Pelo segundo ano consecutivo a Superbrands Portugal vai premiar quatro Personalidades de Excelência, em quatro categorias distintas: Arte, Ciência, Influencer e Música.

A votação nos seus favoritos pode ser feito através do link: https://superbrands.outgrow.us/personalidades2022

A referenciação foi espontânea no âmbito do estudo ao consumidor, de onde surgiram doze nomeados, três em cada das quatro categorias.

O prémio Personalidade de Excelência vai ser atribuído a quem tiver mais votos, em cada categoria, através da votação do público.

Na área das artes os nomeados são: Bordalo II, Joana Vasconcelos e Vhils.

Personalidade Arte 2022
créditos: Superbrands Portugal

Artur Bordalo ou Bordalo II, como é conhecido, iniciou o seu percurso de artista na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. As suas obras guiam-se pelo lema

“O lixo de um pode ser o tesouro de outro”

e é, segundo este mote, que o artista plástico utiliza resíduos urbanos, misturando graffiti e pintura em spray com objetos abandonados nas suas obras. Com o objetivo de denunciar uma sociedade consumista, apela à sustentabilidade e consciência social através da arte tridimensional.

Joana Vasconcelos, a segunda nomeada para o prémio Personalidade de Excelência 2022, é uma artista plástica reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, incorpora objetos do dia a dia, com ironia, nas suas obras com o objetivo de questionar dogmas da sociedade. Em 2012 tornou-se a mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versailhes e, em 2022, encontra-se a preparar o seu projeto mais ambicioso até à data: o Bolo de Noiva para a Waddesdon Manor de Lord Jacob Rothschild, em Inglaterra.

A terceira personalidade nomeada nesta categoria é Vhils. Pintor e grafiteiro português, ficou conhecido pelos seus “rostos” esculpidos em paredes. Iniciou o seu percurso artístico com apenas 11 anos quando pintava muros de ruas e comboios na margem sul do Tejo. O artista lisboeta desenvolveu técnicas usando graffiti e street art para criar retratos e frases. Os seus trabalhos estão espalhados por todo o mundo, desde Portugal a Londres, Moscovo, Bogotá, Nova Iorque e Los Angeles.

Conhecidos os três nomes a votação na categoria de arte, passamos para a área da ciência com António Damásio, Elvira Fortunato e Isabel Ferreira.

Personalidade Ciencia
créditos: Superbrands Portugal

António Damásio é médico neurologista e neurocientista. Estuda o complexo órgão que é o cérebro e as emoções humanas. Professor de neurociência na Universidade do Sul da Califórnia, escreveu vários livros, entre eles “O Erro de Descartes” onde aborda a relação da razão com a emoção. Deu nome a uma escola secundária em Lisboa e tomou posse como Membro do Conselho de Estado, por designação de Marcelo Rebelo de Sousa, a 24 de abril de 2017.

Elvira Fortunato nasceu em Almada e é política, cientista e professora catedrática e investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, onde se licenciou em Física e Engenharia de Materiais. Pioneira na investigação europeia sobre eletrónica transparente,

integrou o grupo de 27 mulheres inspiradoras na Europa, eleitas pela atual Presidência Francesa da UE, em 2022.

Com mais de 800 publicações científicas, já recebeu, nos últimos anos, mais de 30 prémios internacionais. Em março deste ano foi nomeada Ministra da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

Isabel Ferreira nasceu em Moçambique e é licenciada em Bioquímica pela Universidade do Porto. Mestre, Doutora e com Agregação em Ciências pela Universidade do Minho. É uma das investigadoras mais citadas do mundo e a sua obra inclui a edição de 4 livros internacionais e mais de 800 artigos científicos. Recebeu distinções como o Prémio Gulbenkian de Estímulo à Investigação Científica, em 2001, e coordenou já vários projetos de investigação dentro e fora de Portugal. Foi secretária de Estado da Valorização do Interior do XXII Governo Constitucional e, é hoje, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

A terceira categoria que vai receber o Prémio Personalidade de Excelência entregue pela Superbrands Portugal é Influencer. As nomeadas são três mulheres que se destacaram no mundo digital: Ana Garcia Martins com o blogue e Instagram intitulado "A Pipoca Mais Doce", Cristina Ferreira e Helena Coelho.

