Edições

APCER

2021

Em 2021, a APCER comemora o seu 25º aniversário. Desde 1996 que a atividade da APCER tem sido pautada por princípios basilares para o sucesso de qualquer organização: compromisso, competência, integridade e agilidade. Todos os dias, os seus colaboradores, auditores, formadores e parceiros, trabalham com sentido de responsabilidade, conscientes que as suas atividades têm um impacto direto no desempenho das organizações e na qualificação de profissionais.

APCER
valores da marca

Num contexto em que o ambiente de trabalho é cada vez mais exigente, complexo e global, com situações desafiantes e de difícil decisão, a APCER atua, a cada momento, segundo critérios de integridade e profissionalismo. Alinhados com os seus valores, foram definidos princípios orientadores da sua atuação: agir de forma profissional, responsável, honesta e empenhada, para o benefício de clientes, colaboradores, auditores, formadores, entre outros stakeholders, visando sempre a excelência de desempenho; cumprir integralmente os instrumentos normativos aplicáveis à atividade profissional, designadamente convenções e tratados internacionais, leis, regulamentos e demais atos normativos; e respeitar os compromissos e responsabilidade pelas suas ações. Como resultado da sua resiliência, e como reflexo da elevada competência e conhecimento dos seus colaboradores, auditores e formadores, a APCER é hoje uma entidade de referência no seu sector de atividade, nacional e internacionalmente, tendo, como propósito, cuidar da sustentabilidade e qualidade de vida das pessoas.

De acordo com um estudo de 2021, realizado pela empresa multidados.com junto do público geral (Business to Consumer), a Marca APCER foi identificada como sendo a Marca Top of Mind das entidades de certificação em Portugal, resultado de um trabalho que tem vindo a realizar ao longo destes 25 anos, sempre com o intuito de transmitir, aos consumidores, confiança nos produtos e serviços adquiridos. Um outro estudo realizado pela mesma empresa, também em 2021, num universo de organizações sediadas em Portugal (Business to Business), revelou que o Net Promoter Score da APCER, metodologia utilizada em todo o Mundo para quantificar o grau de fidelização dos clientes e recomendação da Marca, é de 75 pontos, um valor superior ao de outras Marcas do sector. O estudo Business to Business revelou ainda que a certificação de um produto ou serviço tem uma forte influência no processo de compra, especialmente nos produtos ou serviços com impacto direto na saúde e no bem-estar do consumidor, o que demonstra um maior grau de exigência e de conhecimento por parte do consumidor. Os principais atributos associados à Marca APCER são a competência e o reconhecimento, tendo a qualidade dos seus serviços sido classificada com 8,85 pontos, numa escala de 0 a 10, revelando que os seus clientes estão bastante satisfeitos. A APCER tem a perfeita consciência que a sua Marca é construída todos os dias pelos seus colaboradores, auditores, formadores, clientes, parceiros e outras partes interessadas.

produtos e desenvolvimentos futuros

A APCER, ciente que o futuro de qualquer organização passa pela sua capacidade e agilidade de inovar, possui equipas multidisciplinares que participam ativamente na identificação e no desenvolvimento de novos produtos e serviços. Um exemplo recente foi o desenvolvimento do serviço COVID SAFE. Decorrente do primeiro estado de emergência decretado pelo Governo de Portugal, em março de 2020, que levou ao encerramento de algumas atividades e à adoção do regime de teletrabalho sempre que as funções em causa o permitiam, a APCER percebeu que nada voltaria a ser igual e que seria necessário, aquando do regresso a uma nova realidade, restabelecer a confiança e segurança dos colaboradores, clientes e parceiros das organizações. Com este propósito, a APCER reuniu um conjunto de especialistas, internos e externos, que, em tempo recorde, desenvolveram o serviço COVID SAFE. Este serviço tem como base as orientações da Direção Geral da Saúde (DGS), da Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT), no âmbito da pandemia mundial COVID-19, e pretende verificar no local a eficaz implementação de procedimentos e práticas de segurança e saúde. O reconhecimento do valor acrescentado deste novo serviço foi dado pelas organizações que, com uma atitude responsável e de compromisso para com os seus clientes, colaboradores e parceiros, adotaram a Marca COVID SAFE.

