se como centrais e estratégicos programas como “As Três da Manhã” com Ana Galvão, Joana Marques, Inês Lopes Gonçalves, o programa da manhã que mais envolvimento tem gerado entre consumidores, parceiros, artistas e Marcas. Não há quem não fale e não partilhe amplamente o “Extremamente Desagradável” (o podcast mais ouvido em Portugal) ou o “Desculpa mas vais ter de Perguntar”. Também o T3 da RENASCENÇA com Renato Duarte, Filipa Galrão e Daniel Leitão leva os portugueses num regresso a casa cheio de música, desafios, espaços de humor como “Seja o que Deus quiser” e Informação com o jornalista Miguel Coelho e opinião de Henrique Monteiro, João César das Neves e Rui Miguel Tovar.

Aliando inovação com “know-how” a RENASCENÇA volta à música e recupera o programa de autor, com Paulino Coelho, que apresenta o seu Hotel Califórnia, com muita música dos anos 79, 80 e 90 e muitas histórias de bandas icónicas.

Com atenção aos ritmos e mudanças sociais, a RENASCENÇA alterou, pela primeira vez na sua história, o horário de transmissão do Terço, por reconhecer que a hora do regresso a casa deixou de ser uma hora de calma e tempo, transferindo-o para as 20h30.

Reconhecendo também a importância da representação equitativa do país e dando voz à responsabilidade social, a RENASCENÇA foi para a rua com a ação Três por todos, por todo o lado. As Três da Manhã da RENASCENÇA percorreram 15 cidades, em 3 dias de emissões, numa maratona de 40 horas de rádio ao vivo. Um projeto solidário da RENASCENÇA com a Fundação Ageas.

O papel do desporto na sociedade é outra das frentes de atenção da RENASCENÇA bem patente nas conferências Bola Branca que tem realizado. Uma reflexão que coloca o desporto num outro nível de discussão em Portugal.

Todo este novo posicionamento é demonstrativo da capacidade de inovação e rejuvenescimento da RENASCENÇA, a que Marcelo Rebelo de Sousa aludiu aquando da atribuição à Rádio da Ordem da Instrução Pública, na comemoração dos seus 85 anos, “a RENASCENÇA há 85 anos que anda a contribuir para a formação dos portugueses”.

mercado

O ouvinte e o desenvolvimento social no centro de todos os propósitos. Talvez por esta postura da qual não abdica ao longo dos anos, a RENASCENÇA tenha sido líder durante 20 anos e seja, atualmente, a rádio mais ouvida entre as que partilham o formato generalista quer no Digital, quer em AAV (fontes: Bareme Rádio/Marktest jun’23, NetAudience ago’23).

Traduzindo a sua forte aposta no universo digital, a RENASCENÇA tem hoje a sua pegada digital em escalada firme, sendo a rubrica “Extremamente Desagradável”, apresentada nas Três da Manhã da RENASCENÇA, o podcast mais ouvido em Portugal (ranking Spotify, iTunes e Popcasts).

COMUNICAÇÃO

Como se comunica o rejuvenescimento de uma Marca cuja história se confunde com a própria história da rádio em Portugal? Como se posiciona na cabeça de milhares de pessoas a ideia de uma Marca disruptiva, com atitude, humor e caras novas com a herança de uma Marca como a RENASCENÇA? Este foi o grande desafio que a Rádio apresentou aos portugueses em 2023. E a resposta chega, precisamente, vinda da sua história e do conhecimento de anos de ação e respeito no mercado. Valores que permitiram que grandes rostos do humor e da Comunicação quisessem fazer parte dela. Ana Galvão, Joana Marques e Inês Lopes Gonçalves deram rosto à Campanha “Levanta-te e Anda” que, por sua vez, foi acompanhada por outra ideia de comunicação: “RENASCENÇA: A Rádio dos pais, dos filhos e com o espírito certo”. Uma criatividade que prova que a RENASCENÇA sabe fazer humor sobre si mesma e abre caminho para este importante valor na vida quotidiana. Com esta campanha a RENASCENÇA comunicou também uma nova frase de posicionamento: “Música para sentir, Informação para decidir”, resumindo numa frase todo o valor da sua informação e entretenimento.

vantagens competitivas

A história da RENASCENÇA é feita de compromisso, deontologia, isenção, qualidade, inovação e confiança. Adjetivos que se traduzem no reconhecimento de vários prémios, do Jornalismo ao entretenimento, quer da sua Marca, quer dos seus profissionais e dos seus produtos. Em 2023 destacaram-se: A distinção da Superbrands, como Marca de Excelência em Portugal; variadíssimas distinções do seu Jornalismo como o relatório do Reuters Digital News Report que colocou a RENASCENÇA na liderança das rádios informativas em Portugal e também as distinções dos seus profissionais com os seus trabalhos jornalísticos como o Prémio de Rádio Artur Agostinho do Clube Nacional de Imprensa Desportiva atribuído ao editor de Desporto Carlos Dias, ou a menção Honrosa do Prémio de Jornalismo “Os Direitos das Crianças” do Fórum sobre os Direitos das Crianças e Jovens atribuído à Jornalista Daniela Espírito Santo pela Reportagem “Nos Bastidores do Tik Tok” e a Investigação RENASCENÇA “Pegada Digital” de Inês Rocha que recebeu a menção Honrosa do Prémio Jornalismo que Marca, da Centromarca.

RÁDIO RENASCENÇA
sabia que?

Na 2.ª Conferência Bola Branca da RENASCENÇA estiveram presentes mais de 20 oradores, 15 meios de comunicação social e 31 repórteres numa cobertura mediática com vários diretos para as televisões, sites e redes sociais de variadíssimos grupos de comunicação portugueses.

A Rádio tem uma parceria com o Teatro Nacional D. Maria II e apoiou a nova temporada do CCB, num claro sentido de contributo para o desenvolvimento cultural do país.

A RENASCENÇA esteve em direto da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, numa operação de 60 horas com mais de 60 profissionais envolvidos, numa cobertura multimediática em áudio e vídeo e com uma página web dedicada ao evento. Destaque para o podcast “Palco do Mundo – O dia na JMJ 2023”, um trabalho com edição de Pedro Mesquita e que mostrou, com uma visão original, o que de mais importante aconteceu nesta Jornada.

Pedro leal
Pedro leal

Diretor Geral de Produção e Informação

contactos