Personalidade Influencer
créditos: Superbrands Portugal

Ana Garcia Martins é blogger, escritora, jornalista e comediante portuguesa. Autora do blogue "A Pipoca Mais Doce",

foi considerada uma das mulheres mais influentes do país pela revista Executiva.

Licenciada em Ciências da Comunicação pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, estagiou na Antena 1, foi jornalista no jornal A Capital e na revista Time Out. Em 2012 começou o seu percurso na televisão como comentadora do programa Passadeira Vermelha. O blogue pessoal generalista foi criado em 2004 e, desde a sua criação, já recebeu mais de 12 milhões de visitas.

Cristina Ferreira licenciou-se em História e foi professora do ensino secundário durante dois anos. Posteriormente tirou o curso de Ciências da Comunicação e, mais tarde, foi convidada por Júlia Pinheiro para apresentar o programa Você Na TV! que, entre 2007 e 2019, foi líder de audiências no horário de emissão. A apresentadora de televisão tornou-se empresária, com a sua Marca própria, diretora de Entretenimento e Ficção da TVI e influencer, contando com mais de um milhão de seguidores no instagram.

Por fim, Helena Coelho começou no Youtube com vídeos de maquilhagem e, rapidamente, transportou os seus fãs para o Instagram, onde tem mais de 600 mil seguidores. Helena Coelho lançou recentemente a sua linha de maquilhagem que tem desde sombras para os olhos até batons. Recentemente estreou-se na televisão, com um programa em dupla, na TVI.

Por fim faltam conhecer os nomeados para o prémio na área da música: Mariza, Tony Carreira e Rui Veloso foram os mais votados num estudo independente que agora aguardam o voto do público para receberem o prémio Personalidade de Excelência 2022.

Personalidades Musica 2022
créditos: Superbrands Portugal

Filha de pai português e mãe moçambicana, Mariza nasceu em Lourenço Marques mas veio para Portugal com três anos de idade. O seu percurso na música iniciou-se em 1999 e, em 2005, a Fundação Amália Rodrigues atribui-lhe o prémio da fundação, por considerar a intérprete que mais contribuiu para a divulgação da música portuguesa no estrangeiro. Em 2006 esgotou, por duas noites, a Ópera de Sydney e em 2007 um dos seus álbuns foi nomeado para um Grammy Latino, tornando-se a primeira portuguesa a estar nomeada para este prémio. A fadista ganhou inúmeros prémios na área da música e atuou um pouco por todo o mundo.

Mariza foi ainda a primeira portuguesa convidada para o programa Late Show With David Letterman, um dos mais famosos talk-shows norte-americanos.

Tony Carreira é um dos artistas mais conhecidos em Portugal. O seu reportório de músicas é vasto e o clube de fãs também. Com uma grande popularidade em Portugal e França, em 2016 Tony Carreira foi condecorado pelo governo francês com a medalha de Cavaleiro da Ordem das Artes e das Letras. O artista anunciou, recentemente, uma “tour” diferente. Para celebrar os 35 anos de músicas, Tony Carreira organizou um cruzeiro de oito dias, com partida de Portugal, e que vai passar por Cádis, Barcelona, Málaga e Tânger. O músico vai interagir com os fãs e dar três concertos muito íntimos já no próximo ano.

Rui Veloso nasceu em Lisboa mas foi criado no Porto. Começou muito novo a tocar harmónica e aos 23 anos iniciou o percurso na música com o album "Ar de Rock".

Neste disco destacou-se o tema "Chico Fininho", que ficou conhecido como um marco na música rock em português.

Em junho de 1992 foi eleito Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Mário Soares e, em 2006, elevado a Comendador da Ordem do Infante D. Henrique pelo Presidente Jorge Sampaio.
Atuou em palcos de norte a sul, dentro e fora de Portugal. Em novembro de 2015 comemorou 35 anos de carreira com um concerto especial no MEO Arena.

Conhecidos todos os nomeados para o Prémio Personalidade de Excelência 2022 é hora de votar nos seus favoritos através do link:

https://superbrands.outgrow.us/personalidades2022

As votações estão abertas até dia 4 de novembro e os vencedores serão anunciados dia 9 de novembro, na gala Superbrands.

Siga-nos na sua rede favorita.