A APCER participa ativamente em grupos de trabalho, comissões técnicas, nacionais e internacionais, o que permite um maior conhecimento técnico e agilidade na fase de desenvolvimento de novos serviços e produtos.

mercado

A APCER é hoje uma Marca internacional, com presença física em Portugal, Espanha, Brasil e China, e representações e parcerias nos Países Oficiais de Língua Portuguesa, Chile, Bolívia, Peru e Emirados Árabes Unidos. A presença internacional é reforçada pela sua participação na rede IQNet – The International Certification Network, em representação de Portugal, o que possibilita a prestação de mais de 200 serviços de certificação de sistemas de gestão e de avaliação, em qualquer parte do mundo e com auditores locais. As entidades do Grupo APCER detêm diversas acreditações e reconhecimentos, que confirmam as suas capacidades enquanto organismo de certificação, auditoria e formação.

COMUNICAÇÃO

Para a APCER a comunicação é uma ferramenta essencial, com impacto na relação com clientes e mercado, e consequentemente no seu desempenho. A estratégia integrada de comunicação e marketing da APCER tem como principal objetivo criar uma mensagem clara e objetiva, que diferencie a sua Marca face à dos seus concorrentes, e que transmita confiança. Consciente que comunicar de forma eficaz e com impacto só é possível conhecendo aquilo de que é capaz, e sabendo como quer que os outros a vejam, a APCER trabalha todos os dias as suas competências e valências como Marca, desenvolvendo a capacidade de escutar, de entender e de interiorizar o feedback do mercado, no sentido de melhorar os seus processos de comunicação. A APCER tem uma forte presença nos meios de comunicação digitais, como website, redes sociais e eventos online, realizando também eventos físicos, abertos à sociedade, para partilha de conhecimento e experiências. Em 2020, como resultado do estado de emergência devido à pandemia COVID-19, a APCER reformulou toda  a sua estratégia de comunicação, com o objetivo de manter a sua proximidade com os clientes e mercado, realizando mais de 20 webinars com uma média de assistência de 500 participantes por webinar, de várias geografias.

Para além das ações de comunicação da sua responsabilidade, a APCER associa-se, como patrocinador, a eventos realizados por outras Marcas de referência nas suas áreas de especialidade.

vantagens competitivas

Os profissionais da APCER trabalham em equipas multidisciplinares, com experiência em vários sectores de atividade, o que resulta num serviço de excelência e de valor acrescentado, sempre com o objetivo de construir uma base de confiança entre pessoas e organizações, melhorando as práticas de gestão e contribuindo para uma sociedade mais sustentável. A APCER privilegia a proximidade com os clientes para uma resposta adequada às suas necessidades, em qualquer parte do Mundo.

APCER
sabia que?

• A APCER possui equipas especializadas nas áreas Agrifood, Climate Change, Education & Training, Forest, IT Security e Supply Chain.

• A APCER disponibiliza serviços de certificação na área da segurança da informação e cibersegurança.

• Em parceria com a Quality Austria, a APCER disponibiliza serviços de certificação de acordo com os referenciais IFS, BRCGS e FSSC 22000, na Europa, África, Ásia, América do Sul e Central e Portugal.

• A APCER apresenta uma oferta formativa diversificada, investindo na inovação e no desenvolvimento de novas ações, para dar resposta às necessidades e expectativas dos clientes e mercado. E porque faz parte da rede de Approved Training Partners (CQI and IRCA Certified Training), a sua oferta formativa engloba alguns cursos certificados por esta entidade.

• A APCER está apta a realizar auditorias em qualquer parte do Mundo, com recurso a auditores locais altamente qualificados.

• É uma das 32 empresas da APSCA (Association of Professional Social Compliance Auditors), que conta actualmente com mais de 4060 auditores, em 96 países, e uma das entidades reconhecidas em todo o Mundo para a realização de auditorias amfori BSCI e SMETA.

ANDRÉ RAMOS
ANDRÉ RAMOS

Marketing Diretor

contactos