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LIDL

2017

Presente há mais de 20 anos em Portugal, o LIDL já ganhou um lugar no coração dos portugueses ao caminhar lado a lado com as suas necessidades, o que implicou uma constante adaptação. A premissa da máxima qualidade e frescura ao melhor preço é o grande cunho da Marca, que assume um papel central no desenvolvimento da produção nacional e no seu reconhecimento além-fronteiras.

LIDL
valores da marca

A filosofia de proximidade do LIDL tem continuidade nos vários projetos de Responsabilidade Social da empresa, cujo objetivo é o de ajudar a melhorar e desenvolver a comunidade com que lida todos os dias.
Foi com este objetivo em mente que o LIDL apresentou a iniciativa “Promoção do Bem”, em 2016, na qual os clientes LIDL, através do melhor preço, ajudaram cinco IPSS, com áreas de atuação específicas, selecionadas em cada uma das cinco regiões administrativas de Portugal: APAV (Norte), ACAPO (Centro), ACREDITAR (Lisboa e Vale do Tejo), RUTIS (Alentejo) e APEXA (Algarve). Para isso, bastava adquirirem um dos produtos em promoção, chamando à atenção para a importância de escolhas responsáveis e para a promoção de estilos de vida saudáveis. Através desta iniciativa, o cliente foi convidado a ajudar com a sua preferência, não sendo chamado a contribuir financeiramente.
Também no âmbito da promoção de escolhas responsáveis surgiu, já em 2017, o inovador projeto Desenho Imbatível: o concurso que levou o LIDL a incentivar a criatividade dos alunos do 1.º ciclo do Ensino Básico das escolas nacionais, desafiando-os a desenharem os alimentos base de uma alimentação saudável, pertencentes à roda dos alimentos. Das mais de 650 inscrições, de norte a sul do País, saíram 12 desenhos vencedores, que foram depois adaptados para ilustrar
embalagens de produtos que estiveram à venda nas lojas LIDL de todo o País. Este projeto foi feito em parceria com a Direção-Geral da Saúde e com a Direção-Geral da Educação.
A proximidade do LIDL com a comunidade está também patente na sua política de Marca empregadora, que aposta na carreira e formação dos seus colaboradores e nas suas condições de trabalho, bem como na criação de programas de captação de
jovens talentos. Exemplo disso é o programa International Trainee, com a duração de 18 meses, que oferece contacto com as várias áreas da empresa, local e internacionalmente.

produtos e desenvolvimentos futuros

O LIDL investe, de forma contínua, no seu sortido geral e na eficácia das suas lojas. As suas superfícies comerciais têm o tamanho exato de forma a albergar tudo aquilo que os consumidores necessitam para o seu dia-a-dia, sem, no entanto, os fazer perder demasiado tempo durante as suas compras. A aposta no sortido é também uma aposta nos fornecedores, existindo um grande foco naquilo que é local e português. Assim, 100% da carne e 70% das frutas e legumes à venda no LIDL são de origem portuguesa, sendo a percentagem de 50% quando falamos da totalidade do sortido. Por outro lado, a Marca aposta também na certificação do seu sortido – o LIDL é, atualmente, o único retalhista em Portugal a fornecer apenas bacalhau com certificação MSC, o que garante a sustentabilidade da pesca desta espécie; e todo o sortido de chocolates comercializado pelo LIDL tem certificação UTZ, o que garante a produção agrícola e o fornecimento sustentável destes produtos. O LIDL aposta também na promoção da exportação de produtos portugueses: são exportados, via LIDL, um total de 115 produtos nacionais, sendo o LIDL responsável por 10% da exportação de Pera Rocha portuguesa. Só em 2016, o volume de exportações do LIDL aumentou 45%, face ao ano anterior, e representou um volume total de vendas equivalente a 70 milhões de euros.

mercado

O LIDL, empresa de retalho pertencente ao grupo alemão Schwarz, é um dos líderes de mercado a nível europeu. Tem representação em 30 países e conta com mais de 10.000 lojas, mais de 150 centros de distribuição em 28 países e cerca de 225.000 colaboradores. Há mais de 20 anos em Portugal, aposta na renovação e ampliação contínua do seu parque de lojas, possuindo, atualmente, cerca de 245 lojas e 4 entrepostos, que cumprem a promessa de “Mais para Si” e fornecem produtos de máxima qualidade ao melhor preço.

COMUNICAÇÃO

O LIDL começou o ano de 2017 com uma estreia: a primeira campanha multimeios para Cien, simultaneamente a primeira campanha independente de uma Marca LIDL. Esta Marca de cosmética, à venda em exclusivo no LIDL, lançou a campanha “Beleza Inteligente”, protagonizada pela apresentadora de TV Andreia Rodrigues, que pretendeu mostrar que o conceito de beleza passa também por se fazer escolhas inteligentes, com foco na relação qualidade-preço.
Porque o LIDL tem uma forma muito diferente de trabalhar, foi apresentada, em março de 2017, a campanha “Menos é Mais”, que mostra como o LIDL simplifica ao máximo a logística e a sua cadeia de distribuição para ter menos custos supérfluos, oferecendo mais sustentabilidade, mais respeito pelos alimentos e mais controlo desde a origem, o que contribui para um sortido mais fresco e de qualidade mais elevada.
Foi também com a origem dos seus produtos em mente que foi lançada a mais recente campanha de colecionáveis didáticos do LIDL, os Amigos da Quinta. Trata-se de uma coleção composta por oito peluches, um conjunto de 36 cartas didáticas, um álbum arquivador e um jogo de tabuleiro para toda a família, que ajudou as crianças a perceberem melhor as quintas e a desejarem ter mais contacto com a Natureza.
Por outro lado, o LIDL ajudou mais uma vez os portugueses a pouparem e a ganharem mais. Em setembro de 2017, após o período de férias de verão, em que as despesas aumentam, o LIDL lançou uma nova campanha de poupança que atribuiu “grãos” por cada 10€ em compras, que podiam depois ser convertidos em descontos.
Em setembro de 2017, surgiu outra das surpresas do ano – o lançamento da primeira coleção conjunta com a modelo Heidi Klum. Apresentada no decorrer da Semana da Moda de Nova Iorque e à venda em simultâneo em todas as lojas LIDL do Mundo, inspirou-se precisamente na selva urbana de Nova Iorque para criar looks urbanos, multifacetados, de acordo com as últimas tendências, e de fácil combinação. Uma coleção de alta moda e qualidade máxima a um preço acessível, e adaptável a qualquer mulher.

vantagens competitivas

O LIDL aposta no fornecimento de produtos de máxima qualidade ao melhor preço, tendo já visto serem premiados vários produtos do seu sortido, nomeadamente pela DECO Proteste: Cien Aqua, as Fraldas Tourjours Maxi, os Pensos Higiénicos Siempre, o Detergente para máquina da loiça em pastilha W5 Classic e o Detergente para máquina de lavar roupa em pó Formil Activo, entre outros.
Já os produtos Broa de Milho, Pastel de Nata, Croissant de Manteiga, Ocean Sea Mariscada, Milbona Iogurte Grego de Morango, Chef Select Lasanha Bolonhesa, Bellarom Café em Cápsulas Ristretto, Bellarom Cereais com Café e Goody Cao Bebida Solúvel de Cacau foram distinguidos com o selo Sabor do Ano.
O LIDL foi também considerado como o Retalhista Alimentar do Ano, tendo sido eleito pelas várias empresas do seu sector nos Masters do Retalho 2017. Ganhou, além disso, o Prémio Reconhecimento de Práticas de Responsabilidade Social da APEE, com o projeto Surf Salva. Foi também vencedor de dois prémios Sapo – Saúde, Higiene e Beleza com a campanha Cien, e Solidariedade e Responsabilidade Social com a iniciativa Promoção do Bem. Foi ainda reconhecido pela Entrajuda como um dos dez maiores fornecedores na doação de bens não-alimentares.

LIDL
sabia que?

O LIDL em Portugal emprega, atualmente, mais de 5200 colaboradores, sendo o maior empregador alemão no País.

Em setembro de 2016 abriu a sua loja número 244, situada no concelho do Seixal. Está ainda previsto para este ano um investimento de 50 milhões de euros na reformulação de parte da rede de lojas.

No inicio de 2016, o LIDL Portugal foi pioneiro no aumento do valor do ordenado de entrada na empresa para 600€ (valor auferido no primeiro ano de trabalho), fazendo com que o ordenado mínimo praticado pela empresa esteja bastante acima do ordenado mínimo nacional.

Inaugurou o programa Junior IT com o objetivo de atrair jovens de elevado potencial nas áreas tecnológicas que possam futuramente integrar os quadros da empresa, e disponibiliza o programa de Trainees para alunos universitários, dando-lhes a oportunidade de terem contacto com as várias dimensões da empresa.

O apoio à exportação da Pera Rocha do Oeste para a Alemanha permitiu a duplicação do valor de exportação em menos de dois anos (2500 toneladas no primeiro ano e 5000 toneladas no segundo), atingindo-se as 7.5 mil toneladas. Este volume equivale a 54 milhões de unidades de Pera Rocha, e faz com que chegue, em média, uma Pera Rocha a cada lar alemão.

A pensar no regresso a casa de milhares de portugueses, após umas merecidas férias, o LIDL Portugal ofereceu cartões de 500€ a 350 clientes, de norte a sul do país.

FILIPA APPLETON
FILIPA APPLETON

Diretora de Marketing